Administrar uma loja online exige grande dose disciplina e de responsabilidade, uma vez que é fundamental garantir os compromissos assumidos com o cliente, principalmente aquele que diz respeito à entrega do produto dentro do prazo estabelecido na hora da compra. Para isso, é preciso que a loja tenha estoque suficiente para atender a demanda, impedindo que jamais seja vendida uma mercadoria que já não está disponível.
Portanto, a gestão de estoque no e-commerce é um ponto fundamental para o sucesso do negócio e merece cuidado especial, o que pede atenção para as seis dicas a seguir.
Faça inventários constantes e rápidos
Somente com inventários constantes de cada mercadoria que entra e que sai do estoque será possível mantê-lo atualizado. Neste controle é preciso agilidade, uma vez que as compras realizadas pela internet acontecem de maneira muito rápida, o que torna possível que um produto acabe no exato momento em que um cliente finaliza uma compra.
Se for o caso, na hora do inventário também é preciso ficar atento para o prazo de validade de mercadorias, que devem ser retiradas imediatamente de estoque quando vencidas ou mesmo quando estiverem próximas do vencimento, considerando que entre a compra e a entrega esse prazo poder vencer.
Seja muito organizado
Nem sempre as anotações em papel ou no computador são suficientes para manter esse controle. É preciso tudo que ele esteja bastante organizado, de forma que possa ser facilmente visualizado na ordem das características mais relevantes de cada produto: cor, tamanho, peso ou outras quaisquer. Dispor os itens em ordem alfabética ou em conformidade com a codificação do fabricante com a qual o gestor já esteja familiarizado, ou de outra maneira que facilite a localização da mercadoria da forma mais imediata possível, ajuda bastante no inventário.
Selecione bem os fornecedores
Manter fornecedores confiáveis, que sejam capazes de assumir os mesmos compromissos que a loja online assume com os clientes, é fundamental para o e-commerce. Atrasos nas entregas dos fornecedores representam estoques vazios que obrigam a retirada de itens da loja, o que prejudica a atração de clientes e a efetivação de negócios.
Conheça o perfil do público
Para compreender quais itens têm maior ou menor saída é preciso saber exatamente a qual público a loja online se direciona. É este conhecimento que definirá as quantidades certas de pedidos, que deverão ser feitas em conformidade com as vendas. Mercadorias que circulam muito não podem faltar no estoque, ao mesmo tempo em que aquelas que circulam pouco não podem existir em volume excessivo, uma vez que elas representam empate de capital, ocupação de espaço físico e mais dificuldade no controle.
Elimine os itens obsoletos
Como em qualquer comércio, sempre é possível que uma mercadoria se torne obsoleta após lançamentos de atualização de produtos. Ainda, ela pode não cair no gosto do público ou por qualquer outro motivo que a faça se acumular indefinidamente no estoque. Para elimina-las, é possível fazer promoções, por exemplo.
Faça a integração de todas as etapas por meio de ERP
Utilizar uma ferramenta ERP que permita a integração de todas as etapas de funcionamento de uma loja virtual, dos pedidos à expedição das entregas, certamente permitirá um controle mais efetivo do estoque, que poderá ser feito de maneira mais fácil e imediata.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre como otimizar o estoque do seu e-commerce, deixe aqui o seu comentário!