Um dos pontos mais importantes no e-commerce é ter uma adequada gestão de entregas. O cumprimento dos prazos estabelecidos influencia diretamente na confiança e também na satisfação do cliente em relação à loja virtual onde a compra foi feita. Pode-se dizer que se trata de uma das razões mais destacadas que o fazem comprar novamente no negócio.
Para que a sua loja virtual tenha sucesso, é essencial cuidar da gestão de entregas e dos prazos. Visando esse objetivo, separamos algumas dicas que podem ajudar o seu e-commerce nesse processo. Confira!
Responda ao cliente rapidamente
O comprador precisa de respostas rápidas no e-commerce. Todos os passos da compra devem ser realizados “sem enrolação”. O atendimento rápido é uma das expectativas do cliente. E, quando o foco do e-commerce é superar as expectativas, é necessário gerenciá-las muito bem.
Uma resposta rápida pode significar que todo o processo de logística também será rapidamente realizado, influenciando nos prazos e entregas.
Entenda que as respostas rápidas não significam respostas de qualidade, é preciso prezar por esse tipo de atenção. Também é importante frisar que o tempo de resposta para o cliente ser rápido não significa usar isso para compensar pontos fracos do empreendimento, como a eventual falta de informações no site e problemas de estoque.
Sempre cumpra com o que prometer e garanta o suporte até o pós-venda.
Escolha bons fornecedores
Bons fornecedores são fundamentais nas questões logísticas, e isso serve para empresas de e-commerce tanto quanto para lojas físicas. Definir bons parceiros de fornecimento de produtos pode influenciar nos custos e também no atendimento da demanda.
No entanto, não existe segredo para essa escolha: é preciso pesquisar, comparar e procurar recomendações.
Avalie os resultados encontrados, considerando os preços, o tempo de resposta no contato, as reclamações no site e também a frequência de atualizações. Na hora da negociação, apresente o seu planejamento e deixe claro por que você escolheu aquela empresa como fornecedora.
Informe o cliente a respeito de sua logística reversa
Uma boa logística de devolução também é importante para manter os clientes satisfeitos. É comum no e-commerce que um ou outro consumidor queira devolver a mercadoria comprada. Por isso, é fundamental acompanhar as normas afins e deixar bem clara a política de devolução da sua loja.
As situações em que a devolução deve ou pode ser feita carecem de ser muito bem especificadas, assim como os prazos. É conveniente avaliar e calcular os custos desse procedimento, de forma que também seja vantajoso para o seu e-commerce.
Faça adaptações na entrega
Cada região pode apresentar uma realidade diferente no serviço de entregas de encomendas. Em casos de uma atuação local com maior predominância (como o maior volume de entregas feitas em uma cidade específica), considere os meios mais rápidos e eficientes para realizar essas ações. Por exemplo, motoboys ou officeboys para entregas a pé.
Assim, você poderá reduzir o tempo, driblar o trânsito e trabalhar com prazos incríveis para as regiões mais próximas. Isso reforça a credibilidade do cliente em relação à sua loja.
Investir em logística assegura o crescimento do seu e-commerce. Quem realiza uma compra online fica esperando ansiosamente pelo recebimento dos produtos!
Por isso, é fundamental cuidar bem da gestão de entregas para que tudo seja feito dentro do prazo e com segurança dos itens. Além de demonstrar respeito com o consumidor, você poderá conquistar sua fidelização.
Seguindo esses passos, é mais fácil alcançar uma gestão de entregas efetiva e de alta qualidade. Aproveite e entre em contato com a Frenet e conheça as nossas soluções para o seu e-commerce!