Os e-commerces precisam estar em constante evolução — seja de produtos ou no atendimento —, visto que o mercado está cada vez mais competitivo. Uma das ferramentas que ajudarão nessa evolução é a pesquisa de satisfação com os consumidores.
Com a pesquisa, é possível entender a fundo quais são as necessidades do negócio e se suas estratégias e ações estão alcançando os resultados esperados.
Por isso, apresentaremos três dicas que auxiliarão você, empreendedor, a utilizar essa ferramenta a favor do seu negócio.
Utilize o NPS
O NPS, sigla em inglês de Net Promoter Score, é uma metodologia criada por Fred Reichheld que consiste em fazer perguntas simples para o consumidor, que podem ser respondidas em uma escala de 0 a 10. Após essas perguntas, é possível deixar um espaço para que o cliente deixe suas dúvidas, criticas ou elogios.
Com os resultados em mãos, chegou o momento de classificar os seus clientes. Essa categorização é feita em três níveis:
- Detratores (0 a 6): os clientes não tiveram uma boa experiência com o seu produto ou serviço;
- Neutros (7 a 8): os clientes tiveram uma experiência mediana;
- Promotores (9 a 10): os clientes ficaram muito satisfeitos.
A fórmula a seguir facilita o entendimento das respostas:
% clientes promotores – % clientes detratores = % NPS
Como avaliar esses resultados?
Com base nessa fórmula, os resultados devem ser interpretados da seguinte maneira:
- -100 a 0: existem muitos pontos críticos para corrigir;
- 0 a 50: sua empresa precisa se aperfeiçoar ainda mais;
- 50 a 75: está no caminho certo e tem qualidade;
- 75 a 100: perfeito!
Embora simples, essa avaliação pode trazer um grande retorno para o seu negócio.
Use a tecnologia na pesquisa de satisfação
Para que se realize uma pesquisa de satisfação completa, não é necessário utilizar softwares caros ou recorrer a consultorias especializadas.
Existem várias ferramentas gratuitas que são tão completas quanto as pagas. Como exemplo, temos o Google Forms e o Survey Monkey (que conta com uma opção grátis que possui algumas limitações). Ambas as ferramentas poderão ser úteis para as lojas em sua fase inicial.
Com elas, é possível elaborar sua pesquisa e enviar o link do formulário para o seu público-alvo. Após a coleta dos resultados, as próprias ferramentas geram um relatório que facilita a interpretação dos resultados. Fácil, não é?
Saiba quando e como perguntar
Você talvez já tenha se perguntado quando fazer a pesquisa de satisfação e quais perguntas utilizar.
Suponhamos que você queira entender melhor qual foi a experiência de compra que o cliente teve com a sua empresa. Nesse caso, o melhor momento para se perguntar é logo após a compra ter sido concluída com sucesso — em outras palavras, quando o produto está nas mãos do cliente (caso não seja uma loja virtual). Esse tipo de ação facilitará as respostas do cliente, pois a experiência foi recente.
Por outro lado, se você quer entender mais a fundo o perfil do seu público, a pesquisa pode ser feita ao longo do relacionamento do cliente com sua empresa.
Sempre busque utilizar perguntas diretas e que sejam direcionadas para aquilo que deseja se conhecer mais.
A pesquisa de satisfação é uma excelente aliada na rotina do gestor de um e-commerce, pois, com ela, é possível entender o que precisa ser melhorado e o que já está dando certo.
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