A logística da loja virtual é de estrema importância para o negócio. Saiba como aprimorar a entrega do seu e-commerce.
A logística tem se mostrado cada vez mais fundamental em um e-commerce de sucesso. Ela é um dos elos principais entre o produto e os clientes, servindo, inclusive, como um termômetro que ajuda a entender o grau de satisfação dos consumidores. No artigo de hoje, vamos falar sobre as 5 melhores práticas para a logística da loja virtual. Assim como, como elas podem contribuir para melhorar ainda mais os resultados da empresa. Confira abaixo!
1. Analise e aprimore seus processos internos
É muito comum encontrarmos gestores que responsabilizam as transportadoras nos casos de atrasos nas entregas, quando, na verdade, o problema principal está concentrado em alguns de seus processos. Problemas na emissão dos documentos, na separação e embalagem dos materiais e demora na liberação dos veículos costumam ser alguns deles.
Sendo assim, avalie se os seus processos possui algum gargalo que pode comprometer a eficiência e o cumprimento dos prazos acordados. Caso tenha, busque soluções que contribuam para amenizar esses riscos e não impactar na logística da loja virtual.
2. Faça previsões de demanda
Ainda que a previsão de demanda não seja algo que possa oferecer certeza sobre a procura dos clientes, ela pode ajudar a entender melhor o comportamento do mercado e a fazer um planejamento mais assertivo a respeito do que comprar, do recebimento, da organização do estoque e da expedição.
Dessa forma, além de oferecer a disponibilidade dos produtos que serão procurados, é possível prever e direcionar os esforços necessários para a boa execução das rotinas da logística da loja virtual.
3. Conheça seu mix de produtos
Quando você conhece quais produtos são campeões em vendas e quais deles possuem um giro baixíssimo, além de programar melhor suas compras, você pode melhorar a organização do seu estoque.
Para melhorar a produtividade e a eficiência, o ideal é manter os itens de alto giro em alturas mais acessíveis e mais perto da expedição. Ou seja, os materiais com baixo ou nenhum giro podem ser alocados em alturas superiores e mais longe da área de despacho.
4. Contrate transportadoras confiáveis para a logística da loja virtual
Mesmo que as variáveis custo e prazos sejam de maior peso na hora de contratar uma transportadora, é preciso avaliar também se ela possui estrutura para as entregas. Dessa forma, não prejudicará a sua performance com os clientes.
Além disso, analise a possibilidade de realizar cotações com várias transportadoras. Isso ajuda a aumentar o seu poder de barganha e conseguir condições ainda melhores para a logística do e-commerce.
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5. Logística reversa
Por não possui lojas físicas onde os clientes se direcionam para realizar trocas e devoluções, o ideal é que sua empresa adote políticas para esses casos e implemente um fluxo de logística reversa, que será responsável por coletar e retornar com os produtos até a empresa.
A logística da loja virtual é abrangente e não inclui apenas a atividade de transporte. Como vimos, ela influencia nas decisões de compra, na organização dos estoques e principalmente no relacionamento com o cliente. Portanto, é essencial avaliar as rotinas e buscar melhorias que influenciem positivamente nos resultados da empresa. Hoje nós apresentamos exemplos de boas práticas que podem conduzir a esse objetivo, mas, cada gestor pode – e deve – avaliar quais são as principais necessidades de suas operações.