A velocidade no cálculo de frete impacta na finalização da compra. Saiba como oferecer uma experiência mais veloz para os clientes.
A tecnologia está presente em praticamente todos os lugares. Com isso, as pessoas que possuem um perfil mais imediatista, principalmente nas relações comerciais, esperam soluções rápidas para suas necessidades. Quando falamos de e-commerce, essa velocidade é ainda mais essencial, sendo muitas vezes o fator determinante para a desistência do carrinho de compras. Isso pode ocorrer devido por lentidão nas páginas ou, principalmente, pelo valor do frete.
Pensando nisso, no post de hoje vamos falar sobre como a velocidade do cálculo de frete influencia nos seus resultados de vendas. Acompanhe a seguir!
Como é feito o cálculo de frete?
Algumas empresas utilizam um webservice que irá realizar os cálculos da entrega dos produtos de acordo com os preços acordados com a transportadora. No entanto, quanto mais instável for esse serviço, mais demora haverá na entrega do valor final. Quando existe queda no servidor, o cálculo nem chega a ser realizado.
Quais problemas os e-commerces enfrentam com a demora no cálculo?
A experiência de um usuário enquanto cliente é o fator determinante no fechamento de uma venda e na fidelização do consumidor com a marca. Se a experiência com relação a velocidade no cálculo do frete for demorada ou inexistente, provavelmente, o cliente desistirá da compra e não voltará mais, atribuindo sempre esse aspecto negativo à loja.
Essa experiência negativa também pode levá-lo a fornecer feedbacks ruins nas redes, o que faz com que outras pessoas tenham a mesma opinião transmitida pelo seu quase-cliente. Mas saiba que com algumas práticas você consegue se livrar desse problema.
Como resolver esse problema?
O gateway de fretes é uma ferramenta que faz a conexão entre os e-commerces e as transportadoras para a realização de cálculo de fretes. Essa solução é bem semelhante com o gateway de pagamentos, a qual, o consumidor escolhe o melhor meio de pagamento para pagar suas compras.
No caso do gateway de fretes, o dono do e-commerce pode oferecer diversas opções de transporte, que incluem variedades nos prazos, preços e transportadoras. Assim, fica a cargo do cliente escolher qual opção melhor lhe atende. A vantagem da utilização desse serviço é que ele oferece, por garantia de contrato, maior estabilidade e velocidade no cálculo de frete.
Quando os clientes adicionam os produtos ao carrinho, na hora de finalizar a compra, eles informam o número do CEP onde será feita a entrega. Essa informação é direcionada ao gateway, que no mesmo instante retorna com as informações que o empreendedor cadastrou e quer oferecer em sua loja virtual. Dessa forma, o cliente possui a opção de marcar por menores preços, prazos mais curtos ou até pela transportadora de confiança.
Um exemplo de gateway de frete é a Frenet. Além de conectar qualquer transportadora na sua loja virtual com velocidade no cálculo de frete, também te ajudamos a oferecer fretes mais baratos, na hora e sem burocracia.
Crie sua conta agora gratuitamente e conheça todas as nossas funcionalidades.