A utilização da internet cresce de forma significativa, e as redes sociais acompanham esse desenvolvimento. Utilizar alternativas como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para conquistar potenciais clientes é fundamental para promover o seu social selling — que, em tradução livre, significa venda social.
Devido à facilidade de comprar e vender produtos pela internet, as pessoas estão consumindo cada vez mais. Por isso, para obter bons resultados nessa nova modalidade de divulgação de produtos, é essencial estar presente intensamente nas redes sociais.
Mas como o social selling pode ajudar a aumentar as suas vendas? Neste post, vamos explicar exatamente como aproveitar essa ferramenta de marketing e garantir o sucesso total do seu negócio.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e aproveite todas as informações!
Afinal, o que é o social selling?
Social selling é um processo em que as empresas utilizam as diversas redes sociais para se relacionar com leads e possíveis clientes.
Desse modo, a interação se torna mais personalizada, significativa e pessoal. Um social selling eficiente também facilita ao construir e manter os relacionamentos, e ao produzir novas negociações.
O ponto chave para obter ótimos resultados com essa comunicação é fazer com que a sua marca seja reconhecida. A consequência disso é o aumento no número de vendas.
Para utilizar cada rede social da forma apropriada e acertar no público-alvo, é preciso conhecer bem as suas características e investir em boas estratégias de marketing de conteúdo.
Como aumentar as vendas com as redes sociais?
Uma característica interessante das redes sociais é que as pessoas são mais diretas. Isso pode ser percebido pelos comentários que elas deixam, o que elas curtem, o que compartilham e as marcações que fazem.
Um exemplo disso é quando um amigo marca outro em relação a alguma publicação feita pela sua empresa. Se o amigo foi marcado, é sinal de que ele também tem interesse nos seus serviços. Então, essa pessoa pode ser um bom lead para se entrar em contato.
É claro que, para perceber essas oportunidades, é necessário ter muita atenção sobre a maneira com que os seus seguidores estão agindo. Assim, faça bom uso de ferramentas como:
- Seekr, para acompanhamento das redes sociais;
- TweetDeck, que está relacionado com o Twitter;
- Iconosquare, para o Instagram;
- Google Alerts, para informar quando algum resultado chegar nas buscas.
Com essas ferramentas métricas, é importante verificar o comportamento das pessoas em relação a sua empresa na web — pois as vendas estão mais atreladas à empatia do que simplesmente a vender um produto ou serviço.
Por isso, o ideal é que o bom vendedor entenda bem o perfil do seu prospecto antes de encontrá-lo e abordá-lo pela primeira vez.
Esse desafio para os vendedores já existia, mesmo antes das redes sociais. Agora, é possível conhecer essas características de cada cliente usando as informações fornecidas por um software.
Logo, um vendedor atento precisa saber de seus clientes:
- o perfil de cada um que está em contato com ele;
- o grau de envolvimento que eles têm com a sua empresa;
- o que eles estão buscando dentro da sua área de atuação;
- quais são as suas principais necessidades e desejos.
Como qualificar os seus leads?
Após capturá-los, é necessário classificar os seus leads. Analise as informações obtidas pelas redes sociais e, em seguida, selecione aqueles que realmente são clientes potenciais, para que a empresa entre em contato.
Como vimos, ao trabalhar bem com as ferramentas disponibilizadas pelas redes socias e desenvolvendo um bom trabalho como vendedor, com certeza as suas vendas aumentarão significativamente. Afinal, o social selling está disponível para isso! Portanto, faça bom uso dele e aproveite as oportunidades oferecidas!
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