Depois de um ano em que tudo mudou e se transformou rapidamente, certamente iniciaremos 2021 com novas perspectivas sobre a vida pessoal e profissional. O e-commerce, que se fortaleceu com o isolamento social, traz novas tendências ao cenário de um ano que ainda enfrentará muitas adaptações e mudanças, mas que aos poucos se restabelece em um novo cenário mundial.
Nos últimos meses do ano, já começamos a pensar nos planos para o ano que logo se inicia e é importante pensar nos novos comportamentos do consumidor. Confira algumas dicas que serão tendências para os lojistas do comércio eletrônico:
- Opções para formas de pagamento: Os métodos de pagamento estão cada vez mais instantâneos e diversificados. É preciso aderir a todos os formatos pois o e-commerce precisa estar adaptado com opções como o PayPal, Apple Pay, e também o Pix. Isso será cada vez mais comum nas compras virtuais.
- Compras personalizadas: Mesmo no e-commerce, o cliente quer se sentir exclusivo. Aposte em conteúdo de apoio e interativo para engajar ele ainda mais no espectro digital. Esse conteúdo dá ao usuário a sensação de pertencimento ao negócio, e dando a ele informações sobre os produtos. Mesmo as pequenas empresas já são capazes de analisar dados e podem acessar esses serviços para entender o que seu público deseja comprar no seu canal de vendas. Isso proporciona uma experiência hiper personalizada ao cliente, com base em seus hábitos de consumo. Além disso, é importante reforçar o atendimento personalizado via redes sociais e whatsApp.
- Gestão online e em nuvem: A forma de gerir os negócios está cada vez mais conectada, por isso, gerir o negócio somente presencial é algo que não será mais acessível aos profissionais do nosso tempo. Toda a gestão do negócio deve poder ser feita de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. O sistema de gestão online e em nuvem é um grande facilitador, e estará cada vez mais implementado no dia a dia das empresas. A partir disso, o empreendedor pode acessar o controle financeiro, estoque, logístico com facilidade, já que a tecnologia cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.
- Aposte em Vídeos: Para estar nos conteúdos consumidos pelos clientes, os vídeos, sejam de reviews ou resenhas de produtos, sejam através das ferramentas das redes sociais, é um caminho importante e cada vez mais necessário. O lojista de e-commerce pode apostar na produção de vídeos com poder de viralização para ganhar mais relevância no universo de negócios online como forma de estar mais conectado ao cliente.
- Tenha estratégias de venda: Com tantas mudanças no cenário do comércio e também no comportamento do consumidor, não se pode esperar que as mesmas estratégias de venda funcionem. Repensar os processos é importante para proporcionar melhor experiência ao consumidor, do pedido até a entrega.
- Economia de recorrência: Planos de assinatura como negócio são uma tendência interessante para o vendedor e também para o consumidor. Assim como nas plataformas de streaming, o consumo dentro do lar também permitiu novos produtos a se encaixarem nas necessidades dos consumidores e se encaixarem em propostas de assinatura. Clube de livros, vinhos, produtos de beleza, com vantagens em preço, entrega e fidelização são uma aposta certeira.
- Preocupação sustentável: A sustentabilidade é um diferencial para os negócios no mundo em que vivemos. Cuidado com as embalagens redundantes, excesso de plástico, de papel na entrega. A chamada consciencia coletiva está atenta a essas questões e passa a valorizar mais produtos com apelo de menos impacto ambiental, seja na sua filosofia ou na composição do produto em si.
É possível iniciar um novo ano com foco no negócio de forma criativa e de olho nas tendências globais, acompanhando os tempos pandêmicos que ainda estamos vivenciando. O comportamento do consumidor tende a ser cada vez mais dinâmico e comprar online é uma possibilidade cômoda, fácil e cada vez mais acessível para mais pessoas. É importante o lojista se fazer presente no negócio e entregar, além de bons produtos, bom atendimento e serviços de entrega.
A tecnologia está presente para nos auxiliar nesse processo e por isso é preciso contar com ferramentas que profissionalizem nosso negócio definitivamente.