Os empreendedores contam com os e-commerces e marketplaces como alternativa para negócios de diversos setores e tamanhos, auxiliando em suas vendas e possibilitando maior visualização no ambiente online. O ambiente digital influencia cada vez mais nas decisões de compra dos consumidores e independente do ramo de atuação, é importante marcar presença digital do seu negócio.
Investir em gestão digital é um primeiro passo para ampliar os negócios sem perder a organização dos processos internos, e por isso, a utilização de um sistema de gestão online e em nuvem é imprescindível.
Entre as principais vantagens de vender online, o destaque é para a vitrine virtual que se abre para o empreendedor, podendo vender, além do seu próprio e-commerce em diversos canais parceiros simultaneamente. Confira algumas outras dicas importantes para aumentar as vendas online:
- Elabore um plano de negócios e tenha estratégias de venda: É importante fazer algumas definições sobre vendas em marketplaces segmentados ou de nicho. A dica é aproveitar o tráfego dos canais abrangentes e a curadoria de clientes dos canais segmentados, ou seja, ambas as estratégias se complementam. Enquanto os marketplaces segmentados são uma estratégia para encontrar o público do seu nicho de mercado, é importante pensar sempre que se o seu cliente é omnichannel, e vale apostar também em marketplaces abrangentes para ter mais acessos.
- Gestão integrada: A parte organizacional do negócio é muito importante para manter o fluxo de vendas ativo e sempre visando a melhor experiência de compra possível para o cliente. Quando o seller passa a vender em mais do que um canal de venda a operação começa a ficar maior e é importante uma boa gestão interna para integrar os setores e automatizar os processos de venda, estoque e logística. Integrar a gestão é importante para sincronizar estoque, produtos vendidos, emissão de notas fiscais e boletos de forma simples e descomplicada. Também auxilia no desempenho de vendas do negócio, tornando a operação mais fluida e ágil.
- Capriche nos detalhes da apresentação do produto: A pesquisa geral é determinante para a efetivação de vendas, por isso, o apelo visual de anúncios e estética visual dos produtos através das fotos é muito importante para converter mais vendas. Dê atenção a fotos de qualidade, com ângulos variados dos produtos e informações completas, quanto mais detalhes o anúncio tiver, maior as chances de o cliente fechar a compra pois não deixa dúvidas sobre o item. Depois das imagens, é hora de caprichar nas descrições e informações de legenda de cada produto. O e-commerce é um lugar de oportunidades mas também de muitos concorrentes.
- Prazo de entrega e logística eficiente: Muitas vezes no e-commerce, o preço não é o item de maior importância para o consumidor, o prazo de entrega é fundamental para o cliente finalizar o pedido. Tenha bons parceiros logísticos para garantir que a entrega seja ágil e com segurança para garantir a boa experiência de compra na jornada de consumo do cliente. Na finalização do pedido, estar inserido em plataformas funcionais também é um item primordial para quem deseja vender mais.
- Aposte em bom atendimento: Independentemente da quantidade de colaboradores de uma loja virtual, é importante que todos estejam trabalhando em prol da empresa. Quando um cliente efetua uma compra na sua loja, é importante manter este consumidor informado sobre suas promoções e novos produtos. O dado do cliente é importante para reter mais vendas e transformar este consumidor em cliente recorrente do seu negócio. Por mais que a internet seja um ambiente mais impessoal, o trabalho por trás das telas ainda é o que define o sucesso de um negócio. O atendimento ao consumidor e a qualidade e eficiência nas entregas, por exemplo, são duas atividades requisitadas o tempo todo e que podem definir o futuro de uma loja online.
Vender online é uma grande oportunidade mas também um desafio constante para o empreendedor de e-commerce. A comunicação online não é tão simples como parece, apesar do fácil acesso, nem todos conseguem os resultados esperados. Por isso, o marketing digital é uma ferramenta importante para quem vende online. A tecnologia vem para melhorar a eficiência dos negócios através de ferramentas que tornam o trabalho mais facilitado e assertivo.
Contar com um ERP em nuvem que traz consigo uma plataforma simples e intuitiva, facilita as necessidades de um empresário para gerir a parte financeira, comercial e logística do seu negócio. Aplicar processos confiáveis com dedicação e persistência, nesse sentido, é o método mais recomendado para empresas de todos os tamanhos. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 3 meses utilizando o cupom #frenet e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.