Não é novidade que a Black Friday é uma das maiores campanhas de vendas pela internet. É o momento em que as lojas virtuais e marketplaces oferecem ofertas exclusivas para os consumidores de e-commerce. Nesses meses que antecedem a Black Friday, que neste ano vai acontecer no dia 26 de novembro, é hora dos lojistas ficarem atentos à sua organização interna para que as vendas ocorram de forma fluida e sem maiores complicações.
O empreendedor de e-commerce do nosso tempo tem por característica e até estratégia de vendas, optar com múltiplos canais de venda. No entanto, para isso ocorrer tranquilamente durante a Black Friday é preciso organização interna e controle das compras, estoque, vendas e entregas. Para dessa forma, garantir que o resultado final seja positivo tanto para o lojista quanto para a experiência de consumo do cliente.
Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o gerenciamento de múltiplos canais de venda. Confira!
O caminho das vendas:
A organização do negócio para a Black Friday começa muito antes da chamada Black Week. É preciso pensar nas etapas que envolvem o processo de vendas, desde os anúncios e estratégias para se diferenciar dos concorrentes. Fazer boas negociações com fornecedores para garantir bons descontos também é muito importante.
Além disso, controlar a gestão de estoque, a emissão de notas fiscais, e gerar uma boa experiência de compra e entrega ao cliente é indispensável.
Tecnologia como aliada
O sistema de gestão ERP online auxilia na integração dos processos e estabelece organização e cuidados internos, fazendo com que o empreendedor possa ter tempo para pensar no negócio de forma criativa, não somente cumprir tarefas automáticas.
No e-commerce em campanhas como a Black Friday é preciso estar preparado, com uma gestão organizada para que as vendas e as entregas ocorram de forma fluida e positiva.
Imagine gerenciar manualmente canais de venda como loja virtual, redes sociais, marketplaces ao mesmo tempo? O controle dos processos fica difícil se a tecnologia não for uma aliada ao negócio para integrar os setores e fazer uma gestão sincronizada e assertiva.
Processos como gestão de estoque, emissão de notas ficais, separação dos produtos e integração aos parceiros de logística são fundamentais para que o negócio também possa ser escalonado e as vendas aumentem cada vez mais, sem perder a organização da gestão. Todo o fluxo operacional fica organizado, agilizando os processos e ganhando tempo e eficiência na rotina diária.
Outras vantagens em utilizar o ERP no e-commerce:
Além da integração entre os setores e processos, o ERP também é uma ferramenta que integra o negócio aos canais de venda, tanto redes sociais quanto marketplaces.
É importante também registrar tudo o que entra e sai da empresa para ter diagnósticos com relação às campanhas de venda, sucesso ou pouco giro do produto, manter prazos de validade em dia, entre outros cuidados. Além de controlar o estoque, o ERP também também permite a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais.
O ERP também é fundamental para fazer integrações logísticas. Em uma campanha de vendas como a Black Friday, é importante a transportadora oferecer os serviços de rastreamento e escolta das cargas, já que é um fator importante para que o produto chegue até o consumidor com segurança, evitando problemas. Através do sistema de gestão é possível gerenciar os seus envios e enviar link de rastreio ao cliente.
Utilizando um gateway de fretes integrado a um software de integração logística, é possível fazer cotações de serviços de transporte, definir qual transportadora irá realizar a entrega e acompanhar todo o processo com maior praticidade.
Presença digital como estratégia de venda
Mais do que nunca estar presente nos canais acessados pelo consumidor é muito importante para vender na Black Friday. Estar em canais variados, em marketplaces e redes sociais é importante para que o consumidor possa ver a sua marca de forma omnichannel, mas também é preciso entregar uma boa experiência de venda em todos esses canais. Por isso, um ERP online e em nuvem é um grande aliado para quem deseja a multicanalidade no e-commerce.
Também é importante que o lojista conheça o perfil do seu cliente para engajar ele nas melhores estratégias de venda e conectar desejo de compra e os produtos à venda. O sistema de gestão ERP online auxilia na integração dos processos e estabelece organização e cuidados internos, fazendo com que o empreendedor possa ter tempo para pensar no negócio de forma criativa, não somente cumprir tarefas automáticas.
Se ainda não é cliente Bling, utilize o cupom #frenet, faça um teste grátis por 3 meses e confira na prática os benefícios de utilizar um sistema de gestão ERP que trabalha em favor do seu negócio.