No intuito de impulsionar as vendas e aumentar o faturamento, muitos empresários apostam nas ofertas como estratégia para ter melhores resultados. Porém, nesse processo, acabam esquecendo de um fator muito importante e que é decisivo durante as compras online: o preço do frete.
Por isso, saber como calcular frete para cliente é um passo fundamental durante o planejamento dos seus negócios, considerando as variáveis de entrega como um ponto determinante durante a compra e fidelização de clientes.
Já adiantamos que, além do preço do frete, é preciso ficar atento ao prazo de entrega. Esse fator, junto ao alto preço do frete, é o que torna o modelo de entrega o maior motivo de abandono de carrinhos.
Se você ainda tem dúvidas sobre como calcular preço de promoção e também como calcular frete para cliente, não se preocupe.
Para que você tenha lucro mesmo com os descontos que oferecer, neste post iremos mostrar alguns dos principais cuidados ao fazer uma promoção, além de como calcular o valor dos produtos. Confira!
Por que fazer promoções?
Antes de tudo, é importante entender: o que as promoções têm a oferecer ao seu negócio?
A resposta parece bastante óbvia, mas é necessária muita atenção. Para criar uma oferta é preciso pensar em múltiplas variáveis para que a ação não se torne um prejuízo e o tiro saia pela culatra.
Uma promoção tem a função primordial de aumentar as vendas de uma empresa. Porém, ela também proporciona troca de experiências positivas entre o consumidor e o fornecedor.
Se o preço do produto for atraente, o cliente ficará feliz ao comprar em determinada loja e, consequentemente, retornará para conferir outros produtos, além de indicar o estabelecimento para conhecidos.
Uma consequência disso também é o aumento da clientela. Como mais pessoas comprarão na loja e a indicarão, mais consumidores conhecerão o estabelecimento.
Ela também tem a importante função de diminuir um estoque que esteja há muito tempo parado, como produtos que não venderam.
Por fim, uma das funções que a promoção pode exercer é apresentar um novo produto ou marca ao público. Fazendo uma boa oferta, a loja poderá verificar como é a aceitação para repor o estoque.
Um dos perigos que moram nas promoções é o frete, sem dúvidas. Do que adianta ofertar descontos se o preço do frete é muito elevado e acaba fazendo a conta não valer tanto a pena assim?
Esse é um dos muitos cuidados que se deve ter no radar ao planejar aumentar suas vendas por meio de promoções.
Entenda mais sobre o que você precisa ficar de olho abaixo:
Cuidados ao fazer promoções
Você já deve ter percebido que é preciso ter alguns cuidados para que a iniciativa de promoções não acabe trazendo prejuízos para o empreendimento ou mesmo espante clientes.
Até mesmo antes de começar a promoção, é importante definir com clareza o público que você quer atingir e os objetivos da iniciativa. É primordial que você saiba o alvo de sua promoção e também os resultados que quer obter.
Dessa forma, tendo conhecimento do ponto de partida até o ponto de chegada, além do público-alvo, fica muito mais fácil acompanhar os dados da campanha promocional e, assim que ela terminar, analisar as métricas e avaliar o que funcionou ou não.
Saber interpretar esses números pode ser fundamental para a realização de futuras campanhas, em que você vai otimizar sua performance com base no que aprendeu de momentos anteriores de seu negócio.
Dica de ouro: acompanhe de perto todos os resultados de sua promoção!
Além disso, a promoção deve estar em acordo com a legislação, tanto em relação aos direitos do consumidor como a alguma lei estadual ou municipal que regule um ponto específico a esse respeito.
No final, nunca se esqueça de acompanhar os resultados obtidos. É imprescindível saber se a promoção surtiu efeito e cumpriu com os seus objetivos.
Como calcular o preço de promoção
Um fator fundamental ao planejar promoções é saber o custo que cada item deve ter, para que ao fim não haja prejuízo. Mostraremos três pontos importantes a se considerar ao estabelecer o preço:
Valor pago pelo produto
O primeiro cálculo é em relação ao valor original do produto, ou seja, o quanto você pagou por um item para revendê-lo. Você deve levar isso em consideração para ter uma margem de lucro mesmo nas promoções.
Importante lembrar que esse valor não é só o que é pago ao fornecedor. Aqui devem ser considerados os impostos, custo de transporte, comissão do vendedor, quando houver, e qualquer outro encargo relacionado ao produto.
Portanto, analise esses fatores e nunca deixe de levá-los em conta ao estabelecer o preço da promoção. Vender por um valor abaixo do preço de custo trará prejuízos para a empresa.
Preço do produto nos concorrentes
Outro ponto a se considerar é o preço que os concorrentes praticam. Sem ter um atrativo ou condições melhores, fazer uma promoção e continuar vendendo com um preço superior ao deles pode ser uma estratégia ruim.
A empresa poderá ficar com fama de ser muito cara, tendo em vista que mesmo os valores promocionais superam os da concorrência. Por isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado antes de iniciar uma promoção.
Anote os preços praticados pelos concorrentes diretos e veja se consegue oferecer os mesmos produtos a um preço menor, sem comprometer a lucratividade com as vendas.
Margem de lucro e outras estratégias
É normal em uma promoção diminuir a margem de lucro dos itens que serão vendidos. Se você costuma ter uma margem de 100%, tente baixá-la para 50%, assim, mesmo com a promoção, a lucratividade será boa.
Se você não consegue baixar a margem de lucro sem ter prejuízo, pode pensar em outras estratégias interessantes. Ofereça melhores condições de parcelamentos, dê brindes para quem gasta um valor considerável etc.
Um grande atrativo também é o frete grátis, principalmente se você trabalha com e-commerce. Muitos deixam de realizar a compra com medo de que o valor total com o frete fique muito alto. Oferecendo o pagamento você poderá angariar mais clientes e aumentar as vendas.
Frete em promoções
Conforme falamos anteriormente, o frete em promoções desempenha um papel muito importante e pode ser decisivo para o fechamento da compra.
Tome por exemplo um produto que está com 50% de desconto, porém seu frete faz com que ele tenha o valor que teria sem nenhum abate no preço. É muito provável que esse produto fique abandonado no carrinho.
Considerar o frete como um fator no processo de decisão de compra é fundamental. Por isso, oferecer diferentes cotações e ofertar múltiplas transportadoras pode ser uma estratégia muito eficaz.
Ter as melhores transportadoras junto de seu negócio é vital para o sucesso da empresa, pois, além do preço, muitas pessoas também levam em consideração o prazo de entrega, e costumam optar por entregas expressas.
Com a Frenet você consegue realizar a integração das principais transportadoras do Brasil junto a sua empresa, além de muitas outras facilidades como a simulação de frete e criação de regras de frete, que vão te ajudar muito na hora de planejar uma promoção.