O frente é peça fundamental no e-commerce. Entenda a diferença entre frota própria e terceirada e quais são os benefício de cada uma.
O frete é uma das maiores questões do e-commerce: valor elevado ou a demora na entrega são fatores que podem fazer com que o cliente não conclua a compra que deixou no carrinho. Por isso, dar atenção para essa etapa logística é condição indispensável para garantir melhores resultados de vendas e de satisfação dos clientes. Nesse momento, há duas escolhas principais: ter frota própria ou terceirizar.
No post de hoje, você descobrirá se vale a pena ou não ter seus próprios veículos para o serviço de transporte. Continue a leitura!
Frota própria
Ao investir em um e-commerce com frota própria, você tem um controle maior relativo aos veículos e consegue mais flexibilidade.
Outra questão que conta a favor da frota própria é o nível de qualidade da prestação de serviço. Com controle total sobre a operação, é possível estabelecer de maneira mais assertiva como a entrega será feita.
Por outro lado, essa opção é mais cara do que terceirizar. Isso se deve a fatores como a necessidade de fazer manutenção nos veículos e de manter a frota atualizada, assim como, arcar com despesas referentes à documentação e contratação de funcionários.
Além disso, a gestão de uma frota própria também desvia a atenção de recursos gastos que poderiam ser usados para melhorar a estrutura do e-commerce, por exemplo.
Frota terceirizada
A frota terceirizada, por sua vez, consiste em contratar uma empresa, como uma transportadora, para cuidar das entregas do seu e-commerce.
A grande vantagem dessa escolha reside justamente nos custos. Para e-commerces maiores, a frota terceirizada sai muito mais barato do que uma frota própria. Sendo assim, isso diminui o preço repassado nos produtos e aumenta a competitividade.
Essa opção também fornece mais disponibilidade de veículos. Afinal, é mais fácil para a frota terceirizada oferecer um veículo de substituição e garantir que sua empresa possa entregar o que precisar e quando precisar.
Nem sempre, entretanto, essa é a melhor opção. No caso de produtos específicos, de alto valor agregado ou que possam ter necessidades diferenciadas, uma frota terceirizada pode não entregar os resultados de qualidade esperados.
Qual é a melhor opção?
A escolha entre frota própria ou frota terceirizada exige uma avaliação da cadeia logística do seu e-commerce, ou seja, como funciona o seu negócio. Se a cadeia produtiva é mais complexa e exige uma atenção específica em setores, como estoque ou separação de pedidos, uma frota terceirizada diminui a sobrecarga da gestão. Mas, por outro lado, se o seu e-commerce ainda está crescendo, é possível que os custos da terceirização não valham a pena.
Também é importante considerar sua estratégia de precificação e competitividade, os resultados da concorrência e do mercado e como anda a satisfação dos clientes com a sua entrega. Dependendo do resultado, uma frota será mais adequada do que outra.
A logística no e-commerce pode contar com uma frota própria ou então pode optar pela terceirização de frota. Enquanto a terceirização é mais barata e mais disponível, a frota própria oferece mais controle sobre essa etapa logística tão importante. Por isso, para saber se vale a pena ou não ter a frota própria, você irá precisar fazer uma avaliação do seu negócio em busca dessa resposta.
Logística própria na Frenet
Na Frenet você pode automatizar o cálculo da sua frota própria de forma simples e prática. Dessa maneira, ao integrar a sua tabela de frete , os cálculos serão exibidos automaticamente para os seus clientes na sua loja virtual.
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