O checkout é um dos passos mais importantes na compra em lojas virtuais. Saiba como otimizar esse processo e evitar a perda de vendas.
Você sabe o que é o checkout do e-commerce? O checkout significa encerrar o processo de compra de um ou mais produtos na sua loja virtual. Sendo assim, após o usuário selecionar os produtos que deseja comprar, ele coloca esses itens no carrinho e aperta aquele botão de “concluir compra”, “confirmar compra” ou “efetuar o pagamento”.
Esse passo, durante o processo de compra, é extremamente importante. No entanto, é nele que 70% dos usuários simplesmente desistem de suas compras. E você sabe o motivo? Situações complicadas, falta de segurança e informações, além de muitos outros motivos que você deve evitar.
É por isso que hoje você vai saber 6 dicas para o checkout do seu e-commerce que você deve seguir para não perder vendas. Confira!
1. Reduza a quantidade de cliques no checkout do e-commerce
Faça o teste. Verifique quantos cliques têm todo o processo de checkout do seu e-commerce. Dessa forma, se você contar mais que três cliques, chegou a hora de revisá-lo. O excesso de telas para que o consumidor conclua uma compra é apenas um estímulo para que ele se aborreça e largue o processo.
2. Deixe os certificados de segurança sempre visíveis
Com o crescimento da quantidade de golpes e fraudes pela internet, é normal que o consumidor tenha medo de fazer compras nela usando os seus dados e cartões. Sendo assim, para que o consumidor sinta-se mais à vontade durante o procedimento de checkout e possa concluir a compra tranquilamente, deixe os certificados de segurança sempre em locais visíveis.
3. Retire do checkout as distrações que levem a fuga
O momento de perguntar ao consumidor se ele deseja continuar comprando é na página do carrinho de compras e não durante o checkout, ou seja, quando ele aperta o botão “finalizar compras”. Partindo dessa orientação, deixe a área de checkout do seu e-commerce bem limpa e livre de banners, menus e outros links que levem o consumidor para fora dela. Além disso, revise todas as rotas de fuga, inclusive topo e rodapé do site durante o checkout.
4. Deixe os botões de call-to-action visíveis e atraentes
Durante uma compra em um site qualquer, você já se perguntou onde clicava para dar continuidade ao procedimento? Lembra-se de como isso é frustrante e ao mesmo tempo irritante? Pois bem, é assim que o seu consumidor pode se sentir se isso ocorrer no seu e-commerce. Para evitar essa frustração, deixe os botões de call-to-action bem visíveis e atraentes. O consumidor pode e deve fazer tudo sozinho, portanto, facilite as suas ações.
5. Ofereça muitas formas de pagamento
Quando você, no checkout, limita a forma de pagamento do seu consumidor, o risco de perder a venda é maior. Desse modo, alguns e-commerces chegam a oferecer compras parceladas em mais de um cartão de crédito! Tudo bem que você não precisa chegar a tanto, porém, oferecer pagamento em débito, crédito, boleto bancário e transferência já é um bom começo.
6. Deixe todas as informações claras
Quando o seu consumidor apertar o botão de “confirmar compra”, ele deve ser redirecionado para a página onde ele terá uma visão completa a respeito dessa compra. Nela, você deve descrever os produtos, o valor total, as opções de pagamento, as opções de frete, os prazos de entrega e a possibilidade do consumidor determinar como ele deseja concluir a transação.
Oferecer mais de uma opção de frete é uma maneira de não perder as vendas no checkout. Dependendo do valor do item que está sendo comprado e do lugar onde o seu cliente mora, o valor frete pode ser mais caro que o produto em si. Então, evite essa situação oferecendo opções de frete. Para isso, tenha um bom gateway de fretes na sua plataforma de e-commerce e aumente a conversão em vendas.
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