Os gatilhos mentais são estímulos psicológicos capazes de influenciar a tomada de decisões. Saiba como utilizar esse recurso pode alavancar as vendas da sua loja virtual.
O cérebro humano toma decisões o tempo todo. Muitas vezes, essas escolhas são realizadas de forma involuntária e nós não percebemos.
Você já ouviu falar de gatilhos mentais? Apesar de ser um termo da psicologia, é também uma estratégia de marketing digital para gerar leads e aumentar a conversão.
No entanto, para que isso seja possível, é preciso conhecer e entender os seus consumidores para saber como influenciá-los.
Ficou curioso para saber como implementar essa estratégia na sua loja virtual e vender mais? Continue lendo este texto que preparamos alguns exemplos para você.
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são estímulos externos dados ao cérebro que podem influenciar na tomada de decisão. Sendo assim, eles também podem emitir sintomas emocionais ou psiquiátricos favoráveis e desfavoráveis.
Os sintomas favoráveis mais comuns são: alegria, calma, pensamentos positivos, motivação, entusiasmo, entre outros. Por outro lado, pensamentos negativos, desânimo, pânico e ansiedade são alguns dos sintomas desfavoráveis.
Esses gatilhos podem ser ativados através dos cinco sentidos: olfato, paladar, visão, audição e tato. Quando utilizados como estratégia de marketing, os sentidos mais comuns são a visão e a audição, por meio de textos, vídeos e áudios.
Desse modo, utilizando os gatilhos mentais da forma correta, é possível despertar no consumidor o desejo imediato de comprar algum produto ou serviço.
Além disso, vale ressaltar que não se trata de manipulação, mas sim um artifício da natureza humana que auxilia e facilita a tomada de decisões.
Tipos de gatilho mental e como usar
Existem muitos tipos de gatilhos mentais e as formas de usar também são as mais variadas. Separamos os principais e exemplificamos como você pode utilizá-los na sua loja virtual. Confira:
Autoridade
Para utilizar o gatilho mental de autoridade é preciso passar confiança para o seu consumidor. É preciso demonstrar ser especialista no que faz. Por isso, como o nome já diz, você deve ter autoridade no assunto.
Há várias maneiras de utilizar esse gatilho nos seus conteúdos. O importante é passar segurança para quem está em dúvida. Para isso, cite quantos anos de mercado sua loja tem e mostre a experiência no assunto.
Inclusive, é bacana investir em conteúdos informativos com temas do seu nicho. Dentre eles: textos em blog, posts ou até mesmo vídeos no Youtube.
Além disso, você deve evidenciar seus reconhecimentos. Por exemplo, se existir premiações no seu segmento de atuação e sua loja já conquistou alguma, é muito interessante abordar isso. Dessa forma, sua loja se tornará ainda mais conceituada.
Escassez e Urgência
Os gatilhos mentais de escassez e urgência andam praticamente juntos. E, sabemos que tudo que é raro ou único tem mais valor. Consequentemente, as pessoas também possuem interesse maior.
Dessa maneira, o gatilho da escassez tem como objetivo mostrar que algo é limitado. Já o de urgência, aborda uma oportunidade única e que irá acabar logo.
Ambos os gatilhos são excelentes para fazer com que o consumidor não demore para ter uma iniciativa. No caso do e-commerce, utilizá-los pode fazer com que os clientes finalizem a compra mais rápido e não fiquem muito tempo pensando, correndo o risco de desistir.
Existem alguns termos comuns para utilizar esses gatilhos. Entre eles: últimas unidades, só hoje, você não pode perder, promoção relâmpago e última chance.
No entanto, lembramos que é importante utilizar esses gatilhos com um motivo real, quando de fato o produto está acabando ou a promoção é só naquele dia. Se você abusar desse recurso, ainda mais sem um motivo verdadeiro, pode acabar perdendo a credibilidade com o seu cliente. Afinal, as pessoas percebem, ainda mais quando estão acompanhando sua loja há algum tempo.
Novidade
Você sabia que diante de informações o cérebro humano produz uma sensação de recompensa? Segundo um estudo realizado por alunos de Neurologia da Universidade UCL, no Reino Unido, a presença de novidade aumenta a liberação de dopamina no cérebro.
A dopamina é um neurotransmissor que atua de diversas formas no sistema nervoso e está relacionada com o humor e o prazer. Por isso, gostamos tanto de novidades.
No marketing digital, o gatilho de novidade é utilizado também como um atrativo. Por isso, anunciar novidades periodicamente mantém o interesse do público na sua loja.
Se seu e-commerce vende roupas, que tal lançar coleções? Dessa forma, você tem uma coleção nova para divulgar a cada estação, por exemplo.
Prova social
Somos seres influenciáveis e a opinião de outras pessoas influenciam em nossas decisões.
O gatilho da prova social utiliza a opinião de quem já testou determinado produto ou serviço para garantir a qualidade.
Para utilizar esse gatilho mental na sua loja virtual, aposte em depoimentos de clientes que já compraram. Sendo assim, você pode disponibilizar a avaliação dos produtos em seu site, fazer pesquisa de satisfação e até mesmo incentivar que os clientes postem nas redes sociais os produtos que compraram.
Com a postagem, além de ter essa prova social, você ainda gera uma visibilidade maior para a sua marca.
Além disso, é muito importante que o suporte da sua loja seja ativo no Reclame Aqui, respondendo os comentários e solucionando os problemas. Afinal, muitos consumidores recorrem a esse site para verificar se a marca é confiável.
Reciprocidade
Às vezes pode não parecer, mas as pessoas adoram retribuir quando elas sentem que foram ajudadas ou que ganharam algo de valor. Isso acontece espontaneamente. À medida que a sua marca fica na mente das pessoas, elas tendem a lhe “recompensar”, comprando de você.
O gatilho de reciprocidade consiste em dar algo sem pedir nada em troca. Para utilizar esse gatilho mental em sua loja virtual não tem muito segredo. Produzir conteúdo de valor no blog do seu site é uma estratégia muito legal para usar.
Outros exemplos que podem ser utilizados são os brindes e cupom de desconto. Dessa maneira, você cria uma conexão maior com o consumidor e oferece uma experiência de compra. Assim, aumentam as chances dele comprar na sua loja novamente.
Para terminar, estude seu público e defina quais dos gatilhos mentais são ideais para a estratégia da sua loja virtual. Além disso, use esse recurso com responsabilidade e conte com a Frenet para oferecer as melhores opções de entrega para o seu e-commerce.
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