A compra através de lojas online vem se tornando cada vez mais comum. Com isso, algumas empresas que trabalham com e-commerce tentam diferenciar a prestação de serviços para que os clientes sejam fiéis e fiquem satisfeitos.
Algumas das estratégias adotadas são: same day delivery (entrega no mesmo dia), entrega antecipada, omni channel, showrooming e até utilização de drones em entregas. Para ter um bom feedback com estratégias como essas, é necessário uma boa logística para e-commerce e é exatamente isso que abordaremos neste artigo.
1. Entrega no mesmo dia
A estratégia de same day delivery (entrega no mesmo dia) é uma das maiores tendências de e-commerce, onde grandes empresas estão aprimorando seus serviços de transporte para que os produtos sejam entregues no mesmo dia ao comprador, trazendo vantagens como economia de tempo, aumento da produtividade e fidelização do cliente.
Esse tipo de serviço está sendo bastante utilizado, porém, como as transportadoras geralmente são de modal rodoviária, alguns desafios aparecem nas grandes cidades: transito e áreas onde veículos de carga não tem acesso.
2. Entrega antecipada
A entrega antecipada é uma novidade que foi desenvolvida e é utilizada pela Amazon, onde o produto sai do estoque antes mesmo da sua compra ser finalizada. Utiliza um algoritmo que calcula a probabilidade de compra de determinados produtos, observando o comportamento do cliente, seja por pesquisas ou histórico de compras.
Após o algoritmo identificar grande probabilidade de compra, o produto é transferido para o centro de distribuição mais perto do potencial cliente, que quando finalizar sua compra receberá sua mercadoria em casa muito mais rapidamente. Caso o cliente não finalize a compra, o produto é encaminhado para outro potencial cliente.
3. Drones de entrega
Uma outra novidade no serviço de entregas, revelando ser um grande potencial, é a utilização de drones para realizar entregas de pacotes mais leves. Durante uma parada para entregar o produto no domicílio, um caminhão equipado com alguns drones liberaria-os para entregarem os pacotes mais leves nas redondezas. Esse serviço poderia também trazer possibilidades de entrega diretamente ao cliente, utilizando um GPS pelo smartphone do próprio cliente.
4. Showrooming
O showrooming é o processo em que os compradores experimentam os produtos em lojas físicas antes de finalizarem suas compras pela loja online. Isso acontece pois os clientes desejam ter uma experiência real do produto, criando confiança e agilizando o processo de adaptação.
5. Omni Channel
O omni channel é uma das grandes tendências do mercado de varejo, pois ele faz com que as lojas físicas e online não tenham diferença, aumentando os horizontes, atraindo clientes e trazendo mais possibilidade de compra, até porque o consumidor pode conhecer o produto pela internet e comprar na loja física ou vice-versa.
A principal forma de atender a essa demanda é a implementação de softwares e utilizando outras estratégias de comunicação e publicidade. E é por isso que os empreendedores brasileiros deverão estar presentes em todos os canais, seja online ou físico, atendendo maior demanda de consumidores, seja fisicamente ou virtualmente.
6. Logística para e-commerce
Para ter sucesso na utilização dessas novas técnicas é importantíssimo que os empreendedores invistam na logística para e-commerce. Pois é através da logística que será realizada a organização do estoque, cobrindo a demanda no tempo certo. Assim você terá vantagens como aumento da velocidade de entrega e da produtividade, trazendo clientes fiéis e satisfeitos.
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