Datas comemorativas costumam ser muito esperadas por todo o comércio, independentemente da área de atuação. Isso ocorre porque esses períodos são muito mais propícios para as vendas e as pessoas costumam comprar por impulso. Por isso mesmo, é fundamental preparar e-commerce para as vendas.
Existem algumas atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença em prol dos seus resultados para esses dias tão especiais. Quer descobrir algumas delas? Então não deixe de ler as dicas que separamos no conteúdo a seguir. Confira!
1. Prepare o seu estoque
Organizar o estoque é o primeiro passo para preparar e-commerce para as vendas nas datas festivas. Afinal, é preciso ter em mente que se as suas ações forem bem-sucedidas, as vendas serão consideravelmente maiores e você não poderá abrir mão de ter as mercadorias demandadas pelos clientes, sob pena de minar toda a sua estratégia.
Para isso, é essencial ter um bom controle de quais são os artigos com mais saída e qual é o tempo médio que eles levam para chegar ao seu acervo. Estreitar os laços com os fornecedores também é uma boa medida, pois assim você pode repor itens mais rapidamente. Envolva a equipe de suporte, analise os dados passados e não perca oportunidades de vendas.
2. Utilize as redes sociais
Utilizar bem as redes sociais é uma atitude fundamental para o marketing de qualquer e-commerce. Porém, se você deseja utilizar as datas festivas para alavancar o seu desempenho, essas mídias serão ainda mais indispensáveis. Primeiramente, você deve reforçar as ações que sua empresa adotará nesses dias e divulgá-las antecipadamente em seus perfis.
Quando chegar a hora, você pode ser mais incisivo e exibir as ações promocionais, descontos e bônus. Oferecer abatimentos exclusivos para quem segue sua Fanpage, por exemplo, é outra excelente ideia. Deixe funcionários orientados para monitorar esses canais e também a responderem comentários e críticas de forma convidativa e bem-educada.
3. Agilize as operações internas
Sabendo que você, obrigatoriamente, terá uma demanda maior de vendas, é muito importante que você se antecipe e agilize as suas operações internas. Mesmo que suas vendas sejam um sucesso, você pode acabar com a sua reputação no setor se o e-commerce tiver falhas na entrega, atrasos na logística ou até mesmo pedidos trocados.
Se necessário, ofereça treinamento extra para sua equipe e contrate funcionários sazonais. Como dissemos, estreitar os laços com fornecedores é importante, mas é ainda mais essencial fazer isso com os parceiros logísticos, para que o frete seja ainda mais eficiente. Bonificar seus colaboradores pelo aumento no desempenho também é uma boa forma de estímulo.
4. Invista em promoções
Por fim, não dá para preparar seu e-commerce para as datas festivas sem falar nas famosas promoções que esses dias proporcionam para os clientes. Afinal, essa é a ação mais fundamental para alavancar as vendas e conseguir bons números no final do mês. Tenha em mente que outras lojas também farão isso, portanto, foque em ter um preço competitivo.
Selecione os itens com mais saída ou com a maior margem de lucro e estipule um desconto planejado, que atraia as pessoas, mas não prejudique os resultados da sua empresa. Coloque esses artigos na página principal e divulgue em outros meios, como suas redes sociais. Torne-os visíveis a todos os clientes e certifique-se de repô-los rapidamente em seu acervo.
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