Com a evolução da internet, o e-commerce tornou-se uma excelente alternativa para driblar a crise econômica. Ao investir no comércio online, é muito importante que seja feita a otimização de SEO para e-commerce. Otimizando os mecanismos de buscas, você torna mais fácil para o seu cliente encontrar a sua empresa na internet.
Como a crise vem afetando muitos negócios, é essencial buscar alternativas tecnológicas para aumentar o seu faturamento. Para ajudá-lo, separamos 5 problemas de SEO que são frequentemente encontrados em qualquer e-commerce e o que você deve fazer para evitá-los. Confira!
Descrição confusa de produtos prejudica o SEO para e-commerce
Erros de gramática, digitação e descrições mal feitas são muito comuns na internet e podem prejudicar a sua empresa. Isso ocorre porque os erros impedem os principais buscadores (como o Google) de localizar seu site, abrindo espaço para a concorrência e causando a perda de clientes.
Quando o consumidor procurar por algo na internet, dificilmente ele usará palavras técnicas ou erradas. Para ajudá-lo a encontrar o seu negócio, é necessário que o conteúdo da descrição dos seus produtos sejam revisados periodicamente de modo a prevenir erros.
Tenha em mente que as descrições precisam ser bem feitas para que o seu potencial cliente não só encontre sua loja com mais facilidade, mas também exatamente o produto que ele procura.
Imagens com baixa qualidade
Existem algumas lojas virtuais que utilizam imagens de péssima qualidade dos produtos, tornando difícil a visualização detalhada da mercadoria pelo consumidor.
Além de passar a ideia de que o site é amador, imagens com baixa qualidade passam também uma sensação de insegurança ao cliente, fazendo parecer que o produto também não é de qualidade. Com isso, ele acaba procurando o que ele precisa em outro site.
O ideal é que as fotos sejam feitas por uma câmera no mínimo semi-profissional, para possibilitar que o consumidor enxergue os detalhes da mercadoria e passar a ideia de profissionalismo e confiança.
Duplicação das descrições dos produtos
Em uma estratégia eficiente de SEO, a descrição exclusiva e original do produto é indispensável. Isso porque, quando o conteúdo da descrição de um produto é copiado de outro site, os mecanismos de buscas acabam penalizando o site que fez a cópia, por entender que o conteúdo é menos relevante que o original.
Devido a isso, por mais cansativo que seja, produzir conteúdos originais na descrição dos produtos irá trazer credibilidade para a sua empresa e autoridade para o seu site.
Não utilizar as palavras-chave corretas
Para otimizar as buscas, é de suma importância que as palavras-chave sejam relevantes. Para encontrá-las, é preciso saber como os seus consumidores estão pesquisando o produto que querem adquirir.
Existem ferramentas que auxiliam na localização de palavras-chave, como o Google Adwords e Google Trends.
É importante frisar que a palavra-chave é um dos fatores mais importantes no SEO, pois ajuda a sua empresa a ficar entre os primeiros resultados de uma pesquisa no Google.
Não utilizar URL amigável
As URLs amigáveis facilitam a localização do seu site para os usuários e também para os mecanismos de busca, pois, ao ler a descrição do link, o consumidor já sabe que é aquilo que ele está procurando.
As URLs podem ser otimizadas na hora do cadastro do produto. Então, quando você for efetuar o cadastro, você deverá editá-la da seguinte maneira, por exemplo: www.nomedosite.com.br/transportedecargaspesadas. Assim, torna-se mais claro para o consumidor de quem é o site que em que ele está navegando, e se aquela é a área onde o produto buscado provavelmente se encontra.
Os erros acima são apenas alguns problemas de SEO para e-commerce encontrados no mercado virtual. Para você que quer entrar nesse ramo digital e aumentar seu faturamento, a dica é: procure por uma empresa especializada na criação de e-commerce e evite cometer os erros abordados neste artigo.
Agora que você aprendeu quais são os principais problemas de SEO para e-commerce, veja também este artigo sobre sobre como definir a melhor logística para o seu e-commerce.