O mercado do e-commerce vem crescendo de forma irrefreável e, em um segmento cada vez mais competitivo e complexo, um dos fatores que mais contribuem para o sucesso de muitas lojas virtuais é a qualidade do processo de entrega, afinal, a gestão de logística online é a espinha dorsal de toda a operação de um e-commerce.
Manter as entregas em dia exige muito planejamento, equipe qualificada e recursos tecnológicos, já que para lidar com as demandas e estoques cada vez maiores, o processo precisa acontecer online e em tempo real com o acompanhamento peer to peer de toda a operação na palma da mão.
Confira agora como e por que investir na estruturação de um bom processo logístico!
Por que a gestão de logística online é imprescindível para o e-commerce?
Não é nada incomum nos depararmos com centenas de milhares de reclamações de clientes sobre produtos que não chegaram, entregas que atrasaram, impossibilidade de acompanhar o status da entrega, falta de feedback, entre outros. Estes problemas são verdadeiros inimigos da boa reputação, e dificultam drasticamente a possibilidade de fidelização do cliente.
Frente a tantas instâncias e processos a serem geridos, isto é, transportadoras, produtos, pedidos, pagamentos, cancelamentos e outros, é essencial a utilização de sistemas tecnológicos competentes para que o processo possa ser acompanhado em tempo real, de forma que a efetividade e agilidade possam ser acompanhadas, bem como problemas e eventualidades, detectados e resolvidos.
Como desenvolver uma estrutura de gestão logística online competente?
É impossível abordar o assunto de gestão logística integrada sem mencionar a tecnologia, afinal, em todos os casos as soluções tecnológicas estarão presentes em praticamente todos os processos da cadeia logística. Confira algumas soluções e práticas a serem adotadas:
ERP de gestão
Componente essencial de qualquer sistema logístico competente. É nele que a maioria das informações serão gerenciadas. São algumas delas: dados relativos ao estoque de produtos, pedidos, cancelamentos, informações sobre os clientes, dentre outros.
Gateway de fretes
Outro componente essencial no processo é o gateway de fretes que gerenciará a interface do sistema de e-commerce com todos os operadores logísticos parceiros.
Por meio deste software o cliente, no momento do checkout, poderá realizar cotações/consultas de acordo com o endereço do destinatário, definindo a opção ideal de entrega. Além disso, a ferramenta também facilita muito o rastreamento da mercadoria.
Feedback responsivo
Uma das grandes reclamações de clientes é a falta da possibilidade de acompanhamento do status do pedido, bem como do rastreamento da entrega.
A ansiedade para receber o produto é grande, e para manter o cliente calmo e satisfeito é necessário transmitir informações sempre que possível, tanto sobre as etapas da compra (pedido efetivado, pagamento aprovado, pedido enviado) quanto sobre o status da entrega, notificando a ele cada movimentação da carga.
Pesquisas de satisfação
Elas são essenciais para aprimorar o processo logístico. Procurar entender o nível de satisfação do cliente em todo o processo, ou seja, desde o check-in na plataforma até o recebimento do produto, é uma ótima forma de demonstrar interesse e competência, bem como corrigir falhas e otimizar ainda mais a operação.
Gerenciar de forma integrada toda a cadeia logística da empresa é uma prática imprescindível para manter a competitividade e diferenciar-se no mercado, entretanto, estruturar uma gestão de logística online competente requer planejamento e investimento, além de um bom e contínuo plano de gestão, afinal, o processo precisará ser monitorado e otimizado constantemente.
Quais das soluções elencadas no artigo o seu e-commerce já utiliza? Siga-nos nas nossas redes sociais, Facebook e LinkedIn, e acompanhe nossas atualizações sobre o assunto!