A logística ainda é uma das grandes preocupações dos gestores de e-commerces, porque, diferentemente da loja física — onde o cliente escolhe, compra e sai da loja com o produto —, na internet, o consumidor opta pela forma de envio, e o processo de entrega fica por conta do lojista. Você sabe dizer quais são os tipos de frete?
Listamos algumas opções para te ajudar na hora do planejamento. Continue acompanhando o post para conferir!
Quais são os tipos de frete?
O cliente acessou o seu site, realizou o cadastro, marcou os produtos e, ao chegar na página de checkout, se deparou com uma taxa superior ao valor da compra. Nesse momento, em vez de prosseguir com a compra, ele desiste.
Esse é apenas um dos muitos exemplos que levam o usuário a deixar o carrinho pelo caminho. Porém, é possível resolver isso aplicando algumas táticas eficientes:
Frete fixado
Para adotar esse formato, faz-se necessário realizar um cruzamento de dados sobre peso, quantidade, região, preço e volume. Somente assim você conseguirá estabelecer um valor único, sem prejudicar a área financeira da empresa.
Frete gratuito
Sabemos que oferecer gratuidade nem sempre é possível, mas esse também é um meio de resolver os problemas relacionados ao abandono de carrinho. Contudo, antes de sair por aí aplicando a medida, considere a margem de lucro dos produtos e verifique se a implementação pode afetar as finanças.
Nesse sentido, pense nas datas sazonais para chamar atenção do cliente. Por exemplo, oferecer frete grátis em datas como Dia das Mães, Natal e Black Friday tende a ser uma medida eficaz para equilibrar os custos e promover as vendas.
Frete fidelidade
Se o cliente comprou e voltou, que tal oferecer um mimo? Com essa atitude, além de agradar o consumidor, você também ajuda no fortalecimento da marca e ganha em relacionamento com o público. Dê a ele condições especiais para seguir comprando em sua loja virtual.
Frete por localidade
Dependendo da região, a taxação é maior e isso acaba desanimando a pessoa que está do outro lado. Para não perder vendas e conquistar a confiança do cliente, ofereça descontos ou a gratuidade em compras acima de determinado valor.
Frete promocional
Essa prática é bem comum no e-commerce brasileiro. Ao comprar determinados produtos ou uma quantidade significativa de mercadorias, o cliente recebe um desconto ou a gratuidade. Ou seja, a tática gera um equilíbrio, pois ambos os lados alcançam benefícios.
Quais os meios usados?
Os Correios, certamente, se destacam quando o assunto tem relação com as entregas, uma vez que a maioria das lojas virtuais utiliza esse tipo de serviço. Os lojistas conseguem oferecer diferentes modalidades — PAC, Sedex 10, Sedex, Sedex Hoje, e-Sedex —, e os clientes optam pelo formato mais adequado às suas expectativas.
Mas não é sempre que o custo do frete ofertado pelos Correios é o menor: dependendo do comprimento, do peso e da largura da mercadoria, as transportadoras surgem como as melhores opções. Por isso, é importante diversificar e ampliar a cartela de parceiros.
Além das opções citadas, ainda é possível contar com entregas via motoboy e retirada na loja.
Por que é importante escolher o mais adequado?
A escolha dos tipos de frete gera um impacto significativo nas finanças de um negócio, porque abre oportunidades para vender mais, trazer novos clientes e ainda estreita os laços com aqueles que já compram em seu site.
Lidar com as taxas no e-commerce nem sempre é fácil. Portanto, conhecer os tipos de frete te ajuda a organizar o planejamento estratégico e também melhora o posicionamento de sua marca no mercado.
Agora que você já conhece alguns tipos de frete, confira se vale a pena oferecê-los gratuitamente!