Contagem regressiva para a Black Friday, e o lojista de e-commerce já deve estar com a operação em preparação, já que esta é uma das maiores campanhas de vendas da internet, e apresenta oportunidade de venda, mas também muitos desafios para o empreendedor. É preciso conhecer o seu cliente e os canais de venda no qual está inserido, loja e marketplace, para estabelecer boas estratégias de venda, definir metas e incentivar a sua equipe a obter bons resultados.
Em 2020, o e-commerce no Brasil e no mundo, ganhou muitos novos lojistas, o cliente optará por compras nos canais que sentir segurança e vantagens como preço, navegabilidade, atendimento e prazos de entrega interessantes.
Confira cinco dicas para organizar o seu e-commerce para uma Black Friday de sucesso:
- Aposte em planejamento antecipado: Ainda dá tempo de fazer um cronograma organizado com ações de comunicação, organização interna e boas conexões com fornecedores e parceiros logísticos. Internamente, é fundamental dispor de automatização dos processos com um sistema de gestão ERP online e ganhe mais tempo para se envolver com a campanha de venda que irão colocar seu negócio em destaque. O ERP integrado também auxilia na sincronização do estoque aos múltiplos canais de venda, emissão de notas fiscais, integrações aos canais e entrega.
- Conecte-se com seu cliente: O consumidor de e-commerce vai ser abordado de todas as formas, seja por banners nos canais de venda, e-mail, mensagens e redes sociais. É importante que o seu cliente relembre ou conheça seu seu negócio neste período que antecede a campanha Black Friday. Ofereça ações exclusivas como conteúdos direcionados e destacar a data e produtos da promoção para ele ter em mente. Se ele for impactado por conteúdos antes da data, estará mais propenso a lembrar da sua loja do que outras que não chegaram até ele.
Também é importante já pensar nas promoções e analise os produtos estratégicos que a sua loja deseja vender. Aqueles que têm boa margem de lucro, ou até mesmo, colocar alguns produtos que estão no estoque para girar.
- Prepare sua loja virtual: Muitas vendas acabam sendo perdidas pois as lojas acabam travando tecnicamente na hora da finalização de compra. Os acessos na Black Friday são elevados, e a experiência online não pode ser conturbada devido a velocidade do site, portanto, certifique-se com um técnico em TI quanto a navegabilidade e agilidade do canal para antever problemas.
- Venda em múltiplos canais: Assim como o perfil do consumidor de e-commerce mudou nos últimos tempos, o perfil dos lojistas também, e a venda através de marketplaces é uma estratégia importante para ampliar o mercado e ir ao encontro do consumidor que já busca por canais de confiança para realizar as suas compras. Com o apoio de um ERP, a integração a marketplaces é simples e se torna possível realizar vendas em canais variados de forma automatizada e integrada a um único sistema de gestão.
- Garanta o melhor atendimento: Na campanha da Black Friday, onde praticamente todos os sellers estão com promoções e descontos, é importante oferecer diferenciais como bom atendimento, agilidade no retorno ao cliente e mostrar sua boa reputação perante o consumidor. O consumidor de e-commerce tem por característica pesquisar em diversas lojas e canais antes de efetuar a compra, por isso, informações claras e disponibilidade de atendimento através de chat ou algum canal aberto, ajuda a tirar dúvidas e fechar vendas. Além das vendas da campanha, a Black Friday é também uma oportunidade de atrair o cliente e conseguir uma fidelização a partir desta primeira experiência. Portanto, bom atendimento é fundamental!
São muitos detalhes que é preciso estar atento para que a jornada de compra do cliente seja incrível, desde a pesquisa, imagens dos produtos, atendimento na finalização da compra até o recebimento do produto. O ERP também entra como uma ferramenta importante para a registrar os produtos que já tem no estoque, e programar reposições e novas compras, assim como integrar aos múltiplos canais de venda e manter estoque e produtos disponíveis conectados.
Integrar a gestão do negócio no e-commerce é importante para poder vender mais e melhor. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 3 meses utilizando o cupom #frenet, e confira na prática tudo o que um ERP online e em nuvem pode fazer pelo seu negócio. Ele é um sistema de gestão empresarial direcionado para micro e pequenas empresas, com ferramentas que possibilitam o controle sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais.