Os erros de processo são comuns no e-commerce e devem ser evitados. Saiba como melhorar a logística do seu e-commerce e ter sucesso nas vendas.
As datas sazonais, principalmente, Natal e Black Friday são períodos de vendas entre os maiores do ano para os negócios online. As empresas que conseguem se beneficiar com o marketing e de toda a atmosfera que esses períodos criam, experimentam bons lucros e têm ótimos resultados.
No entanto, algumas lojas virtuais não aproveitam como deveriam essa oportunidade. Dessa forma, por falta de planejamento ou perspectiva, acabam cometendo erros de processos que impactam a performance do e-commerce
Quer descobrir como evirar erros na sua loja virtual? Confira confira abaixo:
Falta de preparo de pessoal
Uma dos grandes erros de processo que as empresas cometem na Black Friday, por exemplo, é treinar só a equipe de vendas e se esquecer do pessoal da logística.
É preciso entender que todos os profissionais do e-commerce devem ser preparados adequadamente para essa data. Assim como, é necessário definir novas estratégias para o estoque e a entrega.
A conexão entre as equipes é muito importante , da diretoria ao estoque. Afinal, todos devem ficar por dentro dos procedimentos, cada um respeitando o seu espaço, a fim que todo o planejamento flua da melhor maneira possível.
Nesse caso, reúna os grupos e ofereça a eles o treinamento devido. Os produtos de maior fluxo podem ser realocados para mais próximo da saída, por exemplo, pois isso melhora os processos e a agilidade.
A logística reversa é outro processo desafiador, pois tem muito uma relação com a experiência do consumidor. Além disso, por lei, o cliente pode cancelar ou realizar a troca de determinado produto. Por isso, é importante deixar bem claro para a sua equipe os procedimentos referentes às trocas e devoluções.
Quando isso acontece, a comunicação e a operação para solucionar casos como esses devem conversar harmoniosamente.
Também, é fundamental que os seus colaboradores estejam preparados para fidelizar a clientela, proporcionado uma experiência incrível àqueles que adquirem mercadorias de seu site. Nesse caso, o trabalho de uma equipe devidamente treinada coopera para um atendimento ágil e eficaz.
Portanto, faça um planejamento com todos os responsáveis, mantenha os objetivos claros e as informações transparentes para que essas etapas se tornem em um sucesso total.
Prometer e não cumprir
Uma das coisas que pode minar a moral de uma empresa com os seus clientes é prometer e não cumprir. E nas datas sazonais os riscos só aumentam. Pense que uma promessa não cumprida pode gerar “buzz” negativo. E hoje com as redes sociais esse tipo de informação corre os quatro quantos do mundo, rapidamente.
Além disso, com essa prática, você pode responder por conduta considerada ilegal. Afinal de contas, no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem respaldo para recorrer frente a uma propaganda enganosa.
Sendo assim, tome cuidado redobrado não só com os prazos, mas também com a existência dos produtos em estoque (para não fazer uma venda e depois perceber que o item não está disponível). Assim, você mantém seu público satisfeito e não comete erros de processos que poderiam ser evitamos facilmente.
Muitas empresas têm praticado o “overdelivery” como solução de alguns possíveis contratempos. O que isso quer dizer? Bem, o termo vem ganhando popularidade nos últimos anos, porém, a palavra, traduzida para o português quer dizer “superfornecimento”, é mais antiga do que se imagina.
Nesse caso, os clientes recebem mais do que realmente esperam. Essa tem sido uma boa tática de fidelização. E não precisa muito. Um simples cartão, cupom de desconto, frete grátis, brinde, podem transformar o seu negócio.
Não contar com a tecnologia é um dos erros de processo
Um pessoal bem treinado te ajuda a evitar problemas. No entanto, confiar apenas nos processos manuais para gerenciar a cadeia logística pode não ser a melhor opção.
Para reduzir os erros de processo, talvez esse seja o momento de utilizar soluções tecnológicas para automatizar algumas tarefas, como monitoramento de entregas e coletas.
Softwares de gestão e de frota podem ser úteis para saber a real situação do estoque e até para acompanhar em tempo real o posicionamento de veículos. Dessa maneira, permite antecipar e corrigir problemas com atrasos, por exemplo.
A vantagem disso é que você melhora nos quesitos de competitividade, segurança de dados, informações precisas, visão sistemática e integrada dos processos, gestão simplificada e, em consequência disso, obtêm mais rapidez e redução de custos.
Escolha inadequada do tipo de transporte
Uma logística inteligente te oferece uma gestão mais integrada e rentável. Isso acaba gerando uma vantagem competitiva. Hoje em dia é possível contar com diversos serviços nesse âmbito.
Qualquer negócio online precisa oferecer várias opções de transporte para o seu público consumidor. E quando o assunto é o Black Friday e outras datas sazonais, essa ideia deve ficar ainda mais arraigada, a fim de que planejamento forneça os resultados dentro do esperado.
Antes de escolher e aplicar o método de transporte na sua empresa, é necessário conhecer as características dos produtos, bem como os prazos estipulados, no intuito de optar pelo serviço mais adequado às peculiaridades da mercadoria.
Para cargas abaixo de 15kg, o Correios ainda representa a melhor opção. Mas acima disso, os serviços de uma transportadora são os mais viáveis. Contudo, você deve levar em conta não apenas o tamanho da caixa, porque a cubagem é algo que pode encarecer bastante o transporte.
Dependendo do porte de sua empresa, o rodoviário tende a ser o mais interessante, por efetuar distâncias mais curtas. Já o ferroviário tem frete mais barato, no entanto leva mais tempo.
O aéreo é perfeito para produtos com maior valor agregado, pois a entrega é mais rápida, porém não é interessante para embalagens mais pesadas e de volume significativo. Há outras opções como o aquaviário, que atende melhor as cargas de grande volume e pesadas, e o dutoviário que se restringe a produtos como minérios, gases, óleos.
Atrasos na entrega
Os atrasos na entrega já são a principal reclamação dos clientes, principalmente após a Black Friday no Brasil. Esse é um dos erros de processo mais graves.
Para evitar situações como essas, além de integrar as equipes e áreas internas, é preciso organizar as tarefas de cada funcionário. Depois, é necessário enviar pelos meios adequados e ter em mente que a venda não é o último contato com seu comprador, mas sim parte do processo.
A falta de pontualidade pode fazer você perder não só aquele negócio, mas também um cliente potencial: prepare-se antecipadamente e evite os erros em logística. Não cometa esses deslizes. Use as datas comemorativas a seu favor!
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