Conheça os principais erros do e-commerce e como você pode solucioná-los.
Embora o e-commerce seja uma opção cada vez mais considerada entre os consumidores, alguns erros cruciais podem fazer com que o usuário perca o interesse e desista da compra. Com problemas que vão desde a estruturação até a finalização da compra, esses erros afetam diretamente no faturamento e fidelização dos clientes – e a sua empresa pode estar cometendo alguns deles. Por isso, para evitar perder dinheiro, vendas e clientes, confira os cinco erros no e-commerce que mais atrapalham sua empresa.
Processos muito longos
Imagine que o usuário deseja comprar um produto, mas gaste mais tempo tentando finalizar a compra do que efetivamente gastou escolhendo o produto. Dessa forma, isso faz com que o usuário perca o interesse na compra ou, caso ela seja necessária, que ele não retorne futuramente.
Isso acontece devido a um dos principais erros do e-commerce, quando exige muitas etapas no processamento da compra. Esse erro, entretanto, pode ser corrigindo condensando o processo – como ao agrupar a entrada de dados de pagamento e de entrega, por exemplo – e também ao oferecer a possibilidade de compra expressa ou em um clique.
Problemas de cadastro
Quando o usuário não consegue se cadastrar, a compra não poderá ser efetuada – e ele provavelmente não retornará no futuro. Problemas no cadastro já existente, como erros para acrescentar um novo endereço ou forma de pagamento, também prejudicam a experiência do usuário, que sente que a loja não consegue atender as suas necessidades.
Erros na hora do pagamento
Uma autenticação com o cartão de crédito que não acontece, um boleto que não é gerado ou, pior ainda, um pagamento que é efetuado duas vezes por engano são erros no e-commerce que podem trazer dores de cabeça ao usuário e fazer com que ele desista da compra. Sendo assim, é importante que o processamento do pagamento seja seguro e também eficiente, garantindo o sucesso da venda.
Excesso de propagandas
Um layout simples é fundamental para que o usuário possua uma boa experiência. Mas, isso não é possível quando o e-commerce possui propagandas por todos os lados e, pior ainda, pop-ups não solicitados. Dessa maneira, coloca em xeque não apenas a experiência do usuário, mas também a credibilidade da loja. Por isso, é um dos erros do e-commerce que mais podem atrapalhar. As propagandas não são proibidas, mas devem estar alinhadas com a proposta da loja virtual e não estarem em quantidades excessivas.
Problemas com o frete
O frete, entretanto, pode ser o grande vilão para qualquer e-commerce, já que problemas com o frete estão entre os principais erros no e-commerce. Dados da comScore mostram que 55% das pessoas que desistem das compras têm como motivo o frete. Sendo assim, é fundamental que o e-commerce ofereça um cálculo correto e sensato. Afinal, um frete que se torna mais caro do que o próprio produto fará com que o cliente abandone compra. Os altos valores do frete, inclusive, foram o motivo do abandono da compra de 74% dos clientes em uma pesquisa realizada pela Econsultancy no Reino Unido.
Também é fundamental oferecer opções, já que nem todo cliente pode ou deseja esperar de 5 a 7 dias úteis – ou mais – para receber a sua encomenda. Pensar nas diferentes necessidades de consumo é muito importante para oferecer fretes que atendam a todas as necessidades.
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