Você não enxerga frete como estratégia
Assim como marketing, política de preço e layout para aumentar conversão, o frete também é estratégia quando o assunto é vender mais em lojas virtuais. Não adianta ativar as formas de envio e “largar” o frete por si só. Quando você não tem preço e prazo de frete para determinada região, você gasta verba de marketing à toa. Afinal, quem compra algo com frete caro?
Continue este texto e veja como transformar o frete da sua loja virtual em estratégia.
Você não diversifica seus parceiros logísticos
Se sua loja trabalha com apenas um ou dois parceiros logísticos (Correios e apenas mais uma transportadora, por exemplo), provavelmente você está perdendo vendas por conta do frete caro e por não oferecer diferentes tipos de entrega.
O comprador precisa de mais opções para suprir sua necessidade de compra, ou seja, você precisa oferecer entrega no mesmo dia para os bairros próximos, por exemplo. Frete aéreo para encomendas urgentes ou até mesmo entrega de bicicleta, caso sua loja venda produtos sustentáveis (afinal, ser sustentável também na entrega é um discurso de venda, um diferencial).
Grandes marketplaces, como a Amazon, oferecem a opção de entrega mais rápida para a grande São Paulo, e há quem pague. Eu mesmo sou tão apressado que nasci de 6 meses. Comprei na internet? Quero meu produto para ontem. Deixe seu cliente escolher, mas, para isso, você precisa oferecer diferentes opções.
Além de oferecer mais opções de entrega, quanto mais parceiros logísticos você tiver, maior a chance de oferecer frete barato para quem está comprando. Não existe uma transportadora universal para o Brasil inteiro. Algumas tem frete mais barato para o Nordeste, outras para o Norte, outras no eixo Sul-Sudeste. Não há como adivinhar em qual região o seu cliente simulará o preço e prazo de entrega. Quanto mais coberta sua loja estiver em parceiros logísticos integrados, maior a chance de oferecer um preço e prazo de entrega compatível com a expectativa do cliente.
Você ainda não explorou sua entrega local e perde vendas para grandes varejistas
Não há nenhum motivo para os clientes da sua região (mesmo estado, cidade, bairro) comprarem em lojas virtuais de concorrentes que não estão próximos. Aqui na Frenet chamamos isso de estratégia caracol. Muitos donos de lojas virtuais acreditam que somente ativar PAC, SEDEX e mais algumas transportadoras seja o suficiente para começar a operar as entregas em todo o Brasil. Portanto, esta é uma estratégia parcial.
O ideal é que o(a) empreendedor(a) utilize o método de estratégia caracol, começando por ativar parceiros logísticos para entregas locais (como no mesmo bairro ou bairros próximos). Após isso, o caracol começa a se expandir e a loja virtual também começa a ativar mais parceiros logísticos para entrega na mesma região, depois em regiões diferentes, até começar também a ativar empresas para entregas internacionais.
Entendendo que é importante ter diversos parceiros logísticos para diversas modalidades de entrega, a Frenet.com.br lançou o sistema de Indicação de Transportadoras, que ajuda o(a) empreendedor(a) na busca por mais parceiros de entrega.
Para o seu bairro, cidade e região próxima, o ideal é procurar um parceiro logístico que entregue no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.
Você não cria campanhas utilizando o frete
Nem sempre é viável oferecer frete grátis, mas dá para viabilizar quando combina-se a estratégia de frete por produto ou a partir de determinado valor total da compra. Aqui vão alguns exemplos:
- Frete grátis de um produto em específico, incentivando a compra de outras no carrinho;
- Cupom de desconto fixo ou percentual apenas no Frete;
- Frete grátis para compras acima de algum valor total;
- Frete grátis para algum bairro, cidade, ou região em específico;
- Entrega no mesmo dia para compradores da região;
- Entrega no dia seguinte para compradores em regiões próximas.
Você não pesquisa parceiros logísticos de tempos em tempos
Nada na vida é estático. A maioria dos empreendedores digitais que conheço acreditam que frete é só ativar as formas de envio e nunca mais revisar este assunto. É como se criassem uma campanha de marketing ou colocassem um banner na vitrine principal da loja e nunca mais mudassem.
Frete é dinâmico, é experimento, é erro e acerto. Frete é o começo (se você tiver frete caro, não vende) e é o fim (se seu parceiro logístico não entregar o produto no prazo ou em boa condição, provavelmente o comprador não comprará novamente em sua loja).
Encare seu frete como estratégia poderosa de vendas.
Sobre o Autor
Breno Nogueira é Sócio Diretor na Frenet.com.br. Criador do Movimento #BoraVender. Sócio Diretor de Marketing e Parcerias da Frenet. Ex-CEO da Loja Integrada e VTEX SMB. Ex-Head de Novos Negócios da Stone Pagamentos. Ingressou no e-commerce com a própria loja virtual em 2012.
Sobre a Frenet
A Frenet.com.br é a plataforma de gestão para que o frete seja um diferencial para o seu cliente na hora da compra, seja aproveitando um preço ou prazo menor de entrega, ou por meio de promoção no valor do envio! O valor do frete pode ser um grande aliado ou vilão da sua taxa de conversão em vendas. Encare o frete como sua estratégia de marketing e se diferencie agora das outras lojas do seu segmento.