Uma das grandes vantagens da era digital é a possibilidade de mensurarmos diversas ações. No ambiente offline, quando criamos uma campanha de marketing, por exemplo, as informações sobre o seu desempenho costumam ser imprecisas. Entretanto, as ferramentas digitais fornecem dados completos sobre o público e os resultados das ações.
Inúmeras empresas já perceberam o valor do Big Data no comércio eletrônico e estão utilizando cada vez mais essas informações para tomarem as melhores decisões. Dessa forma, todos os passos são calculados e as chances de erro diminuem consideravelmente.
Quer saber o que é Big Data e seus benefícios para o comércio eletrônico? Continue lendo e confira!
O que é Big Data?
Basicamente, podemos dizer que é um termo utilizado para descrever o grande volume de dados obtidos na web. As origens dessas informações são diversas, e podem ser extraídas de sites, redes sociais, transações comerciais, entre outras.
Todos os usuários deixam seus rastros na internet, e esses vestígios são usados em favor das empresas. Esses dados são divididos em estruturados e não estruturados. O primeiro, refere-se às informações básicas, como idade, sexo e localização geográfica. Já os dados não estruturados são mais complexos, retirados de comentários, vídeos, e-mails, etc.
Quais as vantagens do Big Data no comércio eletrônico?
Você conhece os seus clientes
Um dos fatores cruciais para o seu e-commerce ganhar um lugar de destaque é conhecer os consumidores. Somente assim é possível oferecer produtos de acordo com suas necessidades. Logo, você não ficará com produtos encalhados e nem faltará no estoque.
A comunicação é melhor direcionada
Outro motivo fundamental para obter informações do seu público é tornar a sua comunicação bem-sucedida. Quando você segmenta as suas ações de marketing e utiliza a linguagem correta, as chances de impactar positivamente a audiência são maiores. Ou seja, você sabe exatamente o que falar e quais canais dão retorno.
Você fica por dentro das tendências
Quando a leitura do Big Data é bem executada, você consegue identificar alguns padrões e novas tendências. Se determinado produto não tem grande procura mas você percebe que o volume de buscas está subindo, pode ofertá-lo e sair na frente da concorrência. Sendo assim, quando a demanda estiver acima do normal, os consumidores já estarão habituados a comprarem de você.
A experiência do usuário melhora
Com a análise de dados e os ajustes necessários, você garante a melhor experiência para o usuário. Tanto o seu site pode ser otimizado para que ele tenha a melhor usabilidade, quanto o seu atendimento consegue ser personalizado de acordo com o perfil da pessoa. Desse modo, o tempo de permanência na loja virtual, a conversão e a fidelização melhoram.
Podemos concluir então que o Big Data no comércio eletrônico é essencial para conhecer o público-alvo, direcionar melhor as ações de marketing, identificar tendências e melhorar a experiência do usuário. No entanto, é importante frisar que a quantidade de dados não é o fator determinante, e sim o que você faz com essas informações.
Se você gostou das dicas e quer aprender mais sobre o comércio eletrônico, leia também nosso artigo sobre as cinco estratégias para destacar seu produto no e-commerce!