No comércio eletrônico, o controle dos processos contribui para uma melhor organização das atividades e experiência positiva do cliente. Por isso, a logística no e-commerce é imprescindível, porque uma gestão bem orientada te coloca à frente da concorrência.
Como sabemos, vender pela internet tem lá as suas facilidades, mas para ganhar mercado é preciso se destacar. E partindo desse ponto, a logística torna-se um bom argumento de diferencial competitivo.
Em relação a isso, você sabe dizer como anda o desempenho de sua loja virtual? Para não restar dúvidas, acompanhe alguns esclarecimentos neste post e descubra como intensificar os cuidados nessa área.
Por que a logística no e-commerce é importante?
Quando o assunto é o impacto nas vendas, alguns empreendedores tendem a concentrar mais energia em determinadas áreas e se esquecem de outras, também cruciais. Por exemplo, o frete é um dos grandes vilões na taxa de abandono de carrinhos, mas a logística mal executada também pode trazer prejuízos. E aí?
A insatisfação do cliente quebra todo o ciclo do planejamento de atração e fidelização, porque uma mercadoria entregue muito além do prazo desmotiva o consumidor. Infelizmente, a realidade em muitas lojas virtuais é essa, segundo a constatação da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Para resolver o problema é importante administrar o estoque com eficiência, elaborar um plano de vendas coerente e não se descuidar do cálculo do frete. Esses e outros detalhes te auxiliam no alinhamento dos processos e, em consequência disso, abre caminhos para uma expansão mais segura.
Por que planejar é necessário?
Lidar com o comércio virtual requer organização da parte do lojista. Pois, pense o seguinte: a loja on-line não fecha. Mesmo que você encerre o expediente, o cliente pode acessar a sua vitrine na hora que desejar.
Por isso, o controle do estoque deve ser devidamente observado, porque produto indisponível não gera venda e ainda revela a má gestão. Entregar no prazo é imprescindível, assim como garantir a sintonia da armazenagem e expedição com o planejamento de vendas.
Por que você deve controlar as etapas?
Simples, porque isso te dá mais autonomia! Já vimos alguns pontos importantes dessa administração e a Curva ABC é essencial nesse processo. O método é inspirado no Teorema de Pareto, criado por um economista italiano. Nessa metodologia, os produtos são divididos em três categorias:
a) Ficam concentrados aqueles que representam 80% das vendas;
b) Estão os que concentram 15% das vendas;
c) Esse conjunto é marcado pelos itens cujas vendas significam 5% do total.
Com essa ferramenta é possível verificar o fluxo dos produtos e empenhar um planejamento, em prol da economia e otimização de espaço e tempo. O monitoramento eficaz evita transtornos.
Outros meios de avaliar o desempenho da loja virtual se dá pelos indicadores logísticos ou KPIs (Key Performance Indicator). Com eles, você acompanha desde os pedidos feitos ao fornecedor até a entrega dos produtos aos clientes.
Por que a terceirização da logística no e-commerce é interessante?
Designar essa atividade para alguém que entende do assunto pode ser a decisão mais acertada, porque você simplifica a gestão e ganha tempo para se concentrar na expansão da empresa.
Com a terceirização, os custos tendem a ser menores, pois eles variam de acordo com a demanda. Por exemplo, você reduz a quantidade de pessoas envolvidas, não lida diretamente com as questões trabalhistas, passa a ter maior controle dos gastos e diminui também os encargos com impostos e salários.
Os questionamentos a respeito da logística no e-commerce trazem à tona alguns cuidados imprescindíveis para o desenvolvimento do comércio eletrônico, pois quando você domina essa área conquista a tão sonhada flexibilidade para se concentrar nos principais objetivos da empresa.
E aí, você tem uma boa logística? Agora, aproveite para descobrir como calcular o frete de sua loja virtual!