O adiamento do carnaval irá impactar diretamente o mercado do e-commerce. Saiba como movimentar a sua loja virtual mesmo sem a data comemorativa.
Com o avanço da pandemia e o crescimento nos casos de infectados no início do ano, muitas cidades cancelaram o carnaval 2022. Em decorrência disso, os desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro foram adiados para o mês de Abril.
A folia carnavalesca tem grande contribuição para a economia brasileira, bem como, movimenta o mercado do e-commerce. No ano passado, por exemplo, a festividade foi cancelada para evitar a propagação do vírus da Covid-19. Sendo assim, de acordo com os dados reunidos pelo jornal Folha de S. Paulo, foi possível identificar que o cancelamento do carnaval em 2021 fez o Brasil deixar de movimentar R$8,1 bilhões. E isso, com toda a certeza, é um valor bastante significativo para a economia.
Impacto para o e-commerce
Primeiramente, sabemos que os primeiros meses do ano são marcados pelo pagamento de impostos, como IPTU e IPVA, compra de material escolar, matrícula, rematrícula e o pagamento dos gastos do final de ano. Desta forma, muitas pessoas evitam gastos extras. Por isso, não é um período favorável para o comércio em geral, assim como para a venda online.
Portanto, as datas comemorativas são oportunidades para movimentar o e-commerce. Com o adiamento do carnaval 2022, a população deixa de consumir produtos que movimentam o setor nesse período.
Isso não influencia apenas diretamente no comércio de produtos relacionados a data. O adiamento também impacta todos aqueles que usariam o carnaval para atrair público e gerar venda, já que os meses anteriores são de baixa.
Como movimentar o e-commerce mesmo com o adiamento do carnaval 2022?
Com o adiamento do carnaval 2022 é necessário usar a criatividade para poder movimentar a sua loja virtual, mesmo sem a data comemorativa. Para isso, é necessário aproveitar as oportunidades.
A volta às aulas pode ser uma ótima oportunidade. Se materiais de papelaria se encaixarem no seu nicho de vendas, aproveite. Afinal, é muito mais prático receber tudo em casa e não precisar se deslocar e enfrentar filas.
Outro exemplo é o verão. Como os primeiros meses do ano são muito quentes, muitas pessoas planejam viagens para praia e curtem mais a piscina nessa época. Sendo assim, artigos relacionados a isso tendem a crescer nas vendas. Se coincidir com o segmento da sua loja virtual, é uma opção bacana para investir.
Promoção é sempre atrativo
Oferecer promoções e descontos também é uma opção interessante para movimentar o seu e-commerce. Preços competitivos atraem o público. Por isso, aposte no desconto e promoções.
Compre 3 e pague 2, cupom de desconto, combos e desconto na compra no atacado são alguns exemplos que você pode aderir de acordo com a necessidade da sua loja virtual.
Divulgação é essencial
Nada adianta vender produtos com grande procura e criar promoções, mas não divulgar. Se você não promover os produtos em sua loja, muito dificilmente o consumidor irá encontrar sozinho.
Por isso, aposte nas redes sociais. Crie campanhas criativas para atrair possíveis compradores e converter vendas.
Se possível, invista em post patrocinado, que são investimentos nas redes sociais para segmentar e atrair público para sua loja virtual.
O frete também é importante
Não se esqueça do frete. Utilize opções competitivas para que seus clientes não desistam da compra por causa do frete caro. A Frenet pode te ajudar com isso.
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