Campanhas de Marketing e Frete: Como alinhas estratégias? | Blog Frenet
Frenet Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos
Mulher lojista sentada em sua mesa de trabalho e aprendendo a como usar o frete em uma campanha de marketing

Como usar o Frete em uma campanha de marketing

Durante o desenvolvimento de uma campanha de marketing, um dos principais pontos mais chamativos em relação ao preço é o frete grátis.

Muitas compras acabam ficando de lado, abandonadas no carrinho, devido ao alto custo da entrega. O preço do frete é um dos principais influenciadores durante o processo de decisão de compra. 

Se o cliente julgar o valor muito alto, é praticamente certo que ele não irá concluir a compra, pois acredita que o preço do frete não vale a pena.

Por isso, utilizar o oferecimento de um frete barato – ou até mesmo um frete grátis – em sua campanha de marketing pode ser uma decisão muito estratégica, visando o aumento de conversões.

Além disso, existem muitas outras formas de se aproveitar dos meios de transporte e métodos de entrega para vender mais.

Ao longo deste texto, vamos listar as principais formas de dar aquele impulso nas vendas utilizando o argumento de frete e também como criar uma campanha de marketing em volta disso para sua loja virtual.

Antes de tudo, é importante ressaltar que separamos esse artigo em três pontos-chave principais: 

Quais são os tipos de campanha, como realizá-las para seu negócio e quais métricas analisar para entender os resultados.

Vamos lá? Fique atento às nossas dicas, elas são preciosas!

Como as formas de frete podem influenciar sua campanha de marketing?

Para começar, viemos trazer uma provocação:

Quando foi a última vez que você criou uma campanha de marketing focada, primeiramente, na logística?

Se você nunca fez uma, tudo bem, entendemos. Logo de cara, costumamos nos preocupar mais em deixar o holofote com o produto e esquecemos que precisamos ter uma ótima oferta para vender na loja virtual. 

Em muitos casos, o desejo pelo produto não é o suficiente para que o cliente conclua o pedido, precisando de mais benefícios para fazer a compra.

Resumindo, podemos dizer que uma oferta de sucesso é resultado da soma de três aspectos: um produto com bom custo/benefício, frete atrativo e formas de pagamento convenientes.

Falando de frete e suas modalidades, podemos listar algumas opções de entrega ideais para serem incorporadas em sua campanha de marketing, como: 

  • Frete grátis;
  • Frete fixo;
  • Desconto no frete;
  • Condição diferente de entrega.

Voltando à provocação que trouxemos mais acima, é lógico que quando pensamos em ofertas, pensamos imediatamente no abate do preço do produto. 

Mas, em complemento aos descontos, é importante melhorarmos a condição da oferta em relação ao frete também, pois é um bom método de promover vendas. 

Entenda um pouco mais sobre essas modalidades de frete abaixo:

Frete Grátis

Antes de mais nada, o uso de frete grátis dentro de sua campanha de marketing deve ser feito com a estratégia voltada para uma situação de “ganha-ganha”!

Aqui, sempre procure aumentar o seu ticket médio para obter um maior faturamento com o mesmo número de pedidos!

Dessa forma, lembre-se de precificar corretamente os produtos e analisar se há ou não margem para esse tipo de ação.

Uma boa opção é, também, criar kits de produtos baratos. Criando uma oferta com esses kits, é possível que o cliente consiga comprar mais peças, aproveitando o mesmo frete.

Para ilustrar de forma mais simples, um exemplo: 

Uma camiseta que sairia R$ 50,00 + custo do envio, você tem a opção de fazer um kit com três camisetas por R$ 150,00 com frete grátis.

No caso dessas camisetas, por se tratar de um produto leve, não há muita alteração no custo de entrega.

Frete Fixo

em dúvidas, um dos principais objetivos de campanhas de marketing com frete fixo é eliminar o elemento surpresa das cotações.

Neste modelo, não há susto na hora de cotar o custo da entrega!

Independentemente do número de itens adicionados ao carrinho, o pedido não terá alteração do custo da entrega.

Portanto, esse formato é interessante para lojas que vendem produtos de diferentes dimensões, grandes e também pequenos.

Imagine que você adicionou um celular ao carrinho e também um notebook. O peso inicial que era 300 g (contemplando apenas o celular) passou para 1,5 kg (somando o notebook), e pode gerar um maior valor do frete.

Esse valor elevado pode afastar o cliente da compra e acarretará em abandono do carrinho.

Desconto no Frete

Mais uma provocação: quantas vezes você ofereceu desconto no produto em uma promoção? 

Provavelmente foram muitas. Mas será que não se esqueceu de algo?

O frete.

Definitivamente, o valor do frete é muito impactante na decisão de compra, conforme já falamos muitas vezes ao longo deste artigo.

No caso de algumas lojas, em vez de realizarem um conjunto de descontos, contemplando frete + produto, passam a vender logo depois de diminuir apenas 5% do valor do frete, sem alterar o valor do produto em si.

O cliente nessa situação pode ainda continuar a avaliar a compra como muito cara e julgar que não vale a pena concluir, abandonando novamente o pedido no carrinho.

Entrega diferenciada

E se, em sua campanha de marketing, em vez de alterar o preço fosse alterado o prazo de entrega?

Na sua cidade, em quanto tempo você consegue entregar? Realizar entregas expressas pode ser um diferencial gigante na hora de decidir comprar o produto que está oferecendo.

“Compre agora e receba ainda hoje” pode ser um chamariz muito forte e fazer toda a diferença durante sua campanha de marketing, aumentando o volume de compras de forma intensa.

Como fazer uma campanha usando o frete como principal diferencial?

Muitas vezes, ao criarmos uma campanha de marketing, costumamos analisar outros fatores da compra ao invés de olhar o frete em primeiro lugar.

Esse processo é muito incomum, mas pode ser um asset de grande importância durante o desenvolvimento da campanha.

Embora você não tenha experiência com esse método, não se preocupe, existe um framework para te ajudar nesse processo!

Em quais locais seu frete é competitivo?

Sobre a competitividade, reflita:

  • Onde você se diferencia dos seus concorrentes? 
  • Onde você mais vende? 
  • Qual a forma de entrega da maioria dos pedidos? 
  • Qual a transportadora que mais transporta os pedidos dessa região?

A resposta para todas essas perguntas deve estar na ponta da língua!

Analise onde você consegue ótimas opções de frete e direcione suas campanhas para essas regiões!

Já imaginou investir em uma campanha de marketing para trazer um cliente que, ao cotar o frete, notou que o preço ficou o dobro do custo do produto? Isso acontece, e bastante!

Em quais regiões você perde vendas por causa do frete?

Ao falarmos de perda de vendas em relação ao frete, considere estas perguntas:

  • Qual a cidade que mais tem carrinhos abandonados? 
  • Qual o custo percentual do frete em relação ao valor do pedido?
  • Se você baixar 5% o custo do frete para essa região, quanto a mais você pode faturar?

Aqui, defina para qual cidade você irá direcionar mais esforços dentro de sua campanha de marketing. Assim, é muito mais fácil ter sucesso nas vendas trabalhando de forma estruturada e bem segmentada!

Lembre-se do tamanho do Brasil e das dificuldades encontradas para realizar entregas a nível nacional.

Depois de definir para onde você irá fazer a campanha, é hora de comunicar o seu cliente!

Comunicar para o cliente

Certifique-se de que o seu cliente saiba o preço e o prazo de entrega antes mesmo dele escolher o produto.

Dessa forma, a probabilidade de o cliente abandonar o carrinho por causa do frete cai consideravelmente. 

A forma de entrega é uma das maiores objeções de compra do e-commerce e você estará quebrando-a antes mesmo de o cliente adicionar o produto ao carrinho.

Não deixe de olhar para as métricas de frete!

O que não é medido não pode ser melhorado! Por isso, defina as métricas que serão analisadas todos os dias, de acordo com cada etapa da compra.

Você precisa ter consciência de que o frete é um dos principais pilares durante a decisão de compra. Por isso, saber quais dados podem ser impactados por um frete ineficiente ou eficiente é de extrema importância.

No Facebook ou Google Ads

empre analise o CTR (impressões do anúncio/número de cliques) e o CPC (custo por clique) de um anúncio no qual o frete é a principal oferta.

Esses são os primeiros indicadores para você entender se essa oferta está “agradando” o seu cliente. Em geral, quanto mais segmentado, melhor o engajamento com o anúncio.

Veja a diferença:

“Frete grátis para São Paulo” versus “Frete grátis para você, que mora no centro de São Paulo”.

Qual dessas frases deixa a impressão de “estão falando comigo” no seu cliente?

Na página do produto e no carrinho de compras

Se você está conseguindo segmentar o cliente e a oferta está sendo bem aceita, a taxa de rejeição tende a cair. Lembre-se que a velocidade de carregamento do site também ajuda a diminuir essa métrica.

Certamente, a taxa de conversão deve ser analisada pela ótica da logística.

Qual forma de entrega mais converte? Qual transportadora mais converte? Qual região possui uma taxa de conversão maior?

Por certo, os carrinhos abandonados também precisam ser analisados a fundo, afinal, o frete é responsável por até 55% dos carrinhos abandonados.

Faz sentido investir em uma cidade em que 80% dos carrinhos são abandonados? Provavelmente não.

Dessa forma, o mesmo vale para transportadora. Se você simplesmente não envia pedidos por uma transportadora, pode ser um sinal de que precisa melhorar a sua negociação ou buscar outros parceiros logísticos!

No transporte:

Quantas entregas estão sendo feitas dentro do prazo? Qual o período médio de despacho mais o período de transporte? Quantos pedidos sofreram atraso (em dias e %)?

Por fim, lembre-se de analisar quantos cancelamentos houveram por causa do atraso! É interessante medir percentualmente e o valor total. Nesse caso, o barato pode sair caro!

Na entrega

Ocorrem entregas com avaria? Quantas?

Certamente, além de causar um impacto negativo no cliente, esse problema pode acarretar em um cliente que não voltará a comprar na sua loja virtual!

Na Recompra

Dos clientes que voltam a comprar no seu site, quantos utilizam a mesma transportadora das compras anteriores?

As recompras podem ser um ótimo indicador para entender o nível de confiança do cliente para com a transportadora!

Com o que e como comparar:

Em geral, podemos comparar uma campanha que usa o frete como oferta com ela mesma e com outras que não têm esse tema principal.

Lembre-se que você consegue segmentar clientes que acessam o seu site através de campanhas específicas, além disso, cada ação que esses clientes fazem podem se tornar poderosos insights. Dessa forma, ao final, você poderá comparar todas as métricas pela ótica da logística!

Crie as suas métricas a fim de melhorar as formas de entrega para o seu cliente e, consequentemente, os resultados financeiros da sua loja virtual!

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o site da Frenet e veja todas as facilidades que temos a oferecer, como a conexão com as principais transportadoras do mercado e a simulação de frete

Além disso, não deixe de conferir nosso artigo sobre como realizar uma campanha de remarketing e aumentar suas vendas!

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