As datas sazonais são períodos de grandes oportunidades para os e-commerces, pois são ótimas oportunidades para vender mais. Mas será que você está aproveitando essas datas da melhor forma? Hoje daremos 7 dicas incríveis que você pode aproveitar e começar a utilizar já no Natal e no Ano Novo. Confira:
1. Deixe seu e-commerce no clima da comemoração
Personalizar o layout do seu site de acordo com a data é uma boa estratégia, já que isso cria um apelo emocional e estimula o cliente a comprar. Crie banners e vitrines de produtos, além de alterar as cores de acordo com a comemoração. No Natal, por exemplo, as cores tradicionais são verde, amarelo e vermelho.
2. Destaque os produtos relacionados à data
Deixe em evidência os produtos de sua loja que estejam mais relacionados com a data comemorativa em questão. Se você comercializa roupas, por exemplo, vale a pena destacar os conjuntos infantis no Dia das Crianças. Dessa forma, você consegue deixar à disposição do cliente os produtos em que ele provavelmente estará mais interessado.
3. Ofereça kits de produtos
Embora nem todo mundo utilize essa técnica, juntar produtos que tenham uma relação entre si e montar kits pode aumentar bastante a quantidade de itens vendidos para cada cliente. Isso porque a busca pela praticidade costuma ser um dos principais motivos do cliente optar pela compra online.
Sendo assim, analise quais são os produtos que você oferece que podem ser transformados em kits e deixe-os em evidência. Você perceberá como isso faz diferença! Aproveite a oportunidade e envie um brinde ou um mimo. Isso ajuda bastante na fidelização de clientes.
4. Verifique se o seu e-commerce está preparado
Algumas falhas são comuns nessas épocas, pois os lojistas focam muito nos produtos e acabam deixando em segundo plano outros aspectos importantes. O travamento dos sites é um exemplo. Por conta do aumento expressivo do número de acessos, ele pode ficar sobrecarregado e prejudicar a navegação, fazendo com que seu cliente abandone o carrinho. Para que isso não aconteça, opte por utilizar as datas menos movimentadas para realizar testes A/B e providencie os reparos.
Fique atento também à quantidade de produtos disponíveis no estoque e certifique-se de que o seu sistema de logística dará conta de atender os pedidos mesmo se eles aumentarem bastante. Lembre-se de que não adianta criar uma estratégia para vender mais se depois você tiver muitos problemas e manchar a reputação do seu e-commerce.
5. Comunique a promoção antecipadamente
Se você optar por utilizar o e-mail marketing para realizar a divulgação das promoções, evite enviá-lo muito em cima da hora. O ideal é que os clientes tenham tempo suficiente para se preparar para as compras.
Ao mesmo tempo, não envie cedo demais, pois você corre o risco de que o e-mail seja ignorado e/ou excluído e a informação acabe sendo esquecida. Você também deve estar atento ao timing certo, mesmo em canais como as mídias sociais, links patrocinados, banners e outros meio de divulgação.
6. Aposte em promoções diferenciadas e frete grátis
Além de verificar a possibilidade de redução dos preços, analise também se é viável oferecer cupons de desconto para uma outra compra.
Disponibilizar frete grátis também pode ser um bom estímulo para que seus clientes realizem a compra. Pode ser o frete completamente grátis, o frete com valor fixo ou grátis acima de algum valor específico.
7. Calcule o ROI das suas campanhas
Calcular o que deu certo e o que não gerou o resultado esperado ajuda na hora de programar as próximas campanhas. Portanto, quando as datas comemorativas passarem, faça um levantamento de tudo o que pode ser aperfeiçoado e não deixe de calcular o ROI (retorno sobre investimento).
Ele permite a análise dos custos investidos e o ganho obtido com eles. Você pode verificar o que funcionou bem no Natal e utilizar estratégias similares no Ano Novo, por exemplo. Mas nunca se esqueça de fazer também um bom pós-venda para assegurar que você conseguirá vender mais ainda na próxima data sazonal!
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