Está com dificuldades para aumentar as vendas? Você tem se planejado para os períodos festivos do ano? As datas comemorativas no e-commerce, como a Black Friday, funcionam muito bem para atrair novos compradores e, consequentemente, aumentar o faturamento.
O problema é que, sem um planejamento, fica mais difícil tirar o máximo proveito delas. É preciso definir uma estratégia para evitar a falta de estoque e outras surpresas desagradáveis. Assim, você garante que a sua loja entregue o que tem de melhor aos clientes.
Continue a leitura para saber como aproveitar essas datas especiais, e quais têm mais potencial para impulsionar suas vendas!
Boas práticas para aproveitar as datas comemorativas no e-commerce
Se você quer obter melhores resultados nessas datas, não deixe de seguir as dicas abaixo:
Tenha um planejamento
Para evitar transtornos, procure se planejar com um mês de antecedência. É importante prestar atenção ao seu estoque e às embalagens comemorativas, caso utilize em sua estratégia de vendas.
Ofereça frete grátis
O frete caro é um dos principais fatores que levam um consumidor a abandonar o carrinho no e-commerce. Oferecer o recurso de forma gratuita tanto elimina a objeção como aumenta o número de vendas.
Reforce o relacionamento com o cliente
Treine a sua equipe para resolver dúvidas técnicas sobre os produtos, bem como esclarecer a sua política de trocas e devoluções. Isso proporciona uma boa experiência aos usuários, o que contribui para a fidelização.
Principais datas para aumentar as vendas do e-commerce
Depois de entender algumas práticas, veja abaixo algumas datas especiais para ficar de olho ao longo do ano!
Dia do Comerciante
Em 16 de julho se comemora o Dia do Comerciante, uma das profissões mais antigas da humanidade. A escolha da data foi uma homenagem ao dia do nascimento de José Maria da Silva Lisboa, um dos principais responsáveis por incentivar o comércio entre o Brasil e outros países.
Embora o dia seja dedicado aos profissionais de vendas, seu e-commerce pode apostar na ideia do “quem faz aniversário somos nós, mas quem recebe é você”. Ou seja, além de divulgar a data comemorativa, você aproveita para aumentar o fluxo de produtos em sua loja virtual.
Black Friday
A Black Friday acontece um dia após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, e tem se tornado popular no Brasil, principalmente para os donos de e-commerce. Para você ter uma ideia, em 2017, o famoso evento movimentou mais de R$ 2,1 bilhões em vendas na internet, um aumento de 10,3% em relação ao ano anterior.
Como o dia costuma gerar um fluxo maior de visitas, a empresa deve preparar a sua equipe para responder às principais dúvidas que aparecem. A boa prática dá ao consumidor maior confiança no momento da compra.
Apesar de parecer óbvio, não engane as pessoas. Muitas empresas passaram a inflar os preços alguns meses antes da comemoração para que, na data especial, o desconto pareça mais atrativo aos olhos dos consumidores.
Para evitar problemas com os seus clientes, seja sempre transparente quanto aos preços. Caso contrário, eles vão perceber a tentativa de fraude e ignorar as suas ofertas.
Cyber Monday
A segunda-feira logo após a Black Friday foi “batizada” pelas empresas como Cyber Monday, cuja proposta é dar uma segunda chance às pessoas que não aproveitaram a famosa sexta-feira. Além disso, é uma forma de os comerciantes eliminarem o estoque que ficou parado, a fim de abrir espaço para novos produtos para o Natal.
A melhor maneira de aproveitar a data comemorativa é usar estratégias de remarketing. Dessa forma, a sua loja tem as chances de recuperar clientes que abandonaram o carrinho na última semana.
Para tirar melhor proveito em datas comemorativas no e-commerce, é fundamental desenvolver uma estratégia em seu negócio. Além de prever situações como a falta de estoque, a sua empresa estará preparada para oferecer o melhor atendimento ao seu cliente — o que aumenta, inclusive, as chances de fidelização.
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