O Dia do Consumidor 2022 está chegando e é hora de se preparar para a data. Saiba como aproveitar a oportunidade para vender muito mais.
Comemorado no mês de março, o Dia do Consumidor é considerado a “Black Friday” do primeiro semestre do ano. Portanto, descontos e promoções são os maiores atrativos da data. Em contrapartida, diferente da Black Friday, o evento não movimenta apenas o dia de comemoração, mas sim, a semana toda com ofertas.
Origem do Dia do Consumidor
Primeiramente, a origem do Dia do Consumidor se deu em 15 de março de 1962. Foi quando o Presidente dos Estados Unidos da época, John F. Kennedy, enviou uma carta para o Congresso norte-americano abordando o dever do comércio em respeitar os consumidores.
Porém, a data passou a ser considerada apenas anos mais tarde. Em 1983 o ativista Anwar Fazal decidiu transformar o ato de Kennedy em um dia de celebração e compras.
Faturamento do Dia do Consumidor em 2021
No período de 2 a 15 de março de 2021 o mercado do e-commerce registrou lucro de R$6,3 bilhões nas vendas em comemoração ao Dia do Consumidor. Com isso, obteve alta de 85% comparado ao mesmo período de 2020. O ticket médio dos pedidos foi de R$447,50, sendo 4% maior do que em 2020, segundo dados da All iN e Social Miner, em parceria com a Lett, Etus,Yapay, Neotrust, Clearsale, Octadesk, Tray e Opinion Box.
Um ponto muito importante que marcou a data no ano passado foi a força das redes sociais. O estudo “A opinião do consumidor sobre experiências omnichannel”, da All iN, Social Miner e Opinion Box apontou que 27% dos consumidores declararam que utilizaram o Instagram para pesquisar lojas, física ou online, para fazer compras. Além disso, outros 22% realizaram as buscas no Facebook.
Sendo assim, as redes sociais são extremamente importantes para quem vende online. Seu e-commerce estar presente em pelo menos uma delas, é imprescindível.
Impacto do Dia do Consumidor 2022 para o e-commerce
O Dia do Consumidor 2022, assim como qualquer outra data comemorativa, impacta de forma positiva diretamente as vendas nas lojas virtuais. Sendo assim, os lojistas aproveitam as datas sazonais para promoverem as lojas virtuais e atrair vendas.
Geralmente, o lucro com as vendas é certeiro. Em 2020, 34% do faturamento total do ano foi resultado de vendas em datas comemorativas, de acordo com a Ebit Nielsen.
Sendo assim, podemos afirmar que o Dia do Consumidor 2022 tem muito potencial de venda. Ainda mais, quando os lojistas utilizam estratégias precisas para movimentar o e-commerce e atrair consumidores.
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