O comércio eletrônico vem aumentado significativamente no Brasil. No ano de 2015, segundo o relatório elaborado pela WebShoppers, em sua 33ª edição, os dados apontaram para um crescimento de 15%. Vender é o que muitos empreendedores almejam, mas manter a atenção na empresa de logística pode fazer toda a diferença.
Então, enviar pelos Correios ou terceirizar o serviço de entrega? Essa dúvida ainda existe, mas neste post você vai conseguir ter uma noção de algumas diferenças e vantagens. Confira agora 4 dicas para você escolher a empresa de logística e ter sucesso em suas vendas!
O que precisa ser levado em consideração?
Alguns fatores podem te ajudar nessa escolha. O tamanho e peso dos pacotes têm muito a ver com isso. Esses detalhes são cruciais na hora de definir a logística mais adequada, pois dependendo da carga, o custo-benefício oferecido por uma empresa terceirizada sai mais em conta.
Quais os pontos a serem considerados nos envios pelos Correios?
Primeiro, os Correios estão entre as melhores empresas de serviços postais do mundo, entretanto, apesar dessa posição, ainda deixa a desejar. Não se pode negar que a sua cobertura nacional é um fator positivo para o e-commerce, já que os clientes podem receber os seus produtos em diferentes localidades.
Outro dado a favor está relacionado com a integração que a empresa tem com as lojas virtuais, dependendo do peso da mercadoria, o frete sai por uma valor bem camarada.
Contudo, apesar da empresa ser respeitada no mercado, pesa muito o quesito desconfiança, visto que, de tempos em tempos, a greve se torna um tema inevitável. Daí, o que fazer com as entregas quando isso ocorre?
Vale dizer que o não cumprimento do prazo de entrega pode influenciar nas suas vendas, ou seja, esses clientes podem não voltar. Além disso, os Correios só se tornam uma opção interessante se a pesagem não for superior a 25kg, por exemplo, porque depois disso o serviço do frete pode ficar bem caro.
Por que optar por uma empresa de logística?
Uma das vantagens, certamente, está no fator negociação. Nesse quesito as transportadoras saem ganhando e, de certa forma, você também. Veja outros fatores a serem verificados antes de escolher:
1. Analise os custos
Ao contrário do que muita gente pensa, o investimento em uma transportadora pode aliviar as contas. Como visto, o valor das cargas com mais de 25kg nos Correios não é dos mais interessantes. Com uma empresa terceirizada isso pode ser negociado.
2. Verifique a probabilidade de greves
Dificilmente você vai ouvir dizer que as transportadoras baixaram as portas por tempo indeterminado. Nos Correios esse risco existe e essa insegurança pode afetar os seus negócios, pois, dificilmente um cliente insatisfeito com o prazo de entrega volta a comprar na loja virtual.
3. Confirme a possibilidade de rastreamento e comunicação com a empresa
As transportadoras investem pesado em segurança, a fim de evitar eventualidades e garantir que a entrega chegue ao seu destino antes ou no prazo combinado.
Depois que você posta o produto nos Correios consegue ter acesso a um código para rastrear a mercadoria. Mas diante de uma eventualidade, como a greve, não é possível fazer nada. A terceirização via transportadora permite a você mais contato, portanto, tem a chance de ficar por dentro de cada detalhe.
4. Certifique-se que as mercadorias serão sempre entregues dentro do prazo
O processo de entrega de mercadoria é uma das etapas mais importantes quando se trata de e-commerce, pois também ajuda na conversão de vendas e ainda cria um elo de fidelização. Por isso, não pode ser tratada como algo a parte.
Os Correios podem oferecer certas vantagens, mas elas só duram até determinado ponto. Já as empresas de logística conseguem transitar melhor nesse cenário e oferecer condições mais sugestivas, dependendo do peso e tamanho da carga.
Já sabe qual dessas opções escolher? Deixe um comentário!