Você recebe reclamações sobre o envio de mercadorias em seu e-commerce com frequência? Em caso positivo, saiba que não é o único, já que esse é um forte motivo pelo qual empreendedores buscam mudar as suas operações logísticas.
Apesar do crescimento no cenário de e-commerce em nosso país, os empreendedores têm visto o atraso nas entregas como principal desafio a ser solucionado. Uma pesquisa feita pela Market Pulse indica que 20% das compras feitas pela internet recebem avaliações negativas devido a problemas nas entregas.
Mas afinal, quais são os principais desafios do e-commerce em relação ao envio de mercadorias? Continue a leitura para saber mais!
Causas que dificultam as entregas
Má estrutura das estradas
Sabemos o quanto as rodovias têm um papel fundamental para as entregas de mercadorias, correto? O problema é que muitas estradas contam com uma qualidade duvidosa em boa parte do país.
Seja pela falta de iluminação, semáforos problemáticos ou buracos presentes nas rodovias, é fato que os problemas apontados afetam diretamente o orçamento na entrega dos produtos. Dito isso, cabe às empresas investirem em seu setor de logística para amenizar os problemas.
Roubo de cargas
Assim como os problemas nas estradas, sabemos o quanto o índice de violência tem crescido em nosso país. Por esse motivo, é natural que o roubo de cargas seja apenas um dos exemplos das práticas criminosas.
Como resultado, todos saem perdendo: o cliente que não recebe o seu produto, a transportadora que sofreu o roubo e a empresa que teve o prejuízo da mercadoria perdida. Isso sem contar o risco que a transportadora coloca em expor seus colaboradores, sejam motoristas ou entregadores.
Falta de tecnologia
Para resolver os problemas citados, é fato que as empresas devem investir em tecnologia para automatizar os seus processos logísticos. Porém, são poucos os empresários que se mostram dispostos a investir em softwares de qualidade para melhorar a sua empresa. Entre os principais fatores está a crença de que a prática é um custo desnecessário para a companhia.
Importância de investir em operações logísticas
Para resolver as questões citadas, ressaltamos a importância do investimento em tecnologias para garantir a segurança e a agilidade na entrega das mercadorias. Confira.
Monitorar os transportes
Para que você tenha melhor controle sobre o envio, procure adotar tecnologias que permitam acompanhar tanto o trajeto, quanto o status em tempo real de suas encomendas. Dessa forrma, caso o produto tenha alguma alteração em seu andamento, a equipe pode rapidamente verificar o ocorrido, bem como tomar iniciativas que reduzam os riscos na perda da mercadoria.
Prevenir maus trajetos
Com o uso do GPS, o motorista pode optar pelos melhores trajetos em tempo real. Assim, será possível traças novas rotas, onde há menor trânsito ou menos problemas no asfalto, por exemplo. Ao adotar tecnologias, a equipe responsável pode monitorar as condições das estradas para evitar atrasos em suas entregas.
Reforçar a segurança
Para resolver os problemas de segurança, a companhia pode optar por fazer parcerias com seguradoras de carga ou ainda contar com a escolta armada para reforçar a segurança na hora da entrega.
Como vimos no artigo, os problemas relacionados à entrega passaram a ser maiores comparado à venda em si. Apesar dos problemas serem externos, é a sua empresa quem deve se responsabilizar por qualquer problema ocorrido. Afinal, mesmo que o roubo de cargas aconteça, é natural que o seu cliente venha reclamar diretamente com você sobre o ocorrido.
Entendemos o quanto é desafiador manter a qualidade em todo o processo. Por outro lado, ao investir em soluções assertivas, os usuários vão notar o quanto você se dispõe a oferecer o melhor serviço. Como resultado, as pessoas naturalmente passarão a indicar a sua empresa, resultando em mais vendas e um retorno positivo do investimento.
Deseja saber mais sobre os desafios relacionados às operações logísticas? Veja o nosso artigo sobre quais são os problemas mais comuns na hora de enviar um produto para o consumidor!