Já é sabido que a logística é parte importante na experiência de compra e jornada de consumo do cliente. Por isso, é sempre importante reforçar como uma logística integrada facilita os processos internos e reflete positivamente para o consumidor. A logística do e-commerce engloba desde o processo de armazenagem, seleção de pedidos, preparo do produto e transporte.
Um sistema de gestão ERP unifica os processos e facilita o trabalho do empreendedor, os benefícios se iniciam no cadastro dos produtos e vão até as integrações logísticas.
Entendendo a logística integrada:
O que chamamos de logística integrada nada mais é do que os passos para a organização do serviço logístico e a entrega em si. Desde a cotação de serviços da transportadora, organização dos pedidos na empresa, envio de pedidos para o sistema logístico dos Correios, criação e envio de registros de coleta e acompanhamento de entrega do produto ao cliente. Através de um sistema de gestão é possível ter uma logística integrada, pois com a ferramenta automatiza os procedimentos e fornecer mais praticidade para a parte da logística.
O que é logística reversa e como fazer?
Logística reversa se dá quando o consumidor precisa devolver o produto por algum motivo. O processo contempla o recebimento de um código de postagem pelo consumidor para a devolução à empresa. Assim que a mercadoria chegar ao centro de distribuição (CD), é necessária a conferência do produto e seu estado, para então seguir com a troca ou reembolso. Todo o processo é feito através do canal de vendas, mas quando integrado ao ERP, facilita a volta do produto ao estoque, reembolso ou troca mantendo a organização financeira do negócio.
Para manter uma logística eficiente é preciso manter transportadoras parceiras no radar para agilizar as entregas e tornar a empresa mais competitiva.
Se o lojista tiver pressa, pode também comprar frete com desconto, sem contrato e sem mínimo de envios. Entregas expressas através de motoboy para distâncias menores é um diferencial importante para quem costuma vender bastante para a região.
Relação entre preço, prazo e frete
O empreendedor de e-commerce precisa ter a consciência que o cliente não está em busca apenas do produto de desejo e o preço atrativo, ele também é fisgado pelo prazo de entrega e o valor do frete. O abandono de carrinho geralmente é causado pelo alto custo de frete, por isso deve haver um planejamento com equilíbrio entre o preço, prazo e frete para a venda se tornar atrativa para o cliente mas também ser interessante e viável para o canal de venda. Com planejamento, estratégias inteligentes podem ser estruturadas e todos podem ser beneficiados, o cliente com vantagens importantes e o e-commerce com vendas recorrentes sem prejudicar os resultados financeiros da loja.
ERP para integrações logísticas
O ERP ajuda na produtividade e organização de cada departamento e também faz integrações de forma eficaz e sólida. A ferramenta é um aliado para facilitar o fluxo de informações em tempo real entre os departamentos e faz com que os gestores da empresa tomem decisões mais assertivas baseadas em dados do gerenciador.
Outro fator importante é o rastreamento de mercadorias que pode ser um grande diferencial para a sua loja online. O cliente se sente seguro quando pode monitorar o status da entrega e isso fará a experiência de compra ser ainda mais positiva, podendo gerar um cliente recorrente. A logística é fundamental para que o consumidor tenha suas especificidades atendidas e receba a compra com agilidade e segurança.
Uma experiência de compra positiva também está atrelada a entrega, por isso, se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 3 meses utilizando o cupom #frenet e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.