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Fidelização de clientes no e-commerce: descubra o que fazer

comércio eletrônico tende a ser promissor, por uma série de motivos. Um deles, certamente, tem a ver com a maior probabilidade de encontrar perfis de consumidores em potencial. Apesar disso, alguns lojistas ainda enfrentam desafios quando o assunto é a fidelização de clientes.

É válido dizer que a tarefa de manter o público interessado não é das mais simples, devido às muitas ofertas e distrações proporcionadas pelo ambiente on-line. No entanto, essa é uma das melhores táticas para ganhar vantagem competitiva e ficar entre as empresas relevantes.

Hoje em dia, as pessoas compartilham informações umas com a outras, avaliam a qualidade de produtos e serviços, interagem com o lojista, tudo sem precisar sair de casa. Isto é, elas também pesquisam mais antes de comprar e alertam as outras sobre essas percepções.

Nesse ponto, cabe ao lojista estabelecer mecanismos estratégicos, a fim de fidelizá-las. Quer saber como tornar seus clientes compradores leais e defensores da marca? Então, não perca nenhuma destas linhas.

Ofereça diversas opções de pagamento

Quando o consumidor decide comprar pela internet, no mínimo, ele espera obter comodidade. Pois, a ideia de comprar sem sair de casa atende os interesses de quem preza pela conveniência.

No entanto, alguns deixam de concretizar a compra, simplesmente, porque as formas de pagamento disponíveis vão de encontro às suas expectativas. Nesse caso, você deve considerar opções além das do cartão de crédito.

Sabemos que as vendas efetuadas via cartão de crédito trazem alguns benefícios para o fluxo de caixa, já que essa modalidade diminui a chance de o cliente se arrepender.

Por outro lado, disponibilizar apenas esse formato de pagamento pode gerar prejuízos, já que nem todos são adeptos desse sistema. Nesse caso, ofereça outras possibilidades como débito em conta, transferência bancária, boleto e plataformas intermediárias (MoIp, PayPal, BCash, Pagseguro, Cielo).

Crie promoções e descontos

Outra forma de atrair holofotes é por meio de vantagens. Dos micros aos grandes negócios, essa é uma medida relevante, visto que, na maioria das vezes, os clientes compram para aproveitar a oportunidade. Afinal, quem resiste a um frete grátis ou 30%? No caso da promoção, você só deve se atentar para detalhes como:

  • público a ser atingido;
  • estoque;
  • planejamento do lucro;
  • prazo de vigência da atividade;
  • divulgação do evento.

Quanto aos tipos de promoções, você pode implementar:

  • desconto do valor ou porcentagem (R$ 20 ou 15%);
  • cupom de desconto (primeira compra ou posterior);
  • desconto progressivo (baseado pela quantidade de itens);
  • datas sazonais (Dia dos Namorados, Natal, Black Friday, Dia das Mães);
  • frete grátis (por período, acima de determinado valor);
  • leve 2 e pague 1 (o segundo produto o cliente não paga);
  • promoções exclusivas (seguidores do Instagram, Facebook);
  • promoção relâmpago (apenas um dia, uma semana).

Invista em canais de comunicação

O processo de fidelização de clientes é árduo, portanto todo o esforço empregado nessas etapas deve ser valorizado.

O perfil do cliente de hoje é bem diferente do de 20 anos atrás. A maioria das pessoas consomem e produzem conteúdo. Logo, qualquer entrave comunicado por elas, nas plataformas virtuais, pode refletir significativamente nos negócios.

Por isso, ampliar os canais de comunicação com o público também é uma forma de trabalhar o relacionamento com o cliente. Afinal, ele precisa se sentir seguro e amparado. Pois, embora a negociação comercial seja efetuada on-line, é importante que ele saiba onde e como achar a sua empresa.

Nesse caso, além de expor dados como endereço e número de telefone fixo da empresa, destaque também o número do WhatsApp corporativo (se for o caso), disponibilize chat, FAQ (perguntas frequentes), e-mail, redes sociais, porque o bom atendimento, somado a todas as ações, ainda é essencial.

Ao que tudo indica, o faturamento do e-commerce deve surpreender mais uma vez. Certamente, muita gente já está de olho nesse lucro. Mas, além do retorno financeiro, os lojistas também devem se atentar para as questões relacionadas à fidelização de clientes, porque isso reduz os custos e ainda melhora as possibilidades de lucros.

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