A fidelização do cliente nem sempre é uma tarefa fácil. Mas você pode contar com estratégias que garantam isso e o atendimento é a principal delas!
Pode acreditar, a fidelização do cliente está totalmente ligada ao atendimento de qualidade. Isso porque o atendimento é uma das melhores formas de compreender o perfil do seu público e criar meios de agradá-lo.
Sendo assim, não basta o consumidor desejar o produto ou serviço de sua loja virtual e comprá-lo. É preciso ir além, encantar o cliente, atendê-lo bem e beneficiá-lo de alguma forma para garantir que ele sempre volte.
Um estudo realizado pela Hibou, aponta que para 53% dos consumidores, o atendimento é o maior responsável pela fidelização do cliente.
Esse processo consiste em proporcionar um relacionamento positivo entre os consumidores e a marca, visando que este consumidor volte a comprar seus produtos e serviços.
Mas o que é preciso para um bom atendimento?
Ainda de acordo com o estudo, para garantir um bom atendimento ao cliente é fundamental ser claro nas respostas de todas as dúvidas. Além disso, ter conhecimento dos produtos/ serviços oferecidos e escutar atentamente o consumidor é primordial para uma excelente impressão.
Atendimento via boot, é essencial?
A pesquisa revelou também que mesmo comprando online o interesse em canais de atendimento realizados por humanos prevalece. Dessa forma, 88,6% dos brasileiros entrevistados também apontaram que a diversidade nos canais de contato é muito importante no processo de venda e pós-venda.
Como fidelizar um cliente através do atendimento?
O atendimento é fundamental em diversas etapas do funil de vendas. Aqui a abordagem e linguagem adequada levam os valores do negócio ao cliente e permite que a empresa, dessa forma, obtenha informações sobre o perfil do mesmo.
Além disso, é fundamental estabelecer diálogo entre os canais de comunicação e vendas para entregar uma experiência eficiente. Assim, encantar o cliente, sanar suas dores e fidelizá-lo.
Lembre-se de treinar sua equipe constantemente, tanto o time de vendas quanto o de suporte. Afinal, a equipe que lida diretamente com o público é a responsável por garantir uma boa experiência ao consumidor. Dessa maneira, agrega valor ao cliente e traz informações para o sucesso do negócio.
Pensando nisso, o treinamento, a qualificação, atualização e capacidade de utilizar tecnologias auxiliares como sistemas de gestão e de CRM são essenciais para a fidelização do cliente.
Invista em atendimento humano
O mundo está cada dia mais digital e a relação entre empresas e clientes precisa estar centralizada. Afinal, segundo a pesquisa, 63,5% dos consumidores desejam manter um relacionamento humanizado e constante com a empresa.
O que mais pode fidelizar um cliente?
É fato que cliente fiel compra de novo e manter isso de forma ativa depende de algumas ferramentas como: marketing, pós-venda, estratégia omnichannel, uso do CRM, gestão completa e uma equipe qualificada.
Além dessas ferramentas e do atendimento, trouxemos outras dicas que vão auxiliar você a fidelizar o cliente. Confira algumas:
Comunicação personalizada
Use as informações que tem do seu cliente e invista em personalização. Isso vai melhorar seu relacionamento, humanizar a marca e estabelecer uma relação bem mais próxima com seu consumidor.
Crie estratégias para dar voz aos seus clientes
Escutar seu público é essencial para atender suas necessidades e garantir a fidelização de clientes. Para isso, você pode promover ações específicas como: entrevistas, formulários, pesquisa de mercado e leitura dos canais de comunicação, como: redes sociais e sites de reclamações.
Invista em programas de fidelidade
Pense em estratégias de pontuação ou cashback para que o cliente possa trocar por recompensas, descontos e outros benefícios exclusivos.
Além disso, você também pode selecionar os clientes mais fiéis e proporcionar a eles cupons de descontos e outras vantagens pela fidelidade.
Mantenha-se disponível para informações
O cliente, muitas vezes, têm dúvidas, mesmo após a compra. Por isso, promova ações que garantam que o cliente esteja usando seu produto ou serviço adquirido. Educar sobre o produto é uma das melhores formas de fidelizar o cliente. Você pode fazer isso por meio de conteúdo nas redes sociais e enviar materiais úteis que ele possa conferir sempre que precisar.
Lembre-se: uma experiência ruim é o suficiente para que o consumidor deixe de comprar. Daí a importância de um atendimento de qualidade e atenção a todos os canais de comunicação da empresa.