Fidigital: o que é e como funciona?
Frenet Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos
Figital: uma experiência de compra

Figital: uma experiência de compra

Conheça o Figital e como essa estratégia pode aprimorar a experiência de compra e alavancar as vendas do e-commerce.

Você já ouviu falar em Figital? Essa é uma tendência no mercado e promete movimentar significativamente as vendas.

Pensando nisso, neste texto vamos te explicar como funciona essa tendência, te ajudar a aplicar no seu e-commerce e vender mais. Confira abaixo:

O que é Figital?

O termo Figital vem do inglês “phygital”, que é uma junção entre as palavras “físico” e “digital”. Ou seja, é um modelo que tem como objetivo unir o online e offline utilizado pela empresa, a fim de aumentar as vendas e oferecer uma melhor experiência de compra para o cliente.

Desse modo, o cliente consegue circular tanto pelo ambiente físico da empresa, quando o online e ter a sensação de que ambos estão conectados.

Como funciona?

Um exemplo de Figital são as lojas físicas que adotaram também a venda em e-commerce para alcançar mais consumidores.

Desse modo, o cliente pode ir até a loja provar o produto, mas finalizar a compra pela internet e receber em casa. Como também comprar no e-commerce e solicitar para retirar na loja física.

A Lojas Renner, por exemplo, utiliza dessa estratégia e vai até além para disponibilizar uma excelente opção de compra. Sendo assim, oferece de forma gratuita um provador virtual, na qual, os clientes podem fazer combinações de peças e verificar as medidas para evitar erros com tamanhos e possíveis trocas e devoluções.

Quais são as vantagens?

O principal benefício do Figital é o aumento das vendas, já que os canais de vendas são diversificados, o que gera mais oportunidades.

Dessa forma, a excelente experiência de compra proporcionada, além de atrair consumidores, também contribui para fidelizá-los.

Outra vantagem é a proximidade com os clientes. Como o Figital utiliza da estratégia de estar presente em diversos canais, sejam eles físicos ou online, a abrangência de público é maior. Sendo assim, consegue atingir diferentes públicos, faixas etárias e localidades.

Além disso, outro benefício é maior eficiência na gestão. Afinal, a integração entre canais oferece mais dinamismo e muitas possibilidades de automação. Ou seja, as informações são compartilhadas em todos os canais, o que evita informações duplicadas ou desatualizadas.

Como usar no e-commerce?

Há várias maneiras de adaptar o seu negócio ao Figital. Separamos algumas formas para te ajudar a se inspirar. Confira:

Chat para atendimento

O chat é uma excelente forma de usar a estratégia no e-commerce. Dessa maneira, o cliente pode esclarecer dúvidas em tempo real, como se estivesse sendo atendido por um vendedor em uma compra em loja física.

No entanto, caso não seja um investimento possível no momento, uma alternativa é disponibilizar no site um número para atendimento no WhataApp.

Retirada na loja

A retirada na loja é bem comum no Figital. No entanto, nem sempre os e-commerces possuem uma loja física.

Neste caso, você pode disponibilizar a retirada no seu centro de distribuição no esquema de drive thru. Dessa forma, não é necessário um ambiente físico para receber o cliente e ele retira a mercadoria sem precisar sair do veículo.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade.

Um exemplo disso são marcas de tintas que oferecem para o cliente a visão de como ficará a cor escolhida na parede da casa dele por meio de aplicativos.

É uma estratégia que demanda um investimento maior. Mas, se possível aderir, é um diferencial.

QR Code

O QR Code vem sendo bastante utilizado em diferentes segmentos, principalmente pós-pandemia. Hoje é muito comum os restaurantes disponibilizarem o cardápio pelo código.

Sendo assim, você pode disponibilizar na sua loja física um QR Code que leva para a loja virtual. Assim como, em materiais gráficos de divulgação do seu e-commerce em revistas, folhetos, outdoor e entre outros.

Live streaming

Por fim, mas não menos importante, o live streaming também é um modelo de Figital. Isso nada mais é do que uma transmissão ao vivo. Ou seja, permite o consumo de conteúdos em áudio e vídeos sem a necessidade de download.

Sendo assim, é interessante apostar no live commerce, no qual, o lojista disponibiliza um evento ao vivo e online para divulgar os produtos, preços e promoções. O objetivo é incentivar que os consumidores realizem as compras nas lojas virtuais.

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