A foto é o cartão de visita do e-commerce. Saiba como você mesmo pode fazer fotos para o e-commerce sem sair de casa.
Contratar uma equipe fotográfica especializada para fazer fotos dos produtos para o e-commerce nem sempre é uma realidade possível. Afinal, muitos lojistas não conseguem investir nesse serviço, especialmente quando a loja está começando.
No entanto, as fotos são indispensáveis, uma vez que, o consumidor precisa visualizar o produto que irá comprar.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você mesmo a fazer fotos para o e-commerce. Dessa forma, você pode apresentar melhor o seu produto e conquistar vendas. Confira abaixo:
1 – Tenha os equipamentos necessários
Para fazer as fotos para o e-commerce em casa, primeiramente, é necessário que você tenha equipamentos. Não precisa ser nada profissional. Para começar, o celular é um forte aliado.
Além disso, se possível, é interessante investir também em uma luz artificial e um tripé. Dessa forma, além das fotos, você pode utilizar os equipamentos também para fazer live shopping, por exemplo, e atrair mais consumidores para a loja virtual.
2- Atente-se a iluminação
Uma boa iluminação é fundamental para fazer as fotos. Se puder investir em um box de iluminação ou uma ring light, opte por luzes na cor branca.
Dessa maneira, as fotos para o e-commerce manterão as cores exatas do produto, o que não acontece quando se usa a luz amarela ou de qualquer outra cor. Afinal, ninguém quer receber um pedido de devolução e ter um cliente frustrado pelo produto ser diferente da foto do site.
Caso não seja possível utilizar a iluminação artificial, uma solução é usar a luz natural. Então, faça as fotos durante o dia em um local com bastante claridade.
Além disso, tome cuidado com o flash pois ele pode estourar a imagem, deixando a foto muito branca. Dessa forma, pode acontecer de ocultar algumas características do produto.
3 – Cuidado com a resolução
A resolução também é um ponto muito importante das fotos para o e-commerce. O recomendado é que as imagens tenham alta resolução. Dessa maneira, além de passar uma imagem mais profissional para o cliente, garante que todos os detalhes do produto sejam capturados na imagem.
No entanto, caso você não tenha uma câmera fotográfica ou um celular com câmera em alta resolução, uma opção é utilizar aplicativos que melhoram a qualidade de imagens.
O app Remini permite melhorar a qualidade das fotos e deixa os detalhes mais nítidos. Com apenas alguns cliques é possível fazer a edição e salvar até 5 fotos diariamente na versão gratuita.
Vale ressaltar que além de melhorar a qualidade da imagem, o aplicativo também edita automaticamente as cores e faz uma espécie de “embelezamento”. Neste caso, essas funções não são interessantes para fotos de produtos. Então, não esqueça de tirar essas edições da imagem antes de salvar para que seja mostrado exatamente como o produto é.
4 – Tenha um cenário
Ao fazer fotos para o e-commerce é interessante que os produtos não sejam fotografados em qualquer local. Por isso, opte por um fundo branco para que o foco seja o produto e evite distrações.
Já para as redes sociais, o cenário pode ser variado. Vale usar a criatividade e um cenário que tenha um contexto. O produto pode ser fotografado em um local em que ele é utilizado no dia a dia, por exemplo.
5 – Fotografe diferentes ângulos
Outro ponto importante é fotografar em diferentes ângulos. Dessa maneira, o consumidor consegue visualizar todos os detalhes e sanar possíveis dúvidas, o que ajuda a evitar suporte.
6 – Faça a edição das imagens
Por fim, e não menos importante, além de fazer as fotos para o e-commerce, faça também a edição das imagens. Não precisa ser nada profissional e muito elaborado, basta apenas ajustar o brilho e contraste em qualquer ferramenta, inclusive aquelas que já estão disponíveis no próprio celular.
Também, não esqueça de redimensionar a imagem de acordo com as especificações do local que irá utilizá-la. Para isso, uma ferramenta gratuita é o redimensionador da Nuvemshop.