Fulfillment: como funciona?
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Fulfillment: você sabe o que é e como funciona?

Fulfillment: você sabe o que é e como funciona?

Entenda como o Fulfilment pode facilitar o dia a dia do seu e-commerce com um serviço de qualidade.

Fulfillment é o nome utilizado para definir todos os processos envolvidos na operação de um e-commerce, desde o recebimento de um pedido por parte da marca até a entrega da encomenda para o cliente.

Mesmo que sejam etapas comuns na rotina de qualquer loja virtual, muita gente ainda se pergunta sobre o que se trata essa expressão e qual a relação dela com o mercado do e-commerce.

Ao otimizar as etapas que vêm depois que o cliente confirma a compra de um produto na internet, o empreendedor pode reduzir o tempo de entrega, diminuir custos de envio e de gestão e até atingir mais públicos.

Continue aqui com a gente que nós vamos te explicar tudo que você pode fazer para otimizar seu Fulfillment e realizar o cumprimento do pedido dos seus clientes com excelência.

Fulfillment: o que é?

Fulfillment é um serviço de ponta a ponta que auxilia as empresas em todo o processo logístico, do recebimento do pedido à entrega na porta do cliente.

É um dos pilares para uma estratégia voltada à satisfação dos compradores, uma vez que ele é organizado priorizando a experiência antes, durante e depois da venda.

Ou seja, trata-se de uma operação essencial para qualquer e-commerce, mas que muitas vezes acaba sendo colocada em segundo plano.

Quais são as etapas do Fulfillment?

Essa é a parte da cadeia de suprimentos que envolve:

Controle de estoque

O processo de Fulfillment começa com o armazenamento dos produtos que serão vendidos. Isso pode ser feito por meio do uso de um armazém próprio ou recorrendo ao estoque de terceiros. Nesse caso, é necessário contar com sistemas que garantam um bom controle de inventário e reposição após as vendas.

Separação e empacotamento

Nesse momento, a eficiência da organização do estoque fica evidente e facilita muito na hora de empacotar os pedidos, trazendo ainda mais rapidez para o processamento.

Além disso, um empacotamento eficaz é essencial para evitar prejuízos e garantir a sua integridade durante as etapas posteriores. A embalagem também é a primeira impressão visual e física que seu cliente terá. Quanto mais segura e bem apresentada, melhor é a reputação da marca e menores são os custos extras, como a possível troca de produtos.

Transporte e entrega dentro do prazo

Para um bom Fulfillment, é imprescindível que a entrega do produto cumpra os prazos estabelecidos. Além disso, soluções tecnológicas durante a entrega, como a disponibilização de rastreamento, são muito bem-vindas. Quando o cliente consegue acompanhar a sua encomenda, gera uma maior credibilidade e transparência, trazendo um alinhamento de expectativas em tempo real sobre a entrega.

Pós-entrega

Nessa etapa, é coletado o feedback de clientes após a encomenda chegar até ele. Aqui, também são administrados casos como trocas e devoluções, exigindo a estruturação de um sistema de logística reversa.

Quais são as vantagens?

Redução de custos

Há uma grande redução de custos para empresas que conseguem aplicar essa estratégia, já que as despesas com armazenamento, manuseio, preparação e transporte dos produtos costumam ser elevadas.

Também há um importantíssimo ajuste de custo para se destacar: a redução do preço do frete para o seu cliente. Muitos e-commerces perdem clientes devido à cobrança da entrega. Quanto mais longe o consumidor está, mais caro ele pagará, resultando em possíveis desistências. Com o Fulfillment, esse problema acaba.

Economia de tempo e agilidade

O Fulfillment facilita o processo de entrega do seu produto, pois uma empresa de logística especializada se encarregará de oferecer a melhor experiência para os clientes desde o momento do pedido até a entrega do item. Fazendo com que você e seus funcionários possam focar em outras tarefas mais importantes naquele momento.

Satisfação de clientes

Paralelamente a isso, quando bem executado, essa estratégia garante pontualidade nas entregas e evita problemas, como perda de produtos ou avarias durante o frete.

A automação do envio e a distribuição do estoque pelas regiões do país reduzem os prazos de entrega, ou seja, o ciclo de venda se conclui mais rapidamente e pode-se iniciar outro.

A verdade é que a eficiência nessa cadeia faz toda a diferença na experiência do cliente.

Como implementar o Fulfillment?

Por ser uma atividade complexa e altamente relevante para o negócio, muitas empresas apostam na terceirização desse serviço. Sendo assim, por que não contar com uma empresa especializada e com todas as tecnologias necessárias para entregar a melhor experiência de logística possível?

Uma plataforma para gerenciar o giro de estoque e as entregas já é, normalmente, uma ótima proposta para automatizar muitas tarefas. No entanto, na Estoca, você consegue uma solução altamente customizável, de acordo com a sua demanda.

Entenda as opções para a sua logística:

1. Da armazenagem ao cliente: conheça o Fulfillment da Estoca

Esse é um serviço de logística de ponta a ponta com tecnologia que garante uma operação eficiente e uma entrega rápida e sem erros. Aqui, a empresa de logística fica responsável por toda a gestão e execução do seu processo logístico, de maneira customizada, de acordo com o volume, o formato e o local que você precisar.

Eles ficam responsáveis pela sua gestão de estoque, processamento de pedidos, empacotamento, envio das encomendas, rastreamento e relatórios de performance.

2. A tecnologia da Estoca na sua operação logística

A Estoca também oferece o seu SaaS como solução logística para e-commerces. Aqui, você recebe toda a metodologia e ferramenta, ambas criadas por eles para atuar dentro da sua operação. Com esse serviço você consegue roteirizar, executar e analisar toda a sua logística utilizando a plataforma da Estoca – além de ter acesso ao melhor serviço de frete, tanto em preço quanto prazo de entrega.

O serviço funciona da seguinte forma: o time da Estoca leva sua metodologia com sua tecnologia proprietária diretamente para a operação de seus clientes, proporcionando eficiência, visibilidade e maior controle. Tudo isso otimiza os processos e eleva sua logística a um novo patamar.

Quer saber mais sobre os serviços da Estoca? Acesse o site ou fale com um dos seus especialistas.

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