O frete é um dos componentes mais importantes de um e-commerce, pois ele é um dos maiores motivos para o cliente desistir de uma compra ou então prosseguir com ela. Portanto, qualquer loja virtual deve se preocupar com isso.
Para que o consumidor possa sentir-se confortável em finalizar uma compra, o ideal é oferecer diversas alternativas e modalidades de fretes, integrando com as mais diversas transportadoras e serviços disponíveis. Visto isso, é preciso contar com a tecnologia para fazer uma boa integração entre as transportadoras disponíveis e o e-commerce.
Apresentaremos no post de hoje 5 tipos de integração para lojas virtuais com transportadoras. Confira logo abaixo!
1. Gateway de fretes
A integração para lojas virtuais mais comum é com o gateway de fretes, que é uma ferramenta que garante a gestão de entregas do e-commerce, podendo transformar isso em um diferencial competitivo.
Na prática, essa ferramenta auxilia nos cálculos dos preços e prazos, trazendo o máximo de precisão possível. Além disso, ela pode oferecer funcionalidades para fazer campanhas de fretes e também disponibiliza relatórios de performance.
Resumindo: o gateway atua diretamente na etapa de conclusão dos pedidos de compra na loja virtual.
2. TMS
TMS é a sigla para sistema de gerenciamento de transporte, em português. Ele nada mais é do que um software que atua no processo de distribuição, controlando toda a operação e gestão de transporte dos pedidos de maneira integrada.
Podemos dizer que, enquanto o gateway de fretes atua na etapa da compra, o TMS ajuda no pós-venda, oferecendo auxílio no processo de entrega. Esse sistema é operado pela equipe de entrega, enquanto o outro pela equipe comercial.
3. Comparadores de frete
Dada a importância do frete e todo o trabalho que ele demanda para estar de acordo com a loja virtual, surgiram algumas soluções que comparam o valor de fretes em tempo real.
Basta o e-commerce integrar essa solução com a sua plataforma e o seu cliente poderá verificar a disponibilidade do valor e prazo de entrega do frete do seu pedido por meio de diversas ferramentas.
Essas soluções também evitam que a loja perca tempo preenchendo tabelas de frete ou entrando em contato com as diversas transportadoras para oferecer o melhor valor para o seu consumidor.
4. ERPs
Os ERPs são soluções baseadas em um software que integra todos os processos e dados de um negócio em um único sistema. São robustos, mas podem ser utilizados para auxiliar a loja virtual a integrar a sua plataforma e outros recursos que utiliza com diversas soluções que envolvem logística e frete.
Dependendo do porte do negócio, vale a pena investir tempo e dinheiro dessa maneira.
5. Solução dos Correios
Caso você opte apenas por trabalhar com os Correios para entregar os pedidos do seu e-commerce, saiba que eles disponibilizam algumas opções para fazer essa integração logística. Dependendo do contrato que você firmar com eles, é possível que eles passem diariamente na sede da sua loja para retirar as encomendas.
Além das soluções que apresentamos anteriormente, surgiram muitas outras devido ao advento da tecnologia e a necessidade de implantar melhorias no dia a dia das pessoas, inclusive as que compram online.
Dessa maneira, existem outros aplicativos que trazem soluções alternativas, que podem ser interessante para o seu cliente. Inclusive, já existem soluções que conectam a loja virtual a entregadores independentes, oferecendo um preço mais em conta e fomentando a economia.
Quer saber como podemos ajudar na integração para lojas virtuais? Então, entre em contato conosco!