Possuir um bom planejamento é fundamental para quem vende online. Confira dicas para otimizar a logística o e-commerce.
A logística do e-commerce costuma ser um desafio para empreendedores e empresários. Isso porque é preciso ter consciência que as vendas online são orientadas por confiança, principalmente quando falamos de prazo de entrega, envio de mercadoria certa e preços compatíveis com o mercado.
Na hora de realizar o planejamento de todo o processo de logística, você deve levar em conta:
- a estocagem do produto;
- taxas cobradas;
- datas de envio e entrega;
- embalagens e notas fiscais.
Tudo isso deve ser muito bem implementado, já que a troca de informações entre usuários é muito intensa e pode ser prejudicial ao seu negócio. Imagine que alguém não recebe o produto que comprou no prazo e decide realizar uma reclamação por meio de sites especializados ou até mesmo por suas redes sociais, caso isso aconteça, outros consumidores podem ler o relato e desistir de realizar compras na sua loja.
Para que isso não aconteça, vamos dar dicas valiosas de como planejar sua logística do e-commerce e mantê-lo sempre faturando. Confira!
Use a tecnologia para a logística do e-commerce
Todo processo de logística possui etapas manuais e que precisam de monitoramento constante. No entanto, é possível utilizar sistemas de Back Office que criem uma logística do e-commerce assertiva e que automatizem alguns processos, como a integração de dados e notas, gerenciamento de recursos, entre outros.
Escolha bem a embalagem
Tão ruim quanto não receber o produto na data prevista é abrir o pacote e perceber que ele está danificado. Por isso, é preciso saber proteger bem o que o seu consumidor comprou e evitar que você precise realizar trocas ou gerenciar crises por conta de uma embalagem mal escolhida.
Por exemplo, se você vende produtos mais sensíveis como perfumes, maquiagens ou até mesmo eletrônicos, ofereça embalagens mais estreitas e com preenchimento ideal para evitar quebras ou danificação.
Acompanhe a entrega e fique de olho nos prazos
Esse talvez seja o item mais avaliado pelos consumidores online. A facilidade de comprar pela internet pode se transformar em uma verdadeira dor de cabeça quando o produto demora mais do que deveria para chegar. Muitas empresas caem na tentação de parecerem ágeis para não perder clientes para as lojas físicas, mas o problema é que isso pode acabar com seu negócio.
Calcule os prazos de entrega com cuidado e use programas capazes de entregar o acompanhamento do pedido, da hora em que o negócio é fechado até o momento em que é recebido por seu cliente.
No mercado já existem sistemas capazes de realizar os dois serviços, como a Frenet. O gateway permite que você realize uma fácil integração com a transportadora e que também realize cotações mais eficientes e consiga rastrear o pedido. Dessa maneira, você pode entregar seus produtos em qualquer lugar do país, oferecendo o melhor preço e prazo de entrega, aumentando assim suas vendas.
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