Saiba como ter mão de obra correta para a sua loja sair na frente dos concorrentes e vender mais.
O crescimento das lojas virtuais no Brasil e no mundo vem fazendo com que cada vez mais as pessoas se sintam seguras e dispostas a fazer compras no universo digital. Por isso mesmo, quem investe no setor está conseguindo obter bons lucros, mas a concorrência é implacável.
Para vencer a concorrência, contar com bons profissionais é fundamental. Embora não seja fácil de se achar, com as atitudes certas é possível encontrar para o e-commerce mão de obra qualificada. Quer descobrir como? Então confira as dicas a seguir:
Entenda as necessidades do seu e-commerce
Você não deve sair contratando sem entender ao certo o que o seu e-commerce precisa. Analise a sua equipe, veja os seus pontos fracos e então faça um organograma com as especificações que seu negócio demanda para crescer e se desenvolver.
Isso facilitará a busca de profissionais mais completo e que tenham o perfil da sua empresa. Não se esqueça também de considerar as características pessoais que você julga importantes na sua mão de obra.
Invista na divulgação das vagas
O primeiro passo para achar mão de obra qualificada para seu e-commerce está na divulgação correta das vagas. Para fazer isso do jeito certo, você precisa considerar o nicho no qual está inserido e não anunciar apenas nos meios mais tradicionais, como jornais impressos.
Saiba que as redes sociais podem ser uma ótima forma de achar talentos, bem como, fóruns especializados e mídias de grande acesso. Dessa forma, você já estará em contato com o tipo de colaborador que está antenado no universo digital e que, consequentemente, poderá contribuir para o sucesso da sua loja virtual.
Priorize mão de obra com múltiplas habilidades
No esporte, isso equivaleria a contratar jogadores que atuam em mais de uma posição. No mundo corporativo, além de tornar sua equipe mais versátil, esse tipo de profissional ajuda a tornar o empreendimento mais competitivo, especialmente no caso das pequenas empresas.
Atualmente, muitas faculdades estão focando nesse tipo de formação, que permite um conhecimento multidisciplinar e a atuação mais abrangente, atendendo a uma série de demandas e tendo noção de várias tecnologias.
Além de no currículo acadêmico, foque também na experiência que ele possui e se a atuações anteriores são compatíveis com o que seu negócio precisa.
Crie um ambiente atrativo
Hoje em dia, muitos profissionais não estão focando apenas no salário, mas também na qualidade de vida que terão nos seus empregos. Por isso, deixe claro no anúncio e na entrevista de trabalho que os funcionários são muito bem tratados e valorizados.
Mais que isso, invista nessa valorização: crie um ambiente saudável. Para isso, tenha certeza que os equipamentos permitem a realização de um bom serviço, estabeleça programas de bonificação e crie horários mais flexíveis.
Você também pode separar uma sala ou um espaço para que seja o local de descanso, com petiscos, cafeteira e um lugar para sentar.
Retenha talentos
Por fim, é indispensável reter os talentos que você contratou, se não você precisará sempre recorrer ao mercado para contratar mais mão de obra qualificada para seu e-commerce. Para isso, é preciso criar uma política de promoções e valorização. Deixe claro para o colaborador que ele poderá subir na carreira ao se especializar e permanecer na sua loja virtual.
Não abra mão disso, pois nesse mercado qualquer pessoa capacitada é contratada rapidamente por outra empresa concorrente, que poderá usar a expertise adquirida para benefício de seus setores.
Para o seu e-commerce mão de obra qualificada pode fazer toda a diferença nos resultados. Com essas dicas, vai ficar mais fácil adquirir os colaboradores certos para fazer o seu negócio crescer.