O marketing de conteúdo para e-commerce é uma estratégia valiosa para cativar o consumidor, construir um relacionamento e consequentemente vender mais. Aprenda como utilizar essa técnica na sua loja virtual.
Com o crescimento das lojas virtuais nos últimos anos, os consumidores são bombardeados diariamente com anúncios. Sendo assim, grande parte desse público não costuma dar tanta atenção para esse tipo de conteúdo que acaba passando batido.
Uma estratégia que vem sendo bastante utilizada é o marketing de conteúdo para e-commerce, que agrega valor e ganha a confiança do consumidor.
Pensando nisso, neste artigo, vamos te explicar um pouco sobre essa técnica que pode contribuir significativamente com a divulgação e aumento das vendas do seu e-commerce. Confira abaixo.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo consiste em uma técnica de oferecer conteúdos relevantes para o consumidor, a fim de promover um produto ou serviço de forma implícita.
Dessa forma, o objetivo é alcançar as pessoas disponibilizando algo de valor sem insistir de forma muito clara na venda.
Sendo assim, diferente dos anúncios tradicionais, o retorno do marketing de conteúdo para e-commerce não é instantâneo, mas sim, a longo prazo por meio do relacionamento criado com o cliente.
Alguns exemplos de marketing de conteúdo são: e-book, blog post, newsletter, vídeos, infográficos, podcasts e entre outros.
Benefícios
Tráfego orgânico
Um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo para e-commerce é o tráfego orgânico. Ao produzir conteúdos relevantes e otimizados com técnicas de SEO para o blog da sua loja ou até mesmo para as descrições dos produtos, isso é bem visto pelos robôs dos buscadores, como o Google, por exemplo.
Deste modo, as páginas do seu site podem ser melhor ranqueadas nesses mecanismos de busca. Ou seja, quanto melhor a posição, maior as chances de os consumidores acessarem a sua loja.
Confiança dos clientes
Essa estratégia também oferece a melhora no relacionamento com o cliente e a confiança. Com isso, reduz a possibilidade de que ele seja impactado pelo concorrente e desista de adquirir o produto na sua loja.
Referência no assunto
Com a produção de conteúdo relevante e de qualidade, a sua loja pode ser vista como referência no assunto ou segmento, o que contribui também para que o consumidor se sinta mais confiante em comprar.
Aumento da conversão
Por fim, como consequência das outras vantagens citadas anteriormente, o benefício principal do marketing de conteúdo para e-commerce é o aumento das vendas.
Como usar marketing de conteúdo para e-commerce?
E-mail marketing
O e-mail marketing, além de trazer informações relevantes sobre os produtos ou segmento de atuação, é uma oportunidade para oferecer cupons de desconto.
Se sua loja vende cosméticos, por exemplo, envie um e-mail com um conteúdo sobre cronograma capilar. Paralelo a isso, ofereça um cupom para incentivar a compra.
Além disso, você pode utilizar o e-mail marketing para comunicar promoções, lançamentos e entre outros.
Blog
No blog você pode abordar assuntos relacionados ao seu nicho de atuação. Se o e-commerce vende produtos naturais, é interessante produzir conteúdos com receitas e estudos sobre o impacto desses produtos na nossa saúde, por exemplo.
Vale ressaltar que além do conteúdo ser bem escrito e ter qualidade, é importante que utilizar técnicas de SEO para melhorar a colocação nos buscadores. Então, invista em um profissional para essas produções.
E-book
No e-book, o conteúdo pode ser mais extenso e aprofundado. Então, se deseja utilizar o marketing de conteúdo para e-commerce de roupas, por exemplo, uma sugestão de tema para o e-book é a coloração pessoal.
Dessa forma, você pode abordar a origem, o que é essa técnica e ensinar a fazer em casa. Também é interessante criar páginas no site com peças no tom de cada paleta de cor.
Assim, no fim do conteúdo você pode deixar os links direcionando para essas páginas e incentivando o consumidor a adquirir algum produto. Nesse momento, vale até disponibilizar um cupom de desconto.
Vídeo
No marketing de conteúdo para e-commerce, o vídeo oferece diversas possibilidades. Você pode utilizar esses recursos de diversas formas, como: provador de roupas e calçados, resenhas de produtos eletrônicos, tutorial de montagem de móveis, produções mais elaboradas e profissionais para lançamento de produtos e coleções e entre outros.
Além disso, você pode utilizar o mesmo conteúdo em diferentes plataformas. O mesmo conteúdo do Instagram, pode ser utilizado no TikTok, por exemplo. Assim como, se publicar um vídeo no Youtube, pode compartilhar nas redes sociais, como o Facebook.
Lives
A live também é uma ótima forma de utilizar o marketing de conteúdo para e-commerce. Inclusive, você pode utilizar o Live Commerce para divulgar e vender os seus produtos ao vivo.
A modalidade é bastante utilizada por lojistas virtuais e tende a trazer bastante retorno, especialmente quando é disponibilizado promoções nas transmissões.
Viu só como é possível utilizar o marketing de conteúdo para e-commerce de diversas maneiras? Essa estratégia contribui significativamente com o engajamento da sua loja e pode contribuir para o aumento das vendas.