O bom atendimento ao cliente garante a satisfação do consumidor e a reputação da empresa. Saiba como melhorar o atendimento da sua loja virtual.
O atendimento ao cliente é um assunto de bastante relevância para quem possui uma loja, seja ela física ou virtual. Afinal, o bom atendimento garante a satisfação do cliente e o reconhecimento da loja. Dessa forma, um estudo da Neoassist publicado em 2018 apontou que 87% dos entrevistados afirmam que deixam de comprar por causa do atendimento ruim.
Sendo assim, garantir que o atendimento ao cliente da sua loja virtual seja bom é muito importante para que os consumidores voltem a comprar e para que o seu e-commerce tenha uma ótima reputação.
Pensando nisso, separamos 4 dicas para ajudar você a melhorar o atendimento ao cliente da sua loja virtual. Confira abaixo:
1 – Tenha um atendimento ao cliente personalizado e humanizado
Antes de mais nada, é importante que você conheça o público que compra na sua loja. Com isso, você consegue definir a linguagem que irá utilizar e personalizar o atendimento. Se o seu público é jovem você pode empregar o uso da linguagem coloquial, ou seja, mais informal. Desse modo, o seu cliente que é jovem vai se identificar com a linguagem que ele costuma utilizar no dia a dia.
Contudo, se o público-alvo do seu e-commerce são pessoas mais velhas e formais, por exemplo, usar a linguagem coloquial não é tão interessante. Nesse caso, você pode utilizar um tom mais formal, porém, não tão rebuscado.
Além disso, ser receptivo e empático é interessante para que o cliente não se sinta apenas mais um em uma fila de atendimento, mas sim, único e especial. Dessa forma, você torna o suporte mais humanizado e cria laços com o cliente.
2 – Possua mais de um canal de atendimento e deixe-os visíveis
Os canais de atendimento são essenciais para que o cliente tenha onde recorrer quando tem algum problema. Afinal, dificilmente ele entrará em contato para fazer elogios. Acontece, mas é raro.
Certamente, o motivo do contato é porque a mercadoria atrasou, o produto está com defeito, não serviu ou algo do tipo. Dessa forma, o cliente não está contente. Então, o que ele deseja é solucionar o problema. Por isso, os canais de atendimento precisam estar visíveis, para que ele não se irrite ainda mais e você corra o risco de perder o consumidor.
Além disso, é interessante que você possua mais de um canal de atendimento, seja ele automatizado ou não. Você pode utilizar contato telefônico para ligações, Whatsapp, e-mail, chatbots e outros.
Não se esqueça das redes sociais. Muitos consumidores recorrem a elas para solicitar contato. Por isso, responda as mensagens e comentários.
3 – Ofereça agilidade no atendimento
A qualidade do atendimento ao cliente é indispensável. Contudo, o tempo de resposta conta muito também para a satisfação total do cliente.
Por isso, agilizar o atendimento é válido. Sendo assim, além de não demorar para responder às solicitações de contato, você também pode criar respostas rápidas. Dessa forma, quando receber um questionamento frequente, já tem a resposta pronta.
Além disso, você pode fazer perguntas estratégicas para entender a fundo a necessidade do seu cliente. Dessa maneira, você pode resolver o problema de uma única vez, sem precisar trocar várias mensagens ou e-mails.
Outro ponto que você pode adotar para a agilidade do atendimento ao cliente é a utilização de plataformas para a automatização de respostas. Assim, dúvidas simples são respondidas rapidamente e questionamentos mais complexos chegam filtrados e aprofundados para o atendente.
4 – Solicite avaliação do atendimento
Metrificar o atendimento ao cliente possibilita receber feedbacks a fim de melhorar a qualidade do serviço.
Por isso, solicite avaliações para os seus clientes ao final do atendimento. Sendo assim, você pode criar um texto rápido agradecendo pelo contato e o convidando para dar a sua opinião sobre o atendimento. É válido frisar que o feedback é muito importante para poder oferecer o serviço da melhor forma possível.
Neste caso, para simplificar, você pode utilizar o Google Forms e um formulário com perguntas objetivas para enviar o link aos consumidores. Certamente, não são todos que irão responder, porém, você consegue fazer uma avaliação com as respostas que receber. Assim, criar estratégias para aprimorar ainda mais o atendimento ao cliente do seu e-commerce.