Como usar o marketing de influência na loja online: confira!
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O que é marketing de influência e como usar a estratégia na sua loja

O que é marketing de influência e como usar a estratégia na sua loja

Marketing de influência é uma estratégia que utiliza personalidades online para promover produtos ou serviços. Esse método utiliza a influência de influenciadores da internet para alcançar um público mais amplo, criando confiança e aumentando as vendas.

Os influenciadores digitais já viraram realidade em muitos segmentos do comércio, sabia? Com tantas redes sociais, blogs e outras plataformas de criação de conteúdo, as pessoas que possuem um número alto de seguidores e engajamento acabaram influenciando muito a tomada de decisão de seus fãs.

Você sabia que o brasileiro passa em média 9 horas por dia conectado à internet? E que grande parte deste tempo ele está navegando nas redes sociais?

De acordo com uma pesquisa da Global McKinsey: “O marketing inspirado pelo boca-a-boca gera mais que o dobro de vendas em comparação com propagandas. Além disso, os consumidores têm uma taxa de retenção 37% maior”.

Impressionante, né? Graças às redes sociais, os influenciadores aumentam o alcance de suas opiniões e agem sobre as decisões de compra dos consumidores. Pensando nisso, preparamos esse artigo para explicar o que é Marketing de Influência e como usar a estratégia na sua loja! Confira a seguir!

O que é o marketing de influência?

O Marketing de Influência consiste em estratégias de vendas envolvendo produtores de conteúdos independentes que possuem grande influência sobre seus seguidores engajados.

Dessa forma, por meio dessas estratégias as marcas estabelecem uma relação com os influenciadores do seu segmento que vão conduzir o seu público alvo a uma decisão de compra positiva.

Na maioria das vezes o público que segue esses famosos são extremamente fiéis, portanto, ouvem e são influenciados com muita facilidade pelas opiniões dos mesmos, gerando valor e confiança para as marcas que são indicadas.

Mas, quem são os influenciadores?

Os influenciadores digitais são pessoas que possuem relativamente muitos seguidores nas redes sociais. Eles produzem conteúdos sobre diversos segmentos como: moda, empreendedorismo, estética, humor, educação, entre outros. E um ponto em comum entre essas pessoas é: seus seguidores são muito engajados e fiéis.

Eles são categorizados em três grupos:

  • Midiáticos: jornalistas, analistas e investidores;
  • Especialistas: líderes de comunidades onlines como youtubers, blogueiros, especialistas de mercado, etc.
  • Fãs influenciadores: usuários comuns que tem grande destaque em grupos segmentados.

Explicando melhor, você concorda que mesmo vendo uma atriz muito famosa falando sobre um produto em uma propaganda da TV não vai te deixar confiante o suficiente para comprá-lo?

Sendo assim, você ficará mais segura procurando resenhas em blogs, pedindo opiniões de conhecidos e, claro, acreditar na indicação de uma pessoa com que você se identifique nas redes sociais.

Imagina só, você abre o seu Tik Tok, vê uma pessoa que se assemelha muito a você falando sobre como o tal produto funcionou e teve resultado nela, com certeza isso vai te dar mais segurança, correto?

Além disso, um ponto que os influenciadores são realmente excelentes é em gerar a identificação das pessoas porque eles estão muito mais próximos da realidade delas, do que atrizes famosas.

Por que você deveria investir em marketing de influência?

Quando você utiliza o marketing de influência, você transmite seus produtos por vozes reconhecidas, confiantes e que influenciam grande parte do seu público-alvo.

Acessibilidade

Para começar essa estratégia não é necessário um orçamento grande e nem uma assessoria profissional, você mesmo pode entrar em contato com eles.

Existem influenciadores para todo tipo de nicho e com quantidades de seguidores diferentes, basta você procurar o que mais se encaixa no público da sua empresa e no seu orçamento.

Confiança

De acordo com uma entrevista da Tomoson, 51% dos profissionais de marketing que utilizam o marketing de influência afirmam que essa estratégia traz clientes mais qualificados para sua marca.

Sendo assim, a sensação de proximidade que os famosos passam para seus seguidores faz com que suas indicações sejam muito valor. Dessa forma, muitas pessoas acabam optando por consumir um produto por que uma pessoa de credibilidade a indicou.

Público certo

Esse é o segredo do Marketing de Influência, quando você acha o influenciador certo para sua marca, ele impacta a segmentação ideal para você. Desse modo, como ele mesmo já tem uma audiência construída, poupa você de mapear os grupos de potenciais clientes.

Portanto, para que você obtenha bons resultados é necessário fazer uma análise da audiência dos influenciadores que você tem interesse para confirmar se ela faz realmente sentido para o seu negócio.

Mas, como começar essa estratégia?

1º PASSO: Qual é o seu objetivo com o Marketing de Influência?

Primeiramente, você precisa definir qual é seu principal desejo ao contratar o influenciador. É divulgar um produto, conquistar clientes, fortalecer a imagem da marca, ganhar seguidores?

Por isso, tenha muito bem definido quais são os objetivos, orçamento disponível e resultados esperados para você não ter surpresas ao começar a campanha.

2º PASSO: Qual será o público influenciado?

Você já tem uma persona para o seu negócio? Se não, antes de começar qualquer estratégia de marketing de influência faça uma pesquisa de mercado!

Tendo o seu cliente ideal em mente, basta entender quais são as pessoas que ela mais acompanha, seus interesses e comportamentos. Você pode conversar com alguns para entender melhor quais são os influenciadores mais ativos neste segmento.

Além disso, é importante você estar atento a quais canais essas pessoas vão estar presentes, quais são seus modelos de comunicação para ver se coincide com o seu público e assim ter certeza de que a pessoa que você estará contratando vai trazer os clientes certos para sua marca.

3º PASSO: Não opte pelo influenciador que tem mais seguidores

Completando o passo anterior, você precisa saber em quem o seu público realmente confia, se é em uma pessoa com mais de 1 milhão de seguidores ou um pequeno influenciador da sua cidade.

Analise o engajamento do influenciador, veja se seu público segue suas indicações e está alinhado com a sua persona. Na maioria das vezes o público de uma pessoa com tantos seguidores é menos segmentado, o que pode fazer você apenas perder dinheiro.

Muitas marcas já estão fechando negócios com os pequenos influenciadores, que possuem um nicho mais restrito e muito engajado. Quem sabe essa estratégia seja a melhor para o seu negócio?

4º PASSO: Tenha uma parceria estruturada com o influenciador

É essencial que você converse com o influenciador, mostre quais são seus objetivos com essa estratégia, o que ele precisa produzir para sua empresa, como será feito o pagamento, etc. É importante também, definir com o influenciador para onde ele irá encaminhar as pessoas que serão impactadas com a publicidade.

Por isso, um site faz toda a diferença e deixa o seu negócio muito mais profissional e confiável. Além disso, os posts devem estar indicando se tratarem de publicidade para não ter chances de sofrerem processos.

Então, lembre de definir estes pontos com a pessoa que você contratar para que a propaganda seja o mais natural e autêntica possível. Pois, os consumidores não gostam de se sentir enganados por publicidades.

Plataformas para te ajudar a encontrar influenciadores

Concluindo, o Marketing de Influência tem um grande potencial de trazer lucros para sua empresa mesmo que seu orçamento não seja enorme, o segredo para fazer a estratégia dar certo é pesquisar muito sobre seu público e achar a pessoa ideal para influenciá-lo.

Não deixe que os valores e propósitos da sua empresa sejam apagados, o influenciador precisa estar no mesmo estilo da sua marca para que seu consumidor se sinta representado e que todos estejam conectados.

Além disso, invista em tornar a sua loja profissional, de nada adianta trazer pessoas interessadas em seu produto ou serviço se os processos básicos para efetuar a compra não estiverem satisfatórios.

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