Frenet: Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos
Frenet Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos

O que é necessário para a estrutura do e-commerce?

A instalação de lojas virtuais é uma tendência atual, pois simplifica o processo de compra e venda de mercadorias. Entretanto a estrutura do e-commerce exige cuidados diferentes das lojas físicas.

No geral, os custos para a estrutura do e-commerce são baixos, o que torna a modalidade bastante vantajosa. Mas, para ter um e-commerce bem-sucedido, é preciso considerar todas as etapas desde o desenvolvimento do modelo de negócio até a entrega dos produtos ao consumidor.

Então vamos conhecer quais são os passos necessários para uma boa estrutura de comércio eletrônico? Continue a leitura deste artigo!

Estrutura do e-commerce

Para que sua loja virtual tenha destaque no mercado é preciso ter atenção à forma como seu produto é visto. Questões como apresentação de mercadorias, estrutura da plataforma, layout e servidor são fundamentais para aumentar a taxa de conversão de vendas.

Atualmente, existem várias empresas de desenvolvimento de lojas virtuais no mercado. Mas ao escolher a melhor opção para o seu negócio, é preciso observar as opções de layouts, otimização para SEO e backups (computação na nuvem).

Além disso, antes de escolher a plataforma, você deve observar os seguintes fatores:

  • formas de pagamento dos planos, pois quanto mais flexíveis melhor será para a sua loja virtual;
  • opções de cancelamento, já que depois de contratar você pode identificar problemas que prejudicam o desenvolvimento do seu negócio;
  • formas de envio de mercadorias (correios e integração com transportadoras);
  • ferramentas de marketing, como e-mail marketing, posts destacados, descontos e promoções;
  • certificado de Segurança SSL;
  • nível de estabilidade da plataforma, pois o valor adequado é acima de 99%;
  • suporte 24h durante sete dias por semana;
  • migração, verificando a possibilidade de migrar para outra plataforma antes de efetivar a contratação. Hoje a sua necessidade é uma, mas com o crescimento do negócio pode ser necessária a adaptação.

Instalações

Entre as principais vantagens do e-commerce está o fato de que as empresas não precisam de uma loja física. Apesar disso, caso o seu negócio aumente de forma significativa, pode ser necessário a utilização de um endereço fixo para organizar o estoque de mercadorias e facilitar a logística de entrega.

Vale lembrar, que toda empresa de comércio eletrônico deve fornecer informações de localização, como telefone e endereço.

Logística

A logística do comércio eletrônico envolve o processo de recepção e conferência de produtos, estoque, preparação de pedidos, despacho, rastreamento e controle de entrega.

Ter uma boa estrutura logística garante que a sua marca tenha maior competitividade de mercado, na medida em que o cliente fica satisfeito com os prazos e condições de entrega. Fique atento aos seguintes aspectos para assegurar o funcionamento correto da logística:

  • armazene adequadamente os produtos, separando-os de acordo com os setores e os organize por ordem alfabética para facilitar a localização dos itens;
  • cuide da embalagem para que ela seja resistente, evitando violações durante a entrega;
  • preencha corretamente os dados de entrega para evitar devoluções por parte do Correios ou transportadoras. No documento devem ser especificados o nome do destinatário, endereço de entrega (rua, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP).

Conforme o negócio for crescendo, será necessário realizar adaptações e novos investimentos. A estrutura do e-commerce deve ser pensada de modo a melhorar a comunicação e aperfeiçoar a satisfação do consumidor.

Quer saber mais sobre estrutura do e-commerce? Deixe sua pergunta nos comentários, teremos o maior prazer em respondê-lo!

Frenet: Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos

Nilo Peçanha, 507 Salas 07 e 08
Centro, Birigui – SP
16200-065

© 2024 Frenet – CNPJ 05.009.138/0001-75