Olá, lojista! O pedido do seu cliente foi extraviado, sofreu atraso ou chegou avariado. E agora? O que fazer?
Resolver problemas com pedidos, como atraso, extravio e avaria é fundamental para manter a satisfação do cliente e garantir uma boa reputação para o seu negócio.
Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para lidar com essas situações de maneira eficaz quando o pedido for enviado com uma etiqueta de frete Frenet.
Mantenha uma comunicação clara
- Esteja sempre disponível nos canais de atendimento;
- Responda todas as consultas de atrasos, extravios ou danos;
Verifique o status do pedido
- Verifique o status de rastreio na Frenet;
- Ative o rastreio automático para etiquetas emitidas na Frenet;
Entenda qual é o problema do seu pedido
- Atrasos na entrega;
- Extravios;
- Avarias;
Atrasos na Entrega
- Entrem em contato com o suporte Frenet;
- Tenha o código de rastreio em mãos;
- O suporte Frenet abrirá uma manifestação juntamente com a transportadora;
- O prazo de resolução depende de cada transportadora;
Extravio
- É a perda de mercadoria durante a movimentação;
- Também é necessário entrar em contato com o suporte da Frenet;
- Ao entrar em contato com a Frenet, informe o código de rastreio da mercadoria;
- Cada transportadora possui uma política em casos de extravio;
- Mantenha seu cliente sempre informado sobre o caso;
- Ofereça a opção de reenviar o pedido ou reembolsar;
Avaria
- São os danos causados aos pedidos durante o transporte;
- Atente-se com as limitações com produtos frágeis;
- Embale seus produtos com embalagens mais resistentes;
- Cada transportadora possui uma política para caso de pedidos com danos;
Correios
- O destinatário precisa verificar o dano no momento da entrega;
- Recusar o recebimento e solicitar o termo de constatação ao entregador;
- O prazo é de 30 a 90 dias para reembolso caso tenha contratado o serviço adicional de Declaração de Valor;
Jadlog e Loggi
- O destinatário deve conferir a integridade do produto no momento da entrega;
- Recusar a entrega e solicitar ao entregador a ressalva de recusa por avaria;
Importante: atenção aos produtos que as transportadoras não se responsabilizam e regras de embalagem. Se houver algo fora do especificado, você pode não receber o ressarcimento.
Dicas
- Caso a avaria seja identificada após o recebimento, veja a possibilidade de oferecer logística reversa;
- Seja empático e atencioso. Mantenha uma abordagem com o seu cliente que pode estar frustrado com a situação;
- Aprenda com as situações. Identifique os problemas e proponha melhorias em seus processos.
- O bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Não assistiu o vídeo anterior? Assista agora e saiba como tem oferecer logística reversa de forma fácil e prática.