Entenda como funciona o Pix parcelado e como essa modalidade de pagamento pode contribuir para o ticket médio da sua loja sem precisar implementar recursos.
Que diversificar as formas de pagamento no e-commerce é fundamental, você já deve saber. Mas, você já conhece o Pix parcelado?
Esse meio de pagamento ainda é relativamente novo no mercado. No entanto, muitas empresas já adotaram essa modalidade para abranger ainda mais o público e facilitar o pagamento.
Dessa forma, conseguem atingir especialmente aqueles consumidores que não possuem cartão de crédito e querem parcelar a compra.
O que é o Pix parcelado?
O Pix é uma modalidade de pagamento lançada em 2020 pelo Banco Central que rapidamente ganhou o gosto dos brasileiros. Dessa forma, os cidadãos podem realizar transferências bancárias sem taxa de transação.
Diferente do Pix comum, o Pix parcelado consiste no parcelamento de compras sem a necessidade de um cartão de crédito. No entanto, é necessário uma conta bancária, pois o valor das parcelas é debitado automaticamente da conta corrente na data de vencimento.
Sendo assim, na modalidade parcelada, geralmente ocorre cobranças de taxas para o parcelamento.
Quais os benefícios?
O principal benefício do Pix parcelado é a democratização das formas de pagamento, uma vez que abrange também aqueles consumidores que não possuem o valor para comprar à vista e não têm cartão de crédito.
Além disso, o lojista recebe o valor integral na hora, o que reduz o risco de inadimplência. Desse modo, caso o cliente deixe de pagar as parcelas na data de vencimento, ele irá resolver diretamente com o correntista que utilizou para realizar o pagamento.
Outra vantagem é o aumento do ticket médio, já que com o parcelamento os consumidores tendem a gastar mais.
Como implantar no e-commerce?
Por ser uma modalidade oferecida por instituições financeiras, não tem necessidade de realizar qualquer tipo de implementação de recursos no e-commerce.
Dessa forma, basta apenas incentivar o consumidor a utilizar o Pix parcelado. Para isso, faça avisos em seu site, informando que é possível utilizar essa modalidade de pagamento se o banco que o consumidor for correntista oferecer.
Inclusive, vale dar alguns exemplos de instituições financeiras que possuem essa modalidade, como: Santander, Mercado Pago e entre outros.
Além disso, aproveite para divulgar também nas redes sociais e nos anúncios patrocinados para atrair ainda mais consumidores.