Um pós-venda de qualidade é indispensável no comércio eletrônico. Saiba como fidelizar o seu cliente.
Deseja aumentar as vendas e, consequentemente, alcançar uma posição de maior destaque? Precisa atrair mais clientes, fidelizá-los e melhorar a sua imagem perante o público? Então, saiba que você está no lugar certo, pois, aqui, nós falaremos sobre um dos principais fatores no que refere-se ao relacionamento com os consumidores: o pós-venda no e-commerce.
Por incrível que pareça, muitos empreendedores ainda não se deram conta de que esse é um dos grandes aliados para o sucesso do negócio. Queira você ou não, o atendimento ao cliente sempre foi e continuará sendo um ponto-chave para todo e qualquer tipo de comércio que pensa em crescer — físico ou on-line.
Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar 4 dicas essenciais em relação ao pós-venda no e-commerce. Continue a leitura e confira. Não perca!
1. Dê atenção total ao cliente
O primeira dica para ser possível proporcionar um pós-venda de excelência é dar atenção total ao cliente. E o que isso quer dizer nesse caso? A resposta: que você deve obrigatoriamente deixá-lo por dentro de tudo o que acontece em relação aos pedidos.
Um exemplo disso é a disponibilização dos códigos de rastreio, que estarão relatando o caminho dos produtos. Entenda que a espera pela mercadoria é um momento que costuma causar uma certa ansiedade, por isso, procure amenizar essa expectativa utilizando-se dessa prática.
Inclusive, na Frenet você pode contar com o rastreamento automático dos envios emitidos na nossa plataforma. Para isso, você precisa fazer uma simples configuração e inserir o e-mail do seu cliente no momento da emissão da etiqueta de frete. Dessa forma, seu cliente receberá por e-mail notificações com todos os passos da mercadoria.
Se você é consumidor e comprou em uma loja que utiliza a Frenet, você pode rastrear a sua mercadoria neste link.
Sendo assim, caso o consumidor entre em contato para tirar suas dúvidas, faça tudo o que estiver ao seu alcance para saná-las. Ter esse cuidado demonstra que a sua loja está comprometida com ele, favorecendo, desse modo, a fidelização.
2. Treine sua equipe
Treinar a sua equipe é outro fator importante para que se possa oferecer um atendimento e um pós-venda de qualidade. Assim sendo, invista na capacitação dos colaboradores, sempre visando à resolução dos problemas com o cliente.
Nesse sentido, a ideia é prepará-los para não jogar a responsabilidade dos acontecimentos para os agentes terceiros. Para exemplificar, evite culpar os Correios ou as transportadoras pelos atrasos, mesmo sendo culpa deles.
Oriente os funcionários a assumirem os problemas, pedindo desculpas e mostrando-se totalmente disponíveis para solucioná-los. Simples assim. Não é preciso nem falar que educação e cordialidade são pilares básicos.
3. Simplifique o contato
Procure simplificar o contato, oferecendo diversas formas de atendimento. Além dos tradicionais e-mail e telefone, não se esqueça de que há modos mais rápidos e, provavelmente, de melhor agrado por parte dos próprios consumidores.
Exemplos são as redes sociais, o WhatsApp e os chats on-line, canais que certamente facilitarão a execução do pós-venda no e-commerce.
4. Agradeça
E, por último, mas não menos relevante, está o agradecimento pela escolha e confiança que o cliente depositou em seu negócio. Ao realizar uma venda, envie um e-mail para o comprador agradecendo pelo pedido: isso pode ser feito de maneira automática.
Utilizar esse recurso é uma ótima forma para aproximar-se do seu público. Enfim, lembre-se de agradecê-lo sempre que necessário, ou seja, após qualquer interação que houver.
Para concluir, vale frisar que o pós-venda no e-commerce desempenha um papel de extrema importância para a fidelização dos clientes. Isso é certo.