A tecnologia 5G é uma novidade. Ela pode contribuir significativamente para melhora da usabilidade e aumento na conversão das vendas no e-commerce.
O 5G já chegou ao território brasileiro. No momento, algumas capitais já usufruem da tecnologia e a previsão é que até o final de setembro de 2022 o 5G chegue a todas as capitais brasileiras. Além disso, para o restante do país, a estimativa de implantação é um pouco mais longa, de 7 anos.
Mas afinal, o que é a tecnologia 5G?
O 5G é o avanço do serviço de internet móvel. Ou seja, é a evolução do 4G. Enquanto 33 Mbps é a velocidade aproximada da conexão 4G, a do 5G possibilita o alcance de até 10 Gbps. Sendo assim, a nova tecnologia é 100 vezes mais veloz.
Dessa forma, comparando as conexões anteriores, além da maior velocidade na navegação, o 5G também irá proporcionar conexão mais estável e uma área maior de alcance.
Além disso, a tecnologia permite que mais de um milhão de aparelhos por metro quadrado sejam conectados ao mesmo tempo.
Outra novidade é que além dos smartphones, alguns eletrodomésticos e eletrônicos, como: máquina de lavar, geladeira e televisores também poderão usufruir da tecnologia.
No momento, as operadoras que conseguirão disponibilizar o 5G de acordo com a cobertura são: Claro, Tim e Vivo. No entanto, vale ressaltar que nem todos os aparelhos conseguem suportar a nova frequência.
Quais são as vantagens para o e-commerce?
A chegada do 5G ao Brasil é atrativo também para os lojistas virtuais. Além da maior velocidade que já citamos, a quinta geração da tecnologia pode contribuir para o aumento das conversões.
Alcance maior de usuários
Uma das apostas do 5G é chegar a mais pessoas. Dessa forma, ampliar a área de cobertura e chegar a lugares que o 3G e 4G não conseguiram chegar.
Segundo um relatório da SingularityHub e citado pelo E-commerce Brasil, a estimativa é que em 2024, oito bilhões de pessoas estejam conectadas com a tecnologia 5G ao redor do mundo.
Sendo assim, quanto mais pessoas com acesso a internet, maior a chance dos consumidores chegarem até o seu e-commerce. Consequentemente, sua loja pode vender mais.
Melhora no desempenho do Live Commerce
Quem utiliza o Live Commerce como estratégia de venda sabe o quão importante é a internet. Afinal, a conversão em vendas depende de uma boa conexão durante a transmissão ao vivo com a apresentação dos produtos vendidos.
Dessa maneira, a tecnologia 5G também irá contribuir para facilitar o desempenho do Live Commerce. Assim como, o aumento do número de usuários com acesso a internet pode colaborar para o crescimento de consumidores que assistem a transmissão e compram na sua loja.
Implantação de novos recurso
Com a popularização do 5G o uso de realidade virtual e realidade aumentada no e-commerce deve crescer. Com isso, as lojas virtuais conseguirão proporcionar a visão 3D das mercadorias vendidas e possibilitarão a melhor visualização dos detalhes.
Outra vantagem é que com a conexão mais veloz e estável, a utilização de recursos como: ERPs, sistemas de meios de pagamento, logístico e anti-fraude serão beneficiados. Assim, também será uma contribuição para a melhora da experiência de compra.
Facilidade no uso de fotos, áudios e vídeos
A melhor velocidade de conexão, proporcionada pelo 5G, também possibilita uma maior facilidade para o uso de áudios, fotos e vídeos. Isso ocorre pois o carregamento das páginas é mais rápido com a nova tecnologia.
Além disso, a melhora na experiência de compra do usuário é algo que vale ressaltar. Levando em consideração todos os benefícios proporcionados pelo 5G, o consumidor ganha uma experiência de navegação mais leve e interessante.