Oferecer que seu cliente possa retirar na loja o produto que comprou é muito interessante para quem tem loja física. Saiba como oferecer essa opção no seu e-commerce.
O desafio de aumentar as vendas de um e-commerce pode ser solucionado ao entender e minimizar os abandonos de carrinhos. Essas desistências nos sites de compras podem estar relacionadas às objeções dos clientes com relação ao frete.
Pensando nisso, hoje vamos mostrar algumas vantagens de oferecer a opção de “retirar na loja” para os clientes próximos ao seu estabelecimento e como isso pode aumentar as vendas do seu negócio e fidelizar seu público. Não deixe de conferir!
O omni-chanel pode aumentar suas vendas
A popularidade do mobile acrescentou uma mudança de comportamento significativa no consumidor. O que antes era separado entre on e offline, hoje pode ser entendido sem nenhuma distinção.
Uma vez que os consumidores têm a informação na palma da mão, usam isso a seu favor e fazem consultas na internet a fim de conhecer o produto antes da compra. Sendo assim, esse comportamento se justifica na busca pelo melhor preço, melhor avaliação de outros consumidores e melhor produto para seu tipo de uso.
Todos esses aspectos enumerados guardam relação com a reputação da loja. Afinal de contas, os consumidores efetivamente compramde marcas sobre as quais é possível obter um mínimo de informações. Oferecer esse background é fundamental para o sucesso de seus negócios!
O conceito omnichannel traz, portanto, uma noção de consumidor multicanal: ele pode conhecer o produto na internet, comprar na loja física ou vice-versa, sem nenhuma regra. Entendido o conceito, vamos compreender melhor a vantagem da retirada em loja em contraponto àopção do tradicional frete.
Valor do frete, segurança e tempo de entrega
Já falamos que o frete pode gerar desistência de compra, mas vamos entender melhor o porquê.
O valor pode estar em jogo, pois, como sabemos, nem sempre é possível oferecer a opção “frete grátis” para todas as regiões ou mesmo em todos os produtos.
Os deslocamentos em questão poderão sobrecarregar significativamente o valor final da compra, seja para o seu negócio ou para o cliente. Questões como segurança e tempo de entrega também são importantes para entender o motivo do abandono de carrinho.
Muitos consumidores fazem buscas sobre a reputação da loja antes de finalizar a compra, como já mencionamos. Nesse momento a avaliação e a experiência de outros clientes contribuem para a certeza de que vão receber o produto com segurança em suas casas, mas ainda assim não há garantia da compra.
Assim como o preço, o prazo também pode gerar objeção, uma vez que o cliente deseja usufruir do produto adquirido o mais rápido possível, sem precisa pagar mais por isso. Um grande desafio logístico, não é mesmo? Não necessariamente…
Saiba como oferecer a opção de retirar na loja
A opção “retirar na loja” pode ser uma grande vantagem para o consumidor e uma ótima solução para o comércio. De um lado há a redução decustos com fretee rapidez para possuir o produto. Do outro, aumento das vendas, redução de abandono de compra e maior índice de satisfação do cliente.
A opção deve ser oferecida no momento final da compra, junto à opção de “calcular frete”, assim poderá ser a melhor solução no caso de insatisfação com a entrega em domicílio.
Para que ocorra sucesso nesse tipo de entrega, é preciso que haja garantia de um estabelecimento com estoque disponível próximo ao cliente. Por isso, pode ser necessária uma consulta prévia de CEP para saber qual a localizaçãoe se há ou nãoloja próxima e com estoque para a retirada da compra.
Finalização mais veloz da compra
Como já apontado, a etapa de inserção dos dados da entrega pode vir a ser a causa do abandono de carrinho. Entre outras razões, o prazo ou valor da entrega poderá não atender às expectativas da pessoa.
Dessa maneira, ao oferecer a retirada da compra em uma loja física e, com isso, um processo mais veloz para a aquisição do produto, os problemas listados serão contornados.
Mais do que isso, essa facilidade também será capaz de lidar com a indecisão de certos públicos que, embora tenham escolhido o produto e optado, inclusive, por uma forma de pagamento, ainda não estão 100% convencidos da real necessidade de efetuar a compra em curso.
Em outras palavras, estamos falando daquela típica indecisão de quem não sabe o que quer ao certo. Para essas pessoas, qualquer minuto a mais no processo de efetivação da compra poderá significar uma desistência.
Você e seu negócio, enquanto “agentes” que perseguem o fim de maximizar as vendas, não podem deixar de considerar esse aspecto.
Possibilidade de captar cliente para a loja física
Eis que o seu cliente que adquire preferencialmente seus produtos de forma online passa a ter acesso a uma de suas lojas físicas. Pode ser queesse cliente nem sequer saiba da existência desse estabelecimento, por nunca ter considerado experimentar outra opção de compra que não fosse pela internet.
Com a retirada de produto na loja, esse consumidor hipotético poderá conhecer sua loja física ou passar a frequentá-la de forma mais assídua. Consegue enxergar a grande oportunidade por trásdesse novo tipo de relação?
Seus consumidores passarão a ter contato com produtos que ainda não conhecem. Isso porque por mais que os mesmos produtos estejam apresentados em seu e-commerce, por algum motivo a visualização deles pode não acontecer.
Fidelização de um número maior de clientes
Ao promover a retirada de produtos em uma loja física, você deve ter em vista que parte de seu público poderá preferir essa experiência de compra em comparação àaquisição online. A compra pela internet seria, portanto, a saída que restava para essas pessoas.
Ao oferecer mais essa opção, existem grandes chances de se atingir uma maior fidelização de clientes. As pessoas que compravam pela internet e estavam insatisfeitas com tal condição passarão a ser contempladas.
Imagine que em um primeiro momento a retirada de produtos em loja física seria um convite para que elas passem a visitar com mais frequência seu estabelecimento, deixando a compra online para situações específicas.
Vantagens de retirar na loja
A opção “retirar na loja” pode ser uma grande vantagem para o consumidor e solução para o comércio. De um lado há a redução de custos com frete e rapidez para possuir o produto. Do outro, aumento das vendas, redução de abandono de compra e maior índice de satisfação do cliente.
A opção deve ser oferecida no momento final da compra, junto à opção de “calcular frete”, assim ela poderá ser a melhor solução no caso de insatisfação com a entrega em domicílio.
Para que ocorra sucesso nesse tipo de entrega, é preciso que haja garantia de um estabelecimento com estoque disponível próximo ao cliente. Por isso, pode ser necessária uma consulta prévia de CEP para saber qual a localização, e se há ou não, loja próxima e com estoque para a retirada da compra.
Retirada na loja com Frenet
A Frenet disponibiliza uma forma intuitiva, simples e rápida de configurar a opção de retirada na loja. A configuração desta opção de entrega é feita no painel administrativo do Frenet.
O passo a passo para configuração está disponível na nossa Central de Ajuda e com poucos cliques você ativa a opção na sua loja virtual.
Se ainda não é cliente, crie sua conta agora gratuitamente e conheça todos os benefícios que podemos te oferecer.