O cancelamento de compra é um problema que costuma deixar os donos de e-commerce apreensivos, já que muitas vezes não sabem por onde começar a resolver o problema.
Quando acontecem com frequência, esses cancelamentos deixam evidente a dificuldade em fidelizar esses clientes. Existem diversos motivos que podem levar um cliente a desistir de uma compra enquanto enche seu carrinho ou mesmo no momento do pagamento, e a maioria deles está relacionada à flexibilidade oferecida pelas compras online.
Por isso, continue lendo o post e conheça os principais fatores que colaboram para a desistência, além de estratégias que podem contornar esse problema. Boa leitura!
Principais motivos que provocam o cancelamento de compra
As causas mais comuns para desistência são:
- problemas ou lentidão no pagamento;
- avarias no produto ou divergências em relação ao anúncio;
- o cliente esquece de pagar o boleto;
- o produto do concorrente é melhor;
- o cliente se arrepende da compra;
- o meio de pagamento que o consumidor prefere não está disponível.
Principais estratégias para levar o cliente a finalizar a compra
Conheça o cliente
Faça uma pesquisa para entender por que os clientes estão cancelando a compra. Os motivos podem variar desde problemas com a forma de pagamento a reclamações de outros consumidores. Com as respostas, você entenderá quais problemas seu e-commerce está enfrentando e poderá encontrar soluções, diminuindo o número de desistências e aumentando o fluxo de vendas.
Invista em um pagamento rápido e eficiente
A desistência pode ocorrer no momento do pagamento. O cliente pode não se sentir seguro na hora de fechar a venda ou então o aparecimento de várias telas de cadastro e confirmação o fazem abandonar o processo.
Um meio de pagamento confiável, com um intermediador conhecido pelo mercado (PayPal, PagSeguro e Moip são alguns exemplos), ou gateways que tenham usabilidade e layout intuitivo auxiliam muito na hora do fechamento da venda e diminuem a probabilidade de cancelamento.
Valorize as fotos dos produtos
A principal ferramenta de um e-commerce de sucesso são fotos de qualidade. Além de atrativas, elas devem mostrar o produto com a maior riqueza de detalhes possível; é importante também que elas possam ser ampliadas, mostrando ângulos diferentes, pois isso faz o cliente sentir mais segurança na hora da compra, já que tem certeza de como é o produto que está levando.
Ser claro sobre o produto evita cancelamentos, reclamações e até devoluções posteriores, além de mostrar o profissionalismo da loja e a preocupação com a confiança e conforto do consumidor.
Aposte no atendimento ao cliente
Oferecer um bom atendimento, capaz de tirar dúvidas e ao mesmo tempo envolver o consumidor, pode fazer toda a diferença na decisão de compra. Deixe claro o horário de funcionamento desses canais e procure ser o mais cordial e empático possível. O anúncio de um produto pela internet pode abrir margem para muitas dúvidas e um bom atendimento é essencial para aumentar a confiança do cliente.
Deixe os direitos do consumidor bem claros
Antes de fazer a compra, o cliente precisa entender quais políticas o protegem como consumidor e o que pode ser feito se houver problemas com o produto. Coloque um campo fixo no seu site explicando as políticas de troca e devolução. Deixar esse tópico claro e acessível aumenta a transparência do seu comércio virtual.
E você, está enfrentando altas taxas de cancelamento de compra no seu e-commerce? Tem alguma sugestão ou percebeu algum problema na sua loja que não foi citado no post? Deixe seu comentário!